Sonoplastia: Como utilizar corretamente nos vídeos

Como usar a sonoplastia para melhorar os seus vídeos

18/05/2020 | Cinema | Vídeos - dicas

Sonoplastia: Como utilizar corretamente nos vídeos

Sonoplastia é o processo de criar, captar e manipular sons a fim de produzir efeitos sonoros para vídeos, filmes, teatro, rádio e outros.

Já imaginou os grandes clássicos do cinema sem os efeitos sonoros que transmitem a experiência sensorial de cada cena? Game of Thrones sem os sons penetrantes de urros de dragões, Piratas do Caribe sem ventos uivantes e tempestades, Star Wars sem o “barulhinho” do sabre de luz…

Em resumo, a sonoplastia dá vida às cenas e transforma um episódio corriqueiro em um momento épico. Porém, a técnica vai muito além de sua função hiperbólica. A sonoplastia é utilizada também para conferir um tom de “realidade” ao recriar sons naturais do dia a dia, como o barulho de passos no asfalto, uma pessoa batendo à porta ou objetos se quebrando, por exemplo. 

Nesse artigo vamos te explicar por que você deveria usar a sonoplastia para melhorar a qualidade dos seus vídeos e como fazê-lo. Vamos lá!

Por que utilizar sonoplastia?

Na hora da gravação de um vídeo, a preocupação principal é a captação de imagens.

Obviamente, com uma equipe bem preparada e equipamentos disponíveis, é possível captar áudio de boa qualidade ao mesmo tempo em que se gravam as imagens.

No entanto, muitas vezes esses sons captados na hora não são suficientes para criar as sensações desejadas em quem assiste. 

Ou seja, ao produzir um conteúdo em vídeo, espera-se que o espectador “entre” na cena e se sinta parte da história.

A sonoplastia é uma das maiores responsáveis por despertar os sentidos e emoções necessários para que esse tipo de reação aconteça. Ou seja, por mais bonita ou bem ensaiada que seja uma cena, sem uma música de fundo ou o som da chuva do lado de fora, não vai emocionar. 

É por isso que efeitos de sonoplastia pode e devem ser utilizados em qualquer produção de vídeo!

O sonoplasta

O termo sonoplastia é uma adaptação brasileira do original, em inglês, “foley” — uma homenagem ao criador dessa técnica, Jack Foley. Apesar dos nomes diferentes, o significado e a função são os mesmos.

Na indústria do cinema, existem profissionais treinados que exercem exclusivamente a função de criar a sonoplastia dos filmes.

Em resumo, esse profissional é chamado de sonoplasta no Brasil, ou “foley artist” no exterior. 

O sonoplasta tem a liberdade para utilizar qualquer objeto ou mecanismo que achar apropriado para conseguir o som que deseja. Para te inspirar, veja no vídeo abaixo, como trabalha um dos mais famosos sonoplastas da indústria americana. 

Cuidado com os direitos autorais

Uma coisa importante que você precisa observar na hora de utilizar música nos vídeos são os direitos autorais.

Ou seja, ter conhecimento sobre essa questão é essencial por que você certamente não quer que o YouTube remova o seu vídeo devido à violação dos direitos de autor, não é mesmo?

Imagina depois de ter trabalhado arduamente no seu vídeo, você ser barrado nos direitos autorais?

Felizmente, existem algumas fontes confiáveis que oferecem músicas perfeitas sem direitos de autor para vídeos do YouTube.

E se você cria vídeos online e está em busca de músicas sem direitos de autor para os seus vídeos?

Em resumo, é evidente que um vídeo deve ter uma banda sonora perfeita para se tornar numa obra-prima, contudo é essencial garantir que esta seja sem direitos de autor.

O que significa “sem direitos de autor”?

‘Sem direitos de autor’ não significa que o artista abriu mão à propriedade da sua música, e sim que apenas que a licenciou para outros poderem usar livremente.

As licenças têm sempre termos e condições mas estas não devem afetar a sua liberdade para usar as músicas sem direitos de autor no seu vlog.

A condição mais comum na utilização de músicas sem direitos de autor é que você deve dar o devido crédito ao artista, o que pode ser tão simples como incluir uma nota ‘música por’ na descrição do seu vídeo.

Devido às músicas sem direitos de autor ainda estarem sob reivindicação, o YouTube poderá sinalizar ocasionalmente o seu vídeo, de tal forma que esteja usando músicas com a devida permissão.

O sistema de sinalização do YouTube é automatizado e suscetível a erro. Se o seu vídeo for incorretamente sinalizado, pode apresentar uma disputa ao YouTube para voltar a autorizar o seu vídeo.

Como fazer?

Sonoplastia não é algo tão complicado quanto parece. Ou seja, apesar dos grandes estúdios de gravação e dos profissionais exclusivos, é possível criar efeitos sonoros para seus vídeos com muito menos e ainda obter resultados bastante satisfatórios. 

Para começar a utilizar a sonoplastia em suas produções, identifique, além do diálogo, os sons que poderiam ser acrescentados para dar mais vida ao seu conteúdo.

Feito isso, o resto é criatividade! Teste os sons dos materiais antes e descubra, entretanto, qual funciona melhor para a sua cena. 

Além disso, você vai precisar de equipamentos, claro. Só um microfone e um computador com software de edição de áudio são suficientes na maioria dos casos. Quanto mais você puder investir em equipamentos de ponta e isolamento acústico melhor.

No entanto, se ainda não tiver conhecimento sobre edição de áudio, vale à pena gastar um tempo para aprender a utilizar seu editor de áudio com fluidez. 

Não se esqueça da trilha sonora! Essa é uma parte fundamental da sonoplastia e vai dar um toque a mais de emoção nos seus vídeos. 

Nós da Astronautas Filmes temos quase 10 anos de experiência em produção de vídeos e sonoplastia. Confira nosso PORTFÓLIO

Se quiser tomar um café com a gente e conversar sobre os seus projetos, CLIQUE AQUI para agendar um horário. 

 

Leia também: 

MELHORES PROGRAMAS PARA EDIÇÃO DE ÁUDIO

EDIÇÃO DE VÍDEO: OS PROGRAMAS MAIS UTILIZADOS

EDIÇÃO DE VÍDEO: DICAS DE ESPECIALISTAS

Você também vai gostar de ler