Estúdio em chroma-key: Entenda tudo sobre o seu funcionamento
Estúdio em chroma-key é um dos temas mais discutidos no mundo da produção visual. Preparamos esse super artigo para você conhecer um pouco mais sobre as técnicas que são usadas nesse universo.
Estúdio em chroma-key, atualmente, é um dos recursos mais utilizados e importantes no universo da produção de vídeos.
Isso porque o cenário é um dos aspectos mais importantes na produção de vídeos. Um fundo muito simples, liso e sem detalhes, não traz novidades e o vídeo perde seu apelo para o espectador.
Por outro lado, investir em um cenário elaborado pode sair muito caro e não oferecer muitas possibilidades de alterações.
O ideal para conseguir controlar o ambiente e poder harmonizá-lo com o seu conteúdo é com o chroma-key.
Essa famosa “tela verde” é usada amplamente no meio audiovisual, em telejornais, séries, comerciais e filmes, justamente pela sua flexibilidade.
Certamente, é um recurso com ótimo custo-benefício, especialmente se comparado aos cenários físicos, além de oferecer inúmeros recursos sem limitações.
Com o Estúdio em chroma-key, é possível se transportar para onde quiser ou até mesmo criar um ambiente único para os seus vídeos. Para tanto, basta saber como usá-lo corretamente.
Aplicação do fundo no Estúdio em chroma-key
Basicamente, a primeira coisa que você tem que saber é sobre as possibilidades e o funcionamento da aplicação do chroma.
A cena principal é fotografada ou filmada e isso vai contrastando em um fundo de apenas uma cor ou pequenas faixas de cores, especialmente o azul ou verde.
Ao passo que, quando o sinal cromático programado corresponde às cores do fundo, o sinal do fundo alternativo é inserido em um sinal composto e transmitido, sobrepondo o fundo original.
Quando o sinal cromático programado é diferente do fundo, esse é transmitido em sua forma original.
Funcionamento
Importante ressaltar que a grande “mágica” do chroma-key não está na filmagem em si, e sim na edição.
Os softwares de edição mais completos são capazes de identificar e deletar uma única cor dentro do espectro do RGB, ou seja, vermelho, verde ou azul.
Devido a isso, todos os elementos daquela cor específica que estiverem na imagem podem ser deletados, criando uma “transparência”.
Assim, você poderá inserir um cenário ao fundo, como uma nova camada do vídeo no processo de edição.
O ideal é que planeje o cenário junto com a roteirização do vídeo, já que assim poderá se movimentar no estúdio sem atrapalhar o efeito do chroma e ainda podendo criar interações com os elementos do cenário virtual.
É possível utilizar marcações com objetos reais para essa orientação, basta também serem da mesma cor do fundo para que possa “desaparecer” junto do fundo.
É importante ressaltar que para isso a iluminação deve ser feita adequadamente para evitar sombras e tornar o chroma o mais “liso” possível.
Por esse motivo os Estúdios em chroma-key, com cobertura completa da tela – nas paredes e no chão – e com as luzes ideais, são recomendados para maior naturalidade na imagem e facilitar o processo de edição.
Utilização das cores nos Estúdios em Chroma-Key
Importante ressaltar que a técnica evoluiu muito desde suas primeiras aplicações.
Porém, até hoje, ela ainda sofre instabilidade devido à execução do projeto de iluminação do fundo, bem como a dificuldade de eliminar sombras e reflexos.
A técnica melhorou muito desde suas primeiras aplicações, no entanto, ela ainda é instável devido a mudanças na luminosidade do fundo, como sombras e reflexos.
A parte mais complexa de utilizar o azul ou o verde são as sombras, porque em um pequeno trecho da tela pode tornar o fundo escuro.
Tornando aquela cor de fundo uma cor mais escura, portanto reconhecida como outra tonalidade, dificulta software a reconhecer o fundo.
O azul é a cor predileta para mapas do tempo e efeitos especiais de filmes, isso porque o azul é uma cor complementar da pele humana e, consequentemente, mais fácil de aplicar a chroma key.
