Vídeo corporativo – Saiba escolher o melhor formato e design

11/08/2017 | Video Corporativo

Vídeo corporativo – Saiba escolher o melhor formato e design

Criar um vídeo corporativo é uma tarefa que exige atenção a cada passo, além de uma boa estrutura para começar esse processo. Para isso, antes de qualquer coisa é preciso escolher o melhor formato e o melhor design para o seu vídeo corporativo. Antes de começar a escrever o roteiro, o primeiro passo é definir os seguintes itens:

– Qual mensagem deve ser transmitida com o vídeo
– Como o vídeo será exibido (televisão, online)
– Qual o perfil do público alvo que terá acesso ao vídeo (idade, onde mora, preferências)

Além disso, é preciso ter a identidade visual da empresa já bem definida, mantendo as cores e logomarcas. Assim, o público terá facilidade em reconhecer a marca da empresa. Confira a seguir quais são os principais formatos de vídeo e avalie qual se enquadra melhor em seus objetivos.

– Live action:

Trata-se da transmissão de vídeo com ações que ocorrem ao vivo. Esse é um formato bastante simples e econômico. Basta ter um bom equipamento, escolher uma ferramenta de transmissão e montar um roteiro. Pode ser transmitido ou salvo para futuras edições e transmissões.

Indicação: demonstração de novos produtos; treinamentos rápidos.
Vantagens: permite passar a mensagem em tempo real; dispensa edição; é rápido e econômico.
Desvantagens: o sucesso depende da desenvoltura do apresentador; o clima e outros fatores externos podem interferir; é preciso um bom planejamento prévio.

– Animação:
Formato que dispensa atores ou apresentadores, basta utilizar imagens, desenhos e narração. Você pode utilizar ferramentas de apresentação online ou quadros negros, por exemplo.

Indicação: apresentar conceitos da empresa; fazer tutoriais.
Vantagens: explicar conceitos com detalhes; pode evitar o uso de equipamentos de filmagem se feito por meio de programas online.
Desvantagens: maior tempo de produção; o preço pode ser mais elevado.

Vale lembrar que uma imagem fala mais do que mil palavras e, por isso, é importante investir na qualidade do vídeo independente do formato escolhido. É preciso passar a mensagem de forma clara e objetiva, sendo que a qualidade das imagens, do áudio e do conteúdo são representações da empresa. A qualidade da produção será relacionada ao profissionalismo da empresa pelo público que tiver acesso ao vídeo.
Como os consumidores Empresariais usam o Vídeo Online

A importância do design para o seu vídeo corporativo

O design é a parte estética do vídeo. No caso do formato live action, é preciso observar o cenário, a roupa das pessoas que participam das cenas e todos os detalhes que estarão nos quadros de filmagem. Vinhetas e qualquer arte que componha o vídeo também precisam de planejamento prévio. São esses pequenos detalhes que vão garantir o profissionalismo e o sucesso do vídeo.

Já no caso dos vídeos feitos em animação, é preciso observar o design de cada arte envolvida, incluindo cores e fontes. Assim, é possível garantir a harmonia no resultado final. Afinal, se cada imagem tiver um foco diferente o público se sentirá perdido e pode dar mais atenção às animações do que à mensagem que se quer transmitir, comprometendo a comunicação entre empresa e público alvo do vídeo corporativo.

Você também vai gostar de ler

videos-animados-para-empresas-astronautas

08.08.2019 | Video Corporativo | Vídeos - dicas

Vídeos animados para empresas: quando usar?

Mais uma vez, a história se repete: quando se começa a usar vídeos animados na comunicação e no marketing de uma empresa...

Saiba Mais

06.03.2019 | Video Corporativo

Quais são os equipamentos necessários para fazer um vídeo institucional?

Já passou da hora de você investir em um vídeo institucional para o seu negócio, concorda?

Saiba Mais