Montagens fotográficas criativas

06/06/2017 | Notícias

Montagens fotográficas criativas

Use montagens fotográficas criativas em seus vídeos corporativos

Porque imagens estáticas e imagens em movimento podem combinar muito bem para levar adiante a mensagem de sua empresa

O princípio básico de um vídeo é o seguinte: várias imagens estáticas exibidas de maneira consecutiva em um curtíssimo espaço de tempo. Os vídeos mais convencionais mostram cerca de 30 frames por segundo – a velocidade que nossos olhos conseguem processar em condições normais. Mas tem sido tendência atual a produção de vídeos com uma sequência criativa de montagens fotográficas que não se mexem. Neste texto, contaremos um pouco mais sobre esta tendência do audiovisual que tem feito escola e cativado muita gente.

Especialmente quando falamos em vídeos corporativos, um dos principais objetivos deste produto audiovisual é transmitir uma informação de forma clara, coesa e coerente, para que o público não se engane de que aquele é o dado importante que ele precisa guardar para si.

Existiria forma mais clara e eficiente de passar uma informação com tanta precisão do que o dado, estampado em um vídeo, parado diante do espectador? A resposta, provavelmente, é não.

Mas o leitor pode se perguntar: “Ora, se a imagem estiver parada, então não temos a necessidade de um vídeo institucional. Uma fotografia dá conta do recado”. Na verdade, não. Quando fazemos um vídeo baseado em montagens fotográficas criativas, toda a mensagem é passada através da combinação entre a imagem estática exibida na tela, o som que a acompanha

– seja ele narração, trilha sonora ou ambos

– e as transições

Estas se montadas de forma bem aproveitada, podem deixar a informação ainda mais clara e atrativa para quem assiste o vídeo.

Basta assistir um pouco de TV ou ver vídeos na internet, que será possível ver que esta tendência está basicamente em todo lugar, e que estas montagens fotográficas têm sido elaboradas utilizando elementos distintos para criar uma imagem que deixe lembranças na memória de quem vê.

Um exemplo de montagem extremamente criativa está no Metrô de São Paulo, mais precisamente no túnel que liga as estações Paulista e Consolação. O painel, com cerca de 350 metros de comprimento, é uma montagem fotográfica composta por memes contemporâneos. Por mais que este produto não seja um vídeo, o andar dos usuários pelo túnel dá uma noção de movimento e vida àquela imagem. Esta técnica também já virou marca registrada dos tempos de internet.

Uma técnica versátil, eficiente e que pode transformar a imagem de sua empresa

A função de um vídeo corporativo ou de qualquer peça de comunicação audiovisual de uma companhia é construir uma boa imagem pública daquele negócio para a sociedade, o que envolve não apenas os consumidores, mas também fornecedores, parceiros, sócios, investidores e demais pessoas que interagem com aquele empreendimento dentro da sociedade civil.

Passar com clareza e precisão mensagens que mostram o quanto seu negócio é comprometido com a ética, com a satisfação de todos, com o crescimento pessoal de seus colaboradores e a melhora das condições de vida da população em si constrói um sentimento de responsabilidade social por parte de sua empresa no imaginário do público. É um investimento que vale a pena ser realizado, e sem necessariamente utilizar técnicas extremamente sofisticadas.

cative

Astronautas Filmes – Produtora de Vídeos

Você também vai gostar de ler