Porém, em muitos casos o verde é o mais utilizado, pois nas câmeras digitais, ele retém mais detalhes no canal de cor verde e ele necessita de menos luz do que o azul.
O vermelho, por exemplo, quase não é usado por um motivo: ao anular uma cor do vídeo ele faz isso com qualquer parte, não só o fundo.
Se estiver com algum acessório ou objeto vermelho, ele acaba desaparecendo também.
E mais do que isso, mesmo as pessoas possuem tons avermelhados na própria pele que podem ser anuladas acidentalmente nesse processo.
Qual cor utilizar?
Enquanto a questão dos itens de mesma cor ainda vale para o azul e o verde, esse problema é reduzido, por isso são as mais usadas nesse recurso.
O azul, no entanto, passa por uma compreensão maior nas filmadoras do que o verde, perdendo um pouco da qualidade e é mais comum de ter nos elementos do que o verde.
Dessa forma o verde acabou se tornando a cor ideal para o Estúdio em chroma-key.
Porém, em qualquer caso, deve sempre se planejar para não ter elementos da mesma cor do chroma para que não tenha problemas na edição.
Embora essas cores sejam as mais utilizadas, atualmente é possível utilizar qualquer cor.
Iluminação: O grande segredo no Estúdio em chroma-key
A iluminação é de fundamental importância em qualquer Estúdio em chroma-key.
No caso de objetos os atores, o mais usual é que sejam utilizados pontos de iluminação em pares, que devem ser apontados nas diagonais, isso para que as sombras sejam projetadas lateralmente.
Se faz necessário pois uma simples sombra indesejada pode colocar tudo a perder no trabalho de edição.
Em resumo, a recomendação é que as luzes sejam difundidas e sejam utilizados pelo menos 2 pares, para que os pontos de luz não sejam óbvios e o objeto esteja iluminado de uma maneira harmônica.
Se o objetivo é inserir o objeto ou a pessoa em uma cena ou cenário realista, é extremamente importante que no Estúdio em chroma-key se crie uma direção global de iluminação, simulando a direção da luz da cena final.
Muitos diretores de fotografia também usam contra-luzes ou luzes de cabelo, inclusive com temperaturas de cor diferentes, para realçar o objeto e também facilitar ainda mais o recorte.
Já para a luz de fundo, o objetivo é tornar o Chroma Key mais homogêneo possível, a fim de garantir um recorte preciso e de alta qualidade.
Uma dica é usar uma quantidade maior de iluminação no fundo do que no objeto, o que traz resultados melhores no recorte.
Instalação do chroma-key
Em relação a aplicação do fundo, é preciso que ele esteja preenchido de forma sólida e você pode escolher se vai manter uma parede fixa, pintada da cor escolhida, ou então, se vai optar pela utilização de tecidos móveis e específicos para cada ocasião.
Se a sua escolha for pela pintura da parede, talvez seja mais indicado a utilização da cor verde, pois ela é a mais versátil, já que você não vai poder trocar de cor a cada nova situação.
Importante lembrar-se de manter a parede sempre limpa e de não ter nenhum ponto de interferência como tomadas, buracos e outras imperfeições.
Observe também e tome cuidado com tintas brilhantes, que refletem muito a luz, pois isso pode atrapalhar muito na hora de editar.
Caso você faça a opção de utilizar tecido, procure adotar uma estrutura móvel, de modo que suporte sempre a cor mais adequada para cada produção.
Importante lembrar que, apesar de não existir um tecido específico para usar em chroma key, esse tipo de material requer cuidados maiores.
Isso para evitar que tecidos que amassem, refletem muito a luz ou que tenham texturas, podem acabar prejudicando e dificultando na hora da edição.
Por isso, faça sua escolha com cuidado e guarde seus materiais de forma adequada, sobretudo na hora de estender o tecido, se lembre sempre de manter bem esticado.
Se você precisa de uma solução rápida e não poderá recorrer nem a tinta e nem aos tecidos.
Uma boa dica é trabalhar de forma improvisada, com cartolina ou outros papéis, por exemplo.
Para tanto, tente fixar na parede com cuidado para não amassa e fique atento para não deixar emendas.
