Confira o passo a passo para uma Transmissão ao Vivo

12/04/2017 | Notícias

Confira o passo a passo para uma Transmissão ao Vivo

O vídeo é o formato de mídia com maior taxa de conversão, gerando resultados superiores aos de textos, áudios e imagens. Para aumentar ainda mais esses números, a novidade do momento são os vídeos feitos em transmissão ao vivo, com tempo de engajamento dez vezes superior ao material previamente gravado.

Passo a passo para transmitir ao vivo

1- O primeiro passo é a escolha do equipamento. Você pode utilizar o seu celular, uma webcam ou uma máquina profissional. A escolha vai depender dos seus objetivos e, claro, do orçamento disponível. A qualidade do som é indispensável; por isso, aposte em um microfone externo caso o seu equipamento de filmagem não tenha uma boa captura de áudio.

2 – Em seguida, faça testes. Com o equipamento em mãos, você pode (e deve) fazer testes antes de começar a transmissão ao vivo. Prepare o cenário e a luz, faça os ajustes necessários e filme alguns segundos de testes para assistir e analisar a qualidade do material. Dessa forma, você pode fazer os ajustes necessários antes de partir pra ação.

3 – O próximo fator necessário é um computador com boa conexão com a internet, além de uma placa de captura de qualidade. Se o equipamento não contar com placa de captura nativa, você pode investir em placas de captura externas que serão conectadas via cabo HDMI ou entrada FireWire.

4 – Antes que o vídeo chegue aos servidores de streaming, ele precisa passar pelo processo de encoding, ou seja, o arquivo sai da placa de captura e é transformado antes de chegar ao público alvo. Além disso, o Broadcasting vai realizar a distribuição do conteúdo apresentado para os espectadores interessados.

5 – Com o embed gerado pelo software de encoder em mãos, basta adicioná-lo ao local de destino da transmissão, que pode ser um site, blog ou rede social.

Transmissão ao vivo via Facebook

A rede social lançou a novidade recentemente, animando todos os usuários, sejam perfis pessoais, profissionais ou empresariais. A função está disponível na atualização de status do perfil e precisa de poucos cliques para que você se apresente ao vivo, seja para amigos, familiares, ou fãs.

Após a transmissão, o Facebook apresenta os dados do vídeo transmitido, com a opção de salvar o arquivo no dispositivo utilizado. Além disso, o material é publicado na linha do tempo de forma automática, logo após o fim da gravação.

Você pode utilizar o celular para falar diretamente com as pessoas que acompanham o seu perfil. Por exigir poucos recursos e pouco conhecimento, a novidade tem conquistado muitos usuários, e já é considerada uma estratégia de marketing para os social medias mais atentos às novidades do mercado.

O formato permite uma interação entre empresa e público em tempo real. Utilize esta facilidade para responder comentários e retirar as dúvidas apresentadas pelos ouvintes. Quem trabalha com internet sabe que é preciso se manter por dentro dos lançamentos. Dessa forma, faça testes e comece a transmitir ao vivo hoje mesmo. Os seus seguidores vão adorar a novidade e ficarão ansiosos pelos próximos conteúdos.

videos-empresariais

Você também vai gostar de ler

edicao-de-video-astronautas-produtora-de-filmes

04.09.2019 | Notícias

Edição de vídeo: dicas de especialistas

Ter vídeos criativos e bem produzidos da sua empresa pode impulsionar a sua estratégia de marketing.

Saiba Mais