SEO para Youtube: como otimizar melhor seus vídeos

03/07/2018 | TV WEB

SEO para Youtube: como otimizar melhor seus vídeos

O YouTube tem crescido muito como plataforma para produção e distribuição de conteúdo, encontrando um público-alvo ávido pelo consumo de informações em vídeo. Esse formato acaba sendo mais dinâmico do que um simples texto e traz consigo diferentes ferramentas que ajudam a ganhar e manter a atenção de quem está do outro lado da tela.

Mas, para que os vídeos sejam entregues ao maior número de usuários e fiquem bem posicionados nas buscas, há algumas estratégias de SEO para YouTube que são muito válidas:

• Atenção ao título e descrição

O título do vídeo é o que indica aos motores de busca qual é o conteúdo abordado, por isso, acaba sendo um dos principais elementos. Pense em títulos que tenham a palavra-chave principal, o nome da empresa e evite ultrapassar a marca de 100 caracteres.

Logo depois do título, você precisa adicionar uma descrição, um pequeno resumo que fica embaixo do vídeo que está sendo exibido, contando um pouco do que se trata. Esse resumo também deve obedecer a algumas regrinhas de SEO: insira as palavras-chave escolhidas, seja bem objetivo e claro, procure escrever de forma atrativa.

Essa descrição pode ter até 5 mil caracteres, mas os primeiros 150 aparecem nos resultados de uma pesquisa nos buscadores. Por isso, procure conquistar o espectador logo nesse início.

• Interatividade

O YouTube também reconhece o quanto os produtores de conteúdo interagem com o seu público. Deixe sempre aberta a opção de inserir comentários e use esse espaço para trocar ideias com quem acompanha o seu material. Nas respostas, vá além do básico e aproveite para deixar o link de outros vídeos relacionados com o tema, por exemplo.

• Divulgação intensa

Um dos critérios de ranqueamento do YouTube é há quanto tempo o canal e o vídeo existem. Canais mais antigos tendem a ter mais seguidores, mais material postado e mais interação, por isso, o seu ranqueamento é privilegiado por esses fatores. Isso significa que é fundamental manter o canal atualizado e divulgar muito nas redes sociais para ir construindo essa trajetória gradativamente.

• Capa/Thumbnail

A capa do vídeo, chamada tecnicamente de Thumbnail é um dos elementos mais importantes da otimização para YouTube. Essa capa precisa se destacar e instigar o internauta a clicar no vídeo. Isso nem sempre significa usar uma imagem chamativa e com cores vibrantes, mas sim uma composição que dialogue com o conceito do canal e o conteúdo do vídeo.

Para a Thumbnail, você pode produzir uma foto ou utilizar um frame do vídeo, mas sempre dando preferência aos closes. Se a capa tiver algum texto, o ideal é que ele fique em no máximo três palavras e alinhado à esquerda, para facilitar a leitura de quem acessar o vídeo por um dispositivo mobile.

• Tags

As tags são palavras-chaves escolhidas para os seus vídeos. Faça uma busca pelo próprio YouTube e veja quais tags outros canais que abordem a mesma temática estão usando. Uma boa dica é eleger uma tag única para todos os seus vídeos, combinando letras e números. Com isso, o Youtube fará uma leitura e provavelmente irá colocar os seus próprios vídeos no campo de “vídeos relacionados”, para que o internauta continue consumindo o seu conteúdo.

Agora que você já sabe como otimizar o seu vídeo, saiba como anunciá-lo na plataforma com o passo a passo deste artigo aqui: Como anunciar no Youtube Ads?

Como os consumidores Empresariais usam o Vídeo Online

Você também vai gostar de ler