Prefira a utilização de papel fosco, que não seja capaz de refletir as luzes do cenário e não interfira na hora da edição.
Utilizações
Em um exemplo conhecido, em previsões do tempo na televisão, o apresentador é filmado em frente a uma parede ou superfície plana, pintada geralmente de verde ou azul.
O fundo é removido de forma eletrônica, e, em seu lugar, é colocado o mapa do tempo no qual o apresentador aponta tendo como referência monitores fora da imagem.
Neste caso, o apresentador não pode estar vestido com nenhuma roupa de cor parecida com a do fundo.
Isso faz correr o risco da roupa ser escondida junto com o fundo.
Nos programas de bancada, apresentadores apresentam programas esportivos e jornalísticos em Chroma Key, enquanto os cenários em estúdios são reformados.
Depois disso, os programas esportivos e jornalísticos ficam de cara nova, remodelados e renovados.
Há ainda muitos filmes que utilizam boa parte da técnica aplicada no chroma key.
Os efeitos especiais com cabos, por exemplo, são feitos em um fundo azul ou verde.
Porém, estes fundos servem apenas para aplicar a transparência em softwares especiais, onde ali pode-se colocar imagens ou animações em computador.
Edição
Agora que você já sabe quase tudo sobre Estúdios em chroma-key, é importante que você conheça um pouco sobre os softwares de edição.
Afinal, não basta gravar se utilizando da técnica, pois você precisa de um software de edição de vídeos.
É importante que o software que suporte o efeito de Estúdios em chroma-key e faça essa substituição de cores que é a base da técnica.
Afinal, o fundo precisa sair, para que as outras imagens entrem em seu lugar.
Atualmente, existem diversas opções de programas que permitem que você faça esse tipo de edição.
Essas opções vão desde as mais simples, como o famoso Windows Movie Maker, até as mais complexas, como o Adobe After Efects, Sony Vegas e o Final Cut.
Todos esses programas têm seus prós e contras, levando em consideração o nível de cada profissional.
Calcule as necessidades do seu vídeo, pense no resultado final que você deseja obter.
Leve em conta seu nível de conhecimento das ferramentas, escolha a que mais se adequa a sua realidade e mãos a obra!
Softwares mais utilizados para Estúdio em chroma-key
Para que você veja na prática como essa substituição funciona e como ela é simples de ser realizada, vamos explicar o passo a passo do processo utilizando o Adobe Premiere.
Ele é um dos programas de edição mais populares do mercado.
Embora o Premiere seja um dos mais utilizados, as técnicas são as mesmas independentemente do programa que você use.
No entanto, é preciso somente adequar os comandos correspondes na ferramenta que você escolher.
De início, abra o vídeo do qual você quer remover o fundo.
Feito isso, se o seu Premiere estiver em português, procure por chaveamento e ultra key na aba de efeitos. Se ele estiver em inglês, vá até keying e ultra key.
Então, aplique o efeito no seu vídeo e escolha a cor do fundo que você vai remover.
Se o seu chroma key não estiver perfeito, pegue a amostra na parte em que a maior parte do fundo desapareça.
Depois, em configurações ou settings, coloque a predefinição em agressivo.
Nesta etapa, o chroma já está praticamente pronto, basta afinar o recorte.
Então, aproximando a imagem, acerte as bordas do recorte de forma que fique bem natural.
O último passo é colocar a nova imagem ou vídeo de fundo e fazer os ajustes de cores necessários.
Novamente, aproximando um pouco a imagem, veja como está o desfoque e o ruído da imagem recortada e da nova imagem de fundo e tente igualar!
Mãos à obra com o seu Estúdio em chroma-key
A produção de vídeos não é necessariamente um bicho de sete cabeças.
Com um pouco de estudo das técnicas você pode produzir conteúdos incríveis para diferentes objetivos e ter uma comunicação diferenciada com seu público – seja em um curso online, dentro de sua empresa ou em uma Web TV.
O Estúdio em chroma key é só um dos muitos recursos que você pode utilizar para enriquecer sua estratégia e agora você já conhece um pouco mais sobre a técnica, é só aplicar.
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