Como fazer uma boa filmagem com um drone?

20/03/2019 | Vídeos - dicas

Como fazer uma boa filmagem com um drone?

Você sabe o que significa drone? Basicamente, o drone faz referência a uma nave controlada à distância e sem nenhuma tripulação — e nós, como Astronautas, não poderíamos amar mais essa tecnologia. Com este artigo, vamos te dar dicas essenciais de como fazer uma boa filmagem com um drone.

Há quem diga que, em toda a história do audiovisual, nunca surgiu algo com tamanho custo-benefício: você pode fazer vídeos incríveis com ângulos inimagináveis de forma super fácil, prática e ainda mais em conta.

Então, sem mais delongas, vamos às dicas. São toques sobre planejamento, ângulos e movimentos, técnicas, alertas e tudo para que você possa fazer vídeos de qualidade com o equipamento.

Confira!

Dicas para fazer uma boa filmagem com drone

Visite e analise o local antes

Essa é a nossa primeira dica de planejamento — e que faz muita diferença no resultado final do seu vídeo. É essencial que você visite e analise o local de filmagem antes da gravação (uma semana antes ou até mesmo no dia anterior).

Essa prática serve pra você conhecer melhor todo o ambiente e cenário. Assim, você saberá exatamente quais os melhores locais para filmar com o drone, onde as imagens ficarão mais bonitas, além de poder imaginar mais facilmente todo o seu vídeo.

Teste e treine o equipamento

Assim como visitar o local de filmagem, também é muito importante que você teste o equipamento e treine a sua pilotagem antes da gravação oficial.

Os drones podem não ser equipamentos tão simples de controlar como parecem, por isso tenha em mente que a prática leva à perfeição.

Entenda como ele funciona, melhore as suas habilidades e evite possíveis falhas na hora da gravação com um simples teste.

Use e abuse dos diferentes movimentos

Aqui, a dica é explorar todas as possibilidades que um drone te oferece. Movimentos com diferentes eixos ou até mesmo com técnicas laterais vão te proporcionar uma diversidade de imagens aéreas em ângulos incríveis para selecionar depois no pós-produção.

Estes são alguns dos principais movimentos com drone que você pode explorar:

  • Movimentos de dois eixos: levar o drone para trás e para baixo, de forma suave e ao mesmo tempo;
  • Movimentos laterais: levar o drone para frente e para trás, para pegar mais detalhes do ambiente;
  • Movimento órbita: comandar o drone para esquerda e direita* no controle (na lógica dos movimentos laterais), levando o equipamento na direção oposta do objeto de filmagem, para dar o efeito de que o drone está parado e captando a imagem em movimentos circulares.

*Calma, basta observar o seu controle e seguir as orientações sinalizadas sobre os comandos, beleza?

Resumindo: não fique só no óbvio. Vá para cima e para baixo, do horizontal para o vertical, para frente ou para trás… Misture os movimentos e use tudo!

Cuidado com o vento

Isso é muito importante. Por mais que os drones tenham uma estabilidade boa naturalmente, dependendo da velocidade dos ventos as suas imagens podem ficar tremidas.

Então, verifique os dados meteorológicos e, se no dia a previsão for de uma ventania de mais de 30 km/h, é melhor adiar a gravação.

É possível corrigir a estabilidade das imagens em programas como o After Effects, a partir do Estabilizador de Distorção. Mas, por que ter mais trabalho no pós-produção se você já pode facilitar muita coisa na hora da filmagem, certo?

6 melhores editores de vídeos da atualidade

Confira a previsão do tempo

Além de consultar a meteorologia para ver a questão dos ventos, também é importante que você confira a previsão do tempo.

O cenário ideal para gravar vídeos com drones são dias com céus limpos, sem nuvens carregadas, névoas ou possibilidade de chuva.

Explore os momentos mais lindos do dia

Quer deixar as suas imagens super bonitas e incríveis, parecendo de um filme? Então aí vai uma boa dica: explore os melhores momentos do dia.

E quais são? Nascer e pôr do Sol — períodos conhecidos como golden hour (hora de ouro).

A luz natural nesses momentos destaca as cores da paisagem e deixa as sombras dos ambientes mais fortes e marcadas, o que causa um impacto instantâneo e deixa o cenário bem mais bonito na filmagem com o drone.

Ah, e outra coisa: não esqueça nenhum outro equipamento na hora da gravação, ok? Para ficar mais fácil de lembrar, preparamos um checklist para gravar vídeos. Clique aqui e baixe grátis agora mesmo!

LP Imagens Aéreas: Obtenha cenas belíssimas para sua produção audiovisual

cenas-aereas

Você também vai gostar de ler

aulas-em-video-astronautas-produtora-de-filmes

30.09.2019 | Vídeos - dicas

EAD: O que é indispensável para produzir aulas em vídeo

Autonomia de tempo é um dos valores mais presentes do mundo atual e que tem exigido das instituições educacionais uma nova forma de compartilhar conhecimento.

Saiba Mais
video-marketing-astronautas-produtora-de-filmes

21.08.2019 | Vídeos - dicas

Vídeo Marketing: como analisar resultados corretamente?

Como saber se a minha campanha de vídeo marketing foi realmente efetiva?

Saiba Mais
videos-animados-para-empresas-astronautas

08.08.2019 | Video Corporativo | Vídeos - dicas

Vídeos animados para empresas: quando usar?

Mais uma vez, a história se repete: quando se começa a usar vídeos animados na comunicação e no marketing de uma empresa...

Saiba Mais