A história do Audiovisual (Antigamente)

13/05/2017 | Cinema

A história do Audiovisual (Antigamente)

A junção entre vídeo e áudio tem acompanhado a história da humanidade há quase um século.

Para se ter uma ideia, o termo audiovisual vem das expressões latinas “audire” (ouvir) e “videre” (ver), o que significa a junção de vídeo e áudio em produtos midiáticos. Basicamente, podemos dizer que é um vídeo com som.

Por mais que a história já tenha nos proporcionado imagens em movimento há quase 200 anos, a junção entre o ver e o ouvir é bem mais recente, datando de meados da década de 1930. Foi nessa época que o cinema norte-americano deixou de ser mudo e passou a ser falado — ou seja, os filmes não tinham mais apenas uma música ambiente, mas o real áudio pronunciado pelos atores e reproduzido junto à película.

Desde então, o audiovisual foi se desenvolvendo tecnologicamente e apresenta constantes evoluções até os dias de hoje, em que os avanços não param de acontecer.

Neste artigo você conhecerá alguns dos marcos históricos na “caminhada” do audiovisual até os nossos dias de hoje. Acompanhe!

História do audiovisual

1927: primeiro filme falado

Em 1927 foi lançado o primeiro filme de acesso ao grande público que era verdadeiramente falado, ou seja, tinha o áudio atrelado à imagem que era executada na sala de cinema. Por mais que alguns experimentos tenham sido feitos anteriormente nos Estados Unidos, The Jazz Singer (O Cantor de Jazz, em tradução literal) foi o primeiro filme falado produzido em larga escala.

Apesar do considerável avanço em relação às tentativas experimentais anteriores, os cinemas tinham grande dificuldade para sincronizar o áudio e o vídeo do filme na hora da execução.

1935: cinema colorido

Desde antes dessa época, a empresa americana Technicolor já investia há alguns anos no desenvolvimento de tecnologias que pudessem fazer filmes coloridos. Foi então que, na década de 1930, a empresa conseguiu.

Mas, na verdade, os filmes não eram verdadeiramente coloridos.

O que acontecia é que eram impressas sobre a mesma película três camadas de cores — uma verde, uma vermelha e uma preta — que, ao serem mescladas, conseguiam gerar uma paleta de algumas dezenas de cores. Apesar das limitações, muitos cineastas e estúdios conseguiram usar estes filmes da Technicolor com maestria.

1950: chegada da televisão ao Brasil

Assis Chateaubriand, proprietário de uma mega rede de comunicação chamada Diários Associados, fundou a TV Tupi de São Paulo e trouxe para o Brasil o primeiro sinal de Televisão. A programação era em preto e branco e os canais eram bastante instáveis, mas foi com esse acontecimento que nasceu a TV Brasileira.

Décadas de 1950 e 1960: câmeras portáteis

Câmeras portáteis de 8mm e 16mm começaram a se popularizar no mercado, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Desde então, cada vez mais as pessoas “comuns” produzem seus próprios vídeos caseiros ou amadores para os fins que julgam necessários.

1970: primeira transmissão a cores no Brasil

No ano de 1970, a Televisão colorida foi introduzida ao mercado brasileiro. Um dos primeiros e mais relevantes eventos transmitidos em cor para toda a rede nacional foi a Copa do Mundo do México, quando o Brasil conquistou o tricampeonato com Pelé, Tostão e os demais jogadores dessa seleção.

2005: criação do YouTube

Damos um salto de mais de 30 anos na história para tratar de um dos acontecimentos que mais modificou a realidade do audiovisual em todo o mundo: a fundação do Youtube. Desde 2005, pessoas do mundo todo podem publicar na internet seus vídeos em um único lugar dedicado a eles com acesso mundial, modificando a forma de se pensar e de se fazer audiovisual.

É interessante conhecer a história do audiovisual e entender como surgiram coisas que, hoje, são tão comuns para a gente, certo?

Agora, com certeza você pode dividir o que aprendeu com um amigo e bater aquele papo sobre cinema, o que acha?

 

 

Você também vai gostar de ler

chroma-key-astronautas-produtora-de-filmes

26.02.2017 | Cinema | TV WEB

Tudo que você precisa saber sobre um estúdio Chroma Key

Quando se fala em produzir conteúdo audiovisual, existem dois percalços que costumam ser obstáculos para empresas.

Saiba Mais
video-institucional-astronautas-produtora-de-filmes-1

26.02.2017 | Cinema | MARKETING DIGITAL | TV WEB

Segredos para produzir um vídeo institucional que eternamente será lembrado

Qual é o propósito do seu vídeo? Você precisa apresentar um novo produto?

Saiba Mais
storytelling-astronautas-produtora-de-filmes

13.01.2017 | Cinema | Publicidade

Storytelling: o que é e como pode ajudar seu negócio

A arte de contar histórias, mais do que isso, histórias que envolvem o espectador:

Saiba Mais