Cronograma de produção audiovisual: como aproveitar melhor o seu tempo?

08/01/2018 | Sem categoria

Cronograma de produção audiovisual: como aproveitar melhor o seu tempo?

Vida de produtor não é fácil. É preciso gerenciar muitos detalhes e, para facilitar um pouco esse trabalho de organização, é preciso investir no cronograma.

Vamos ver como ele pode ajudar a ganhar tempo na produção.

O Cronograma

O cronograma nada mais é do que a lista de atividades de acordo com o calendário, feita de modo a obter o resultado final o mais rápido possível.

Para montar um cronograma é preciso anotar todos os trabalhos a serem feitos, além de estimar um tempo de duração para cada um deles. A partir daí, é preciso determinar quais tarefas serão únicas e quais se repetirão e estabelecer uma ordem de prioridades, das tarefas que são fundamentais para as que nem tanto.

O próximo passo é destacar quais atividades são independentes e quais necessitam da colaboração de mais de uma equipe. O ideal é que cada núcleo monte seu próprio cronograma independente, levando apenas em consideração alguns momentos em que é necessária a presença de todos. Após isso, é hora de sincronizar a lista com os recursos, humanos ou não, para que tudo possa ser feito no momento alocado.

Um cronograma eficiente procura sinergias naturais entre as gravações. No momento de se escolher um local para gravação, por exemplo, é o ideal combinar todas as gravações do elenco no local de uma vez, de modo a evitar viagens repetidas ou com poucos membros da equipe.

Em relação aos atores, é necessário acumular as datas mais próximas possíveis, de modo a diminuir o tempo de inatividade, em que o ator não está gravando, mas está a disposição ou evitar ir a mais um local mais de uma vez. É preciso lembrar, é claro, que as pessoas cansam, portanto é bom guardar um tempo de descanso.

Em relação às cenas exteriores e interiores é preferível gravar as exteriores primeiro, pois normalmente elas demandam mais trabalho que as interiores. Estas, podem ser feitas com mais tranquilidade.

O Cronograma não é a prova de erros e nem garante que a produção não vai enfrentar problemas. Ele está lá para guiar as atividades e diminuir as possíveis situações indesejadas. Mas, caso aconteça, seguir com o plano é uma maneira de manter a gravação acontecendo.

As Vantagens

Mas apesar de não ser perfeito o cronograma tem ótimas vantagens. Em primeiro lugar, é possível verificar a eficácia de gravação, pois basta analisar o tempo de cada atividade. Além disso, o cronograma é uma ferramenta visual, com a qual se percebe facilmente algum possível problema. Por exemplo, um número de tarefas amontoadas em um período de tempo curto.

O cronograma também pode ser usado para familiarizar o elenco com o assunto. Se uma atriz foi contratada para falar sobre um produto pode ser mais eficiente deixá-la estudar e usar o produto por uns dias antes da gravação do que começar logo.

A qualidade de um trabalho é uma função direta do tempo gasto para fazê-lo. Por isso, um bom cronograma aloca tempo para que as etapas sejam feitas sem pressa.

Como os consumidores Empresariais usam o Vídeo Online

Você também vai gostar de ler