Como criar um Time Lapse
Vídeos são fotografias em movimento e a passagem de uma imagem para outra pode ser trabalhada diversas formas para obter efeitos diferentes. Ou seja, é uma das técnicas mais utilizadas seguindo esse conceito é o Time Lapse. O método consiste em capturar fotografias de uma mesma cena com intervalos de tempo entre um quadro e outro.
Após registrar as imagens, entretanto, basta organizá-las em frames para vídeo com intervalos que variam entre 24 ou 30 frames por segundo. Com isso, o resultado será um vídeo que passa uma sensação de tempo acelerado. Você já deve ter visto essa técnica em filmes que mostram a passagem do tempo com o sol nascendo ou a noite chegando, por exemplo.
A técnica exige dedicação e tempo. Ou seja, dez segundos de vídeo podem envolver duas horas de trabalho e a captura de 300 fotografias, por exemplo. Para você que se interessa pela técnica e quer colocar a mão na massa, separamos algumas dicas. Confira a seguir:
1 – Defina o espaço de tempo entre uma foto e outra
Para isso, tenha em mente que quanto menor for esse intervalo, mais lenta será a sensação de passagem de tempo no resultado final. Sobretudo, algumas dicas podem ajudar nesse cálculo ao conhecer o tempo médio utilizado em outros projetos. Por exemplo: para registrar carros em movimento, utilize um intervalo 1 a 3 segundos; se o foco é o pôr do sol, cerca de 10 a 15 segundos serão necessários entre uma foto e outra; para um time lapse de uma construção, o tempo precisa ser maior, variando entre 10 e 15 minutos.
2 – Confira a disponibilidade da memória e a capacidade da bateria antes de começar a fotografar em time-lapse
Faça testes de luz e controle de branco. Se necessário, monte um roteiro do resultado final esperado no vídeo. No entanto, observe a segurança do local e evite deixar seu equipamento sem observação.
3 – Posicione e configure a câmera adequadamente
Faça os ajustes de luz e programe os disparos com o intervalo de tempo selecionado. Para garantir estabilidade, utilize um tripé como apoio, especialmente. Um disparador remoto também pode auxiliar e evitar a movimentação do equipamento que, sobretudo, deixaria as fotos tremidas. Alguns equipamentos já contam com opção própria para time lapse e basta programar e aguardar o resultado final.
4 – Com as fotos prontas, o passo seguinte é a produção do vídeo em time-lapse
Para isso, escolha um bom programa de edição, como o Lightroom, por exemplo. Você pode editar cada foto separadamente, ou seja, antes de preparar o projeto final, caso necessário. Em seguida, basta adicionar um áudio e sua marca d’água e compartilhar o resultado final com seus amigos.
O efeito de Time Lapse pode ser obtido com qualquer câmera ou até mesmo celular. A GoPro conta com modelos já com essa opção e alguns smartphones podem utilizar a técnica, basta baixar o aplicativo próprio. Além dessas dicas, você pode utilizar um equipamento chamado intervalometer, que realizará os disparos nos intervalos de tempo pré-definidos.