Os segredos por trás dos vídeos institucionais de sucesso

videos-institucionais-astronautas-produtora-de-filmes

13/01/2017 | Publicidade

Os segredos por trás dos vídeos institucionais de sucesso

Entre as peças de comunicação que uma empresa pode utilizar para fortalecer a sua marca e comunicar uma ideia (ou um conjunto delas) está o vídeo institucional. Importante deixar claro que não é o mesmo que uma propaganda em formato audiovisual, pois tem outra proposta e público-alvo. A seguir, confira os segredos que existem por trás dos vídeos institucionais de sucesso e inspire-se para começar a pensar no seu!

Na maioria dos casos, esse tipo de vídeo não é produzido para os clientes (existentes ou em potencial), mas sim para os próprios colaboradores e parceiros da empresa. É claro que, dependendo do meio de divulgação, sua visibilidade será generalizada. Caso o vídeo seja publicado no website, por exemplo, qualquer pessoa poderá ter acesso.

Vamos aos segredos:

1. Pensar no público-alvo

Mantenha o foco: por mais que o vídeo possa ser visto por qualquer pessoa, para quem realmente ele está sendo feito? Delimitar com a maior exatidão possível o público-alvo é o primeiro segredo para o sucesso, porque garante que toda a estrutura e linguagem do vídeo serão adequadas e a comunicação será mais eficiente.

Até porque, embora o mais comum seja que os vídeos institucionais se voltem aos colaboradores, nada impede que a empresa resolva apresentar para os clientes ou para outro segmento.

2. Ter um objetivo bem definido

Para ter sucesso, é preciso ter uma meta a ser cumprida. Qual é o objetivo desse vídeo? Apresentar um novo produto que está entrando no portfólio da empresa? Mostrar os resultados alcançados em um período? Falar sobre um prêmio que a organização conquistou? Captar novas parcerias?

Defina um único objetivo para que o vídeo seja certeiro. Tentar comunicar tudo ao mesmo tempo é uma das maneiras mais fáceis de fracassar.

3. Criatividade

Se você já sabe o que e para quem quer comunicar, é hora de pensar em como fazer isso. Nesse ponto, para que o vídeo seja bem sucedido, criatividade é a palavra chave. Você pode apenas fazer uma montagem com uma série de imagens óbvias. O objetivo de transmitir a mensagem pode até ser cumprido. Mas qual impacto isso terá tido para o espectador?

Para um vídeo ser inesquecível, ele deve ser criativo! Uma das formas de fazer isso é adotando o formato narrativo: ao invés de apenas explicar algo, conte uma história. Leia mais sobre o storytelling aqui. (LINKAR COM O TEXTO SOBRE STORYTELLING).

4. Uma boa trilha sonora

Há quem se esqueça da importância desse detalhe na elaboração do vídeo. A música é capaz de transmitir emoções e ajudar a fixar a mensagem na mente do receptor. Escolha alguma que combine com o tom daquilo que está sendo comunicado. De preferência, só a melodia, pra não interferir no enredo do vídeo.

Evitar os “hits do momento” é essencial! Esse tipo de música faz com que o seu vídeo seja datado, ou seja, quando o sucesso passar, não terá mais significado algum naquela trilha sonora.

5. Profissionalismo

Eis o maior segredo de todos: Planejar e executar cada etapa com o máximo de profissionalismo possível. Conte com a Astronautas Filmes para produção de seu video institucional

videos-empresariais

Você também vai gostar de ler

Light Bulb Ideas Creative Diagram Concept

17.07.2019 | Publicidade

O que grandes agências estão fazendo de novo com vídeos?

Se você é dono ou sócio de uma agência de publicidade no Brasil e precisa saber como inovar no seu negócio e nas suas campanhas de vídeo...

Saiba Mais