Marketing de relacionamento – o engajamento aumenta os lucros

19/08/2017 | Publicidade

Marketing de relacionamento – o engajamento aumenta os lucros

A forma de consumo mudou com o avanço tecnológico e, para acompanhar tantas novidades, o marketing evoluiu junto e se adaptou às novas preferências do consumidor. Dessa forma, nasceu o Marketing de relacionamento, que visa a interação e conexão entre empresas e clientes. Não basta atrair a atenção dos clientes – é preciso manter o interesse e o envolvimento, garantindo um bom relacionamento e vendas futuras.

Em um mundo com tanta competitividade e tantas opções disponíveis diretamente na tela do computador ou do celular, as empresas precisam inovar para se destacar e conquistar a preferência do consumidor. Pensando nisso, o Marketing de relacionamento busca construir uma relação de confiança, para que o cliente considere a empresa como uma especialista no tema e sempre prefira comprar produtos e serviços no mesmo local por já conhecer a qualidade do atendimento.

Motivos para investir no Marketing de relacionamento:

– Fidelização de clientes
Oferecer uma experiência de compra acima da média faz o consumidor se sentir especial, valorizado e motivado a retornar sempre que precisar de um novo produto da empresa.

– Valorização dos produtos
O valor de um produto vai muito além do seu preço. Muitos consumidores estão dispostos a pagar mais caro se sentirem que há valor agregado ao produto. Para isso, aposte em estabelecer uma relação de amizade com o consumidor e em fortalecer a credibilidade da empresa.

– Custo-benefício
O Marketing de relacionamento tem um investimento baixo e um grande retorno. O consumidor moderno passa mais tempo focado na tela do celular do que na televisão. Assim, publicidades feitas para televisão, rádio, revista e sistemas de panfletagem já não possuem o mesmo apelo de antigamente. Divulgar a sua empresa no ambiente virtual custa menos e gera mais lucros.

– Transforma o consumidor em divulgador
Um cliente satisfeito com o produto e com o atendimento se transformará, naturalmente, em um divulgador da marca. E a indicação é umas das melhores propagandas que a sua empresa pode der. Receber indicações de amigos e familiares aumenta a confiança no produto e na empresa, derrubando qualquer possível dúvida que o consumidor possa ter antes de fechar uma compra.

Como investir em Marketing de relacionamento:

– Conheça o público-alvo
O primeiro passo para um Marketing de relacionamento bem estruturado é uma análise completa do público-alvo da empresa. Idade, onde mora, suas preferências e seu perfil de compra são os dados que guiarão as ações de marketing de conteúdo.

– Seja acessível
É importante que a empresa seja acessível, com dados de contato disponíveis no site e nas redes sociais, com respostas rápidas e claras para todas as perguntas, as sugestões e as críticas.

– Fortaleça o pós-venda
Entre em contato com o consumidor via e-mail e busque acompanhar a satisfação dele com a compra feita. Dessa forma, a empresa mostra que o cliente não é apenas um número e que sua opinião é importante para a empresa, mesmo após a compra. Essa atenção é um investimento e certamente ajuda a garantir novas vendas, além de boas indicações.

decolamos

Você também vai gostar de ler

Light Bulb Ideas Creative Diagram Concept

17.07.2019 | Publicidade

O que grandes agências estão fazendo de novo com vídeos?

Se você é dono ou sócio de uma agência de publicidade no Brasil e precisa saber como inovar no seu negócio e nas suas campanhas de vídeo...

Saiba Mais