Marketing de conteúdo x inbound marketing
Entender os conceitos é o primeiro passo para conquistar bons resultados ao colocar estratégias de marketing em prática.
Por isso, esse artigo aborda de forma detalhada a definição de inbound marketing e de marketing de conteúdo. Apesar de estarem intimamente relacionados, os dois não podem ser considerados sinônimos. Veja as diferenças entre eles e também a relação de complementaridade.
Inbound marketing
No universo dos marqueteiros, essa expressão tem sido amplamente difundida. Foi cunhada pela HubSpot e pode ser traduzida para a língua portuguesa como “marketing de atração”.
Essa abordagem tem o objetivo de atrair um indivíduo, cliente em potencial, ao invés de impor a marca a ele inserindo um anúncio no meio do seu jornal, por exemplo. É uma tendência desenvolvida para os meios digitais e se contrapõe ao outbound marketing, que é o tradicional (contraposição não significa que são vertentes excludentes, a empresa pode – e deve – usar ambas de forma integrada).
O inbound marketing é realizado em quatro etapas: atração, conversão e fechamento e fidelização, também chamada de encantamento. Basicamente, a ideia é atrair o visitante para o site e transformá-lo em cliente satisfeito.
• Atração:
fazer com que o internauta acesse o seu site/blog. É mais barato do que procurar pessoas que possam se interessar pelo produto/serviço. Além disso, coloca a empresa em uma posição de referência, já que ela está sendo procurada ao invés de procurar.
• Conversão:
momento em que o usuário fornece informações ao site (telefone, e-mail, etc), tornando-se um lead, um cliente em potencial. Normalmente, oferece-se um benefício a quem faz isso, como um brinde ou desconto.
• Fechamento:
é a venda do produto ou a contratação do serviço.
• Fidelização:
envolve todo um trabalho de pós-venda para garantir a satisfação do cliente, fazendo com que ele volte para suas próximas compras e indique a marca.
Marketing de conteúdo
O inbound marketing é a arte de atrair o público e qual seria a melhor alternativa para isso? Apostar em conteúdo! Pode-se dizer que o marketing de conteúdo é uma ferramenta (importantíssima) dessa abordagem.
Para que os usuários cliquem em um link ou acessem um blog ou um site, é preciso que eles encontrem algo de relevante ali.
Chama-se de marketing de conteúdo qualquer estratégia que se utilize da geração de conteúdo para atrair clientes em potencial, gerar engajamento, fortalecer a marca e melhorar a percepção que o público tem dela.
Ao invés de apenas anunciar o seu produto e dizer o quanto ele custa, vá além disso: o que você pode dizer de interessante que tenha relação com ele?
Por exemplo: se você possui uma loja que vende acessórios, aposte em textos e vídeos (que são ainda mais eficazes) para ensinar os possíveis clientes a combinar as peças com o vestuário, mostrar o que está na moda, quando aquele enfeite começou a ser usado e outras informações que aumentem o interesse.
Além de atrair, essa estratégia mostra que a empresa realmente entende do segmento em que atua, portanto, torna-a mais confiável. O resultado disso é reconhecimento e destaque no mercado de atuação.
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