Marketing de conteúdo x inbound marketing

inbound-marketing-astronautas-produtora-de-filmes

13/01/2017 | TV WEB

Marketing de conteúdo x inbound marketing

Entender os conceitos é o primeiro passo para conquistar bons resultados ao colocar estratégias de marketing em prática.

Por isso, esse artigo aborda de forma detalhada a definição de inbound marketing e de marketing de conteúdo. Apesar de estarem intimamente relacionados, os dois não podem ser considerados sinônimos. Veja as diferenças entre eles e também a relação de complementaridade.
Inbound marketing

No universo dos marqueteiros, essa expressão tem sido amplamente difundida. Foi cunhada pela HubSpot e pode ser traduzida para a língua portuguesa como “marketing de atração”.

Essa abordagem tem o objetivo de atrair um indivíduo, cliente em potencial, ao invés de impor a marca a ele inserindo um anúncio no meio do seu jornal, por exemplo. É uma tendência desenvolvida para os meios digitais e se contrapõe ao outbound marketing, que é o tradicional (contraposição não significa que são vertentes excludentes, a empresa pode – e deve – usar ambas de forma integrada).

O inbound marketing é realizado em quatro etapas: atração, conversão e fechamento e fidelização, também chamada de encantamento. Basicamente, a ideia é atrair o visitante para o site e transformá-lo em cliente satisfeito.

• Atração:

fazer com que o internauta acesse o seu site/blog. É mais barato do que procurar pessoas que possam se interessar pelo produto/serviço. Além disso, coloca a empresa em uma posição de referência, já que ela está sendo procurada ao invés de procurar.

• Conversão:

momento em que o usuário fornece informações ao site (telefone, e-mail, etc), tornando-se um lead, um cliente em potencial. Normalmente, oferece-se um benefício a quem faz isso, como um brinde ou desconto.

• Fechamento:

é a venda do produto ou a contratação do serviço.

• Fidelização:

envolve todo um trabalho de pós-venda para garantir a satisfação do cliente, fazendo com que ele volte para suas próximas compras e indique a marca.
Marketing de conteúdo

O inbound marketing é a arte de atrair o público e qual seria a melhor alternativa para isso? Apostar em conteúdo! Pode-se dizer que o marketing de conteúdo é uma ferramenta (importantíssima) dessa abordagem.

Para que os usuários cliquem em um link ou acessem um blog ou um site, é preciso que eles encontrem algo de relevante ali.

Chama-se de marketing de conteúdo qualquer estratégia que se utilize da geração de conteúdo para atrair clientes em potencial, gerar engajamento, fortalecer a marca e melhorar a percepção que o público tem dela.

Ao invés de apenas anunciar o seu produto e dizer o quanto ele custa, vá além disso: o que você pode dizer de interessante que tenha relação com ele?

Por exemplo: se você possui uma loja que vende acessórios, aposte em textos e vídeos (que são ainda mais eficazes) para ensinar os possíveis clientes a combinar as peças com o vestuário, mostrar o que está na moda, quando aquele enfeite começou a ser usado e outras informações que aumentem o interesse.

Além de atrair, essa estratégia mostra que a empresa realmente entende do segmento em que atua, portanto, torna-a mais confiável. O resultado disso é reconhecimento e destaque no mercado de atuação.

Conte com o apoio profissional da Astronautas Filmes para garantir a qualidade do material e obter os melhores retornos.

cative

Você também vai gostar de ler