Dicas para planejar videos corporativos

15/08/2017 | Video Corporativo

Dicas para planejar videos corporativos

Produzir um vídeo corporativo é uma ótima forma de contar a história da empresa, divulgar novidades e manter contato tanto com os funcionários quanto com os consumidores. Por ter um objetivo específico e bem diferente dos vídeos de entretenimento, os vídeos corporativos exigem uma produção diferenciada, pensando nos objetivos da mensagem a ser transmitida e no perfil do público.

Dicas para planejar vídeos corporativos

1- Conheça o perfil do público alvo

O primeiro passo é conhecer de forma detalhada o perfil das pessoas que vão assistir o vídeo. Assim, é possível montar um roteiro adequado, falando a mesma linguagem do público de interesse. Todos os detalhes do planejamento dependem deste passo: duração do vídeo, formato, linguagem utilizada, etc.

2- Defina um objetivo

O próximo passo é a definição de um objetivo claro para a produção do vídeo. A mensagem a ser passada precisa ser clara e objetiva, de forma a evitar dúvidas e estabelecer uma comunicação direta. É essa escolha que vai definir os próximos passos.

3- Escolher o melhor formato

Agora que o objetivo está claro, é preciso selecionar o melhor formato para o vídeo e saber quais itens serão necessários: locução, atores, cenário, figurino, entre outros.

4- Desenvolvimento do roteiro

Antes de começar a filmar, é importante ter um roteiro bem estruturado, mesmo no caso de vídeos transmitidos ao vivo e que vão depender da improvisação, é preciso ter um roteiro como base. O roteiro é uma previsão do resultado final e deve incluir falas, imagens, animações e indicações de tudo que se espera do vídeo.

5- Pré-produção

É preciso verificar os equipamentos, definir dia, horário e local de filmagem e organizar todos os itens que serão necessários. Com o roteiro em mãos, é preciso detalhar todos os itens a serem levados e todos os membros da equipe que precisam comparecer no dia da filmagem.

6- Filmagem

Após os passos anteriores, é chegado o momento de filmar. Faça checagens da qualidade da imagem e do som, para evitar imprevistos que talvez não possam ser corrigidos na edição.

7- Edição

Com as filmagens prontas, é chegada a hora de editar. É preciso selecionar as melhores cenas, definir a trilha sonora ou narração se for o caso.

8- Personalidade

Após seguir as dicas anteriores, que são bastantes práticas e comuns à maioria dos vídeos, essa dica talvez seja a mais importante da lista: dê personalidade ao vídeo. Só assim ele terá destaque me meio à concorrência de milhares de vídeos que são produzidos diariamente e postados na internet. Um vídeo com personalidade deve representar bem a empresa, mostrando seus valores e objetivos de forma clara e direta. Todos os fatores devem ser considerados: trilha sonora, imagens, animações e tudo que for definido no roteiro deve ter em mente a personalidade corporativa que precisa ser representada.

Para criar um vídeo corporativo memorável, aposte sempre na emoção. Um vídeo que emociona o público certamente será lembrado e compartilhado. Para isso, o mais importante é seguir a primeira dica e conhecer o público.

videos-empresariais

Você também vai gostar de ler

videos-animados-para-empresas-astronautas

08.08.2019 | Video Corporativo | Vídeos - dicas

Vídeos animados para empresas: quando usar?

Mais uma vez, a história se repete: quando se começa a usar vídeos animados na comunicação e no marketing de uma empresa...

Saiba Mais

06.03.2019 | Video Corporativo

Quais são os equipamentos necessários para fazer um vídeo institucional?

Já passou da hora de você investir em um vídeo institucional para o seu negócio, concorda?

Saiba Mais