Vídeos internos: informe seus funcionários com os dados corretos

19/07/2017 | Notícias

Vídeos internos: informe seus funcionários com os dados corretos

Acabar com boatos e informar a equipe corretamente garante o bom funcionamento da empresa

É inevitável. Desde o começo da humanidade, sempre que um grupo qualquer de pessoas se reúne, mais cedo ou mais tarde vai surgir algum boato, fofoca ou coisa parecida a respeito do assunto que ali foi discutido. Por mais que tentemos evitar, a informação “quentinha” sobre uma instituição ou vida de outra pessoa sempre parece interessante e prazerosa de se ouvir e passar a diante.

Falar de forma descompromissada sobre o lugar em que se trabalha ou sobre a vida de outras pessoas por si só já é algo extremamente negativo. Esse fato se torna pior ainda quando as informações espalhadas por aí são falsas, imprecisas e confusas, o que é bastante comum.

À medida que as pessoas contam fofocas, rumores ou boatos umas às outras, elas modificam as informações para que pareçam cada vez mais interessantes. Quando o dado é repassado pela quinta vez, pode já estar completamente diferente do que era na primeira fonte da informação.

Por mais que muita gente desconsidere a relevância dessas informações desencontradas, boatos e rumores podem ser extremamente maléficos e até degradantes para o cotidiano de uma empresa.

Imagine a seguinte situação: surgem rumores entre os funcionários que a empresa não dará aumento para ninguém durante cinco meses. Em questão de dias, boa parte dos colaboradores já tem a “informação” de que ficarão sem aumento por um ano todo.

Outros já acham que o empreendimento fechará as portas e, de repente, já se fala em greve, embora na realidade a empresa continuaria remunerando e funcionando da mesma forma de sempre.

Boatos podem se tornar incontroláveis no que diz respeito ao dia a dia da profissão e também podem causar efeitos extremamente constrangedores e até humilhantes para as pessoas que são o alvo das fofocas, e nenhuma empresa pode tolerar que este tipo de informação falsa seja divulgada.

No entanto, como os boatos nunca têm uma fonte definida e são repassados “de boca a boca”, pode ser bastante difícil controlá-los. Por mais que impedi-los seja uma missão difícil, sua empresa pode “abrir o jogo” e dar a informação correta, verdadeira e oficial aos funcionários. Muitas destas empresas espalham comunicados em papel pelos murais das instalações, esperando que todos leiam e passem a divulgar os dados corretos.

No entanto, a melhor forma de se fazer ver, ouvir e se comunicar são os vídeos corporativos internos. Com eles, as informações podem ser transmitidas a equipe de forma muito mais breve, clara e eficiente, para evitar incompreensões e imprecisões que podem se tornar a fonte de ainda mais boatos dentro dos seus negócios.

Evite que a informação equivocada prejudique o seu empreendimento e informe seus colaboradores com vídeos internos de qualidade profissional, clareza, simplicidade e eficiência. Sua empresa só tem a ganhar, e seus funcionários também! Conte sempre com a expertise e com a qualidade de um trabalho profissional na produção dos filmes internos de seu negócio!

orcamento-tv-web

Você também vai gostar de ler