Por que investir em aulas on-line?

24/08/2018 | Vídeos - dicas

Por que investir em aulas on-line?

A educação a distância já existe há bastante tempo, desde o século XVII. De início, ela se concretizava por meio de cartas, videocassete, transmissões de rádio, TV e por telefone. Os objetivos principais eram: compartilhar conhecimento e informações exclusivas com pessoas distantes geograficamente (ainda não existia globalização) e educar pessoas que não tinham condições de se locomover a uma instituição de ensino por qualquer motivo.

Com a globalização e com o avanço da tecnologia, o cenário muda bastante. Não se faz mais necessário o envio de cartas para informar o que ocorre em outro país, por exemplo. Uma simples consulta no Google e você encontrará várias respostas para a sua dúvida. As demandas são diferentes e envolvem o desejo por conteúdo exclusivo sempre disponível, o desejo por economia e flexibilidade de tempo, por economia financeira e, por vezes, por acessibilidade a profissionais renomados distantes geograficamente.

É um cenário em que, por mais que a pessoa tenha uma faculdade do lado de casa, ela poderá consultar sobre cursos a distância, visando atender aos aspectos mencionados acima.

Diante disso, retornamos à pergunta: por que investir em aulas on-line?

Conteúdo exclusivo e mais atraente

Uma coisa é certa: um aluno de educação a distância deseja encontrar qualidade nos conteúdos de um curso online. E mais: deseja receber mais do que uma série de apostilas para ler, ele precisa se sentir envolvido com o conteúdo e com o professor da disciplina.

Nesse sentido, é indispensável o conteúdo em vídeo, representado por aulas on-line. Esse conteúdo pode ser complementado por textos e atividades. No entanto, é por meio do vídeo que o aluno conseguirá construir uma conexão com o professor e sentir que faz parte de um grupo verdadeiramente exclusivo.

Conteúdo versátil

Lembra que uma das demandas do aluno da educação a distância é a flexibilidade de tempo? Então, pense nisso como um grande argumento para produção de aulas on-line. Com conteúdos em vídeo, o seu aluno poderá acompanhar as aulas pegando um ônibus ou um metrô. Caso não haja exposição de imagens ou uso de quadros, ele poderá dar o play no vídeo e ouvi-lo até mesmo dirigindo, durante uma corrida ou durante qualquer outra atividade.

Dessa forma, você amplia as possibilidades do aluno na interação com os estudos e facilita, de fato, a flexibilidade de tempo que ele tanto almeja.

Conteúdo mais didático

Vamos concordar que é muito mais fácil aprender por meio da explicação oral de um profissional do que pela escrita. Há quem defenda que a educação a distância exige estudantes mais autônomos e isso faz muito sentido. No entanto, compete a quem oferece o ensino ofertá-lo com o máximo de aproveitamento e fazendo uso dos recursos tecnológicos que existem.

Se em uma sala de aula presencial, uma pequena distração pode ser bastante prejudicial, em aulas on-line o conteúdo pode ser ilimitadamente melhor explorado. É possível pausar, retornar, assistir novamente e por aí vai. Não deixe de oferecer esses confortos aos seus alunos e poderá percebê-los mais engajados, satisfeitos e comprometidos com os estudos.

Diante dessas vantagens, aprimore o seu conteúdo, aumente sua credibilidade no mercado e conquiste ainda mais alunos por meio de aulas on-line.

Tem dúvidas sobre a produção de conteúdo em vídeo? Confira como podemos te ajudar

Você também vai gostar de ler

aulas-em-video-astronautas-produtora-de-filmes

30.09.2019 | Vídeos - dicas

EAD: O que é indispensável para produzir aulas em vídeo

Autonomia de tempo é um dos valores mais presentes do mundo atual e que tem exigido das instituições educacionais uma nova forma de compartilhar conhecimento.

Saiba Mais
video-marketing-astronautas-produtora-de-filmes

21.08.2019 | Vídeos - dicas

Vídeo Marketing: como analisar resultados corretamente?

Como saber se a minha campanha de vídeo marketing foi realmente efetiva?

Saiba Mais
videos-animados-para-empresas-astronautas

08.08.2019 | Video Corporativo | Vídeos - dicas

Vídeos animados para empresas: quando usar?

Mais uma vez, a história se repete: quando se começa a usar vídeos animados na comunicação e no marketing de uma empresa...

Saiba Mais