O que devo saber para começar a produzir conteúdo em vídeo?

producao-de-video-amador-conteudo-em-video

17/02/2017 | MARKETING DIGITAL | TV WEB

O que devo saber para começar a produzir conteúdo em vídeo?

Quando o tema é marketing de conteúdo, poucas pessoas lembram que produtos audiovisuais também consistem em ferramentas poderosas para impulsionar o posicionamento de uma empresa e ocasionar engajamento orgânico por parte de potenciais clientes.

Utilizar ferramentas multimídias para criar uma aproximação entre marca e consumidor é uma excelente aposta na era das redes sociais, em que conquistar a atenção do internauta é um desafio em que cada segundo importa.

Apostar em vídeos pode ser uma estratégia muito mais efetiva em relação a e-books ou blogs empresariais, por exemplo, na hora de fisgar seu público. Para quem já entendeu a importância dos vídeos para o content marketing, há sempre uma pergunta inicial que paira no ar: qual é o primeiro passo? O que devo saber para começar a produzir conteúdo em vídeo?

1) A relevância ainda importa!

Marketing de conteúdo não é propaganda tradicional. Você não está produzindo um comercial sobre o seu negócio, produto ou serviço. A regra básica de textos otimizados para SEO ainda vale: crie conteúdo relevante para quem está assistindo. Essa é a maneira mais eficaz de gerar engajamento por meio de vídeos.

Para isso, vale a pena abusar da criatividade. Um cursinho pré-vestibular, por exemplo, pode investir em vídeos curtos, com breves dicas para ENEM e outras provas do gênero. Já um salão de beleza pode preparar um especial sobre penteados do tapete vermelho do último Oscar. Aqui, ainda é imprescindível considerar seu público-alvo e a persona. Escolha a melhor estratégia para atingir o cliente certo!

2) Considere as particularidades do formato

Embora vídeos voltados para o marketing de conteúdo compartilhem algumas características com os tradicionais textos e-books, existem, naturalmente, algumas instruções que são exclusivas do produto audiovisual. A principal delas é que o Google não consegue detectar o que está sendo dito no seu vídeo para posicioná-lo junto a certos termos de busca.

Um método de amenizar essa particularidade é apostar em transcrições para seus vídeos. O próprio YouTube oferece um tutorial para essa função. Também vale utilizar um sitemap – uma técnica de SEO que permite que ferramentas de busca consigam indexar o conteúdo de seu vídeo de maneira mais fácil e simples.

Existe também um meio muito mais fácil de impulsionar o posicionamento de seu vídeo no Google, que é…

3) Pense o título com cuidado.

O título do seu vídeo é fundamental para a indexação em mecanismos de busca. É também o elemento que atrairá a seta do mouse do usuário para o botão “play”.

4) Invista no material básico.

Para começar a produzir vídeos com um nível básico de qualidade, é necessário adquirir alguns equipamentos simples, como um bom microfone, tripé e câmera. Em um primeiro momento, um smartphone pode resolver e funcionar como filmadora. O importante é dar o primeiro passo e começar a produzir.

5) Escolha o cenário ideal

Você está criando conteúdo visual, e, quando falamos de visual, cada detalhe importa. Escolha um cenário que reflita os valores, a identidade visual, os serviços e o público-alvo da sua empresa. Preste atenção também na iluminação do ambiente, uma característica que pode mudar toda a experiência do usuário – positiva ou negativamente.

6) A edição transforma tudo

A maneira como você escolhe editar seu vídeo também é um discurso. Cortes rápidos passam ao espectador uma mensagem diferente em relação a vídeos com planos mais longos. Também é preciso escolher o software de edição ideal para você. Alguns são mais intuitivos para iniciantes, como o Sony Vegas, enquanto outros exigem um nível mínimo de conhecimento para gerar bons resultados finais, como o Adobe Premiere e o Final Cut.

7) Peça a ajuda de quem sabe

Vale consultar uma produtora de vídeos antes de investir em vídeos como estratégia de marketing digital e descobrir quais são as melhores soluções audiovisuais para seu negócio. Produzir vídeos pode ser um processo que demanda tempo, mas, em contrapartida, oferece retornos excelentes. Coloque tudo na balança antes de iniciar a sua produção ou conte com a Astronautas Filmes

Como os consumidores Empresariais usam o Vídeo Online

Você também vai gostar de ler

producao-de-video-conteudo-em-video

25.09.2019 | MARKETING DIGITAL

6 marcas que estão inovando com a produção de vídeos

Se você investe na produção de vídeos ou pretende investir, mas está carente de boas referências, este artigo é para você.

Saiba Mais
divulgacao-com-video-astronautas-produtora-de-filmes

12.09.2019 | MARKETING DIGITAL

4 dicas essenciais para sua campanha de divulgação com vídeo

Se você veio parar aqui, provavelmente deve saber que as campanhas de divulgação com vídeo estão bombando, certo?

Saiba Mais
marketing-para-clientes-grandes-astronautas

28.08.2019 | MARKETING DIGITAL

Como montar uma estratégia de marketing para clientes grandes?

Você precisa inovar na estratégia de marketing para clientes grandes? Que tal se atualizar, inovar e investir em recursos audiovisuais ?

Saiba Mais