Câmeras DSLR: como escolher a melhor

21/05/2017 | Tecnologia

Câmeras DSLR: como escolher a melhor

A primeira grande dúvida dos amantes da fotografia é como entender e escolher a melhor DSLR, sigla em inglês para “digital single-lens reflex camera”. O termo é utilizado para os modelos de câmeras fotográficas que permitem a troca de lentes e são consideradas profissionais.

Para entender melhor o funcionamento dos modelos DSLR, é interessante relembrar a definição do termo fotografia, palavra de origem grega que significa desenhar com luz. Nos modelos analógicos, o desenho é salvo nos filmes fotográficos e nas câmeras digitais, a imagem é armazenada em um cartão de memória.

As câmeras DSLR utilizam um sistema de espelhos em conjunto com um pentaprisma que se movimentam no momento do clique permitindo a entrada de luz. O viso digital recebe a luz e a imagem gerada é salva no cartão de memória.

Opções de modelos DSLR

  • Câmera Super Zoom. Modelo ideal para os amantes de fotografia que buscam a arte como um hobby para as horas vagas. Opção de câmera intermediária entre os equipamentos amadores e os semiprofissionais.

 

  • Câmera MirrorLess. Esta opção é indicada para quem busca aprender as técnicas fotográficas sem se tornar um profissional. Esses modelos contam com todos os ajustes padrões de uma DSLR. As câmeras MirrorLess não possuem o jogo de espelhos, fator que diminui o peso e o tamanho.

 

  • Câmeras de Entrada. São os modelos considerados como semiprofissionais, indicados para quem procura a fotografia como profissão. São câmeras resistentes e que oferecem configurações completas, permitindo ao fotógrafo o domínio de cada etapa no registro de uma imagem.

 

  • Câmera Profissional. O modelo é indicado para fotografias de natureza e esporte, por exemplo. Contém um sensor maior e é mais resistente em comparação às câmeras de entrada. Vale destacar que os valores são mais altos e que os modelos semiprofissionais são suficientes para diversas áreas da profissão.

 

  • Câmera médio formato. São as opções mais caras no mercado, saindo a partir de 50 mil reais. É indicada para áreas que têm a necessidade de impressões em grande escala com qualidade, como fotografia de moda.

 

Escolhendo a melhor câmera DSLR

Agora que você conhece as características dos modelos de DSLR, é possível fazer a escolha pela melhor câmera de forma inteligente e segura. O primeiro passo é saber quais são os seus objetivos com a fotografia. Para isso, você pode praticar até mesmo com o celular e estudar um pouco de cada área.

Além disso, é importante saber qual o orçamento disponível para esse investimento. As principais marcas disponíveis no mercado apresentam qualidade e resultados similares, dessa forma, a escolha é pessoal. Tire um tempo para testar e conhecer melhor as opções. Para isso, você pode pedir equipamento emprestado para amigos ou ir a uma loja e tirar suas dúvidas.

Equipamento e estudo

Ao começar na fotografia, seja por hobby ou por profissão, o mais importante é estudar as técnicas. Algumas pessoas já começam investindo em equipamentos que ainda não sabem utilizar e podem descobrir mais tarde que nem precisam do equipamento já comprado, mas sonham com uma lente que agora está fora do orçamento atual. Estude antes!

decolamos

Você também vai gostar de ler