Edição de vídeo: Confira dicas de especialistas e os melhores editores

Edição de vídeo

16/04/2020 | Notícias

Edição de vídeo: Confira dicas de especialistas e os melhores editores

Edição de vídeo bem feita é meio caminho para ter vídeos criativos e bem produzidos da sua empresa para poder impulsionar a sua estratégia de marketing. Mas sabemos que essa tarefa não é tão fácil assim, certo?

Por isso, decidimos te ajudar nessa missão: daremos dicas profissionais de como fazer uma edição de vídeo de qualidade para gerar resultados incríveis para a sua marca.

Vem com a gente!

Defina a sua intenção com a edição de vídeo

Questione-se: “o que eu quero que as pessoas sintam vendo esse vídeo?”, “o que eu posso fazer para que o público não perca o interesse no meio do material?”, “de que forma esse vídeo vai ser capaz de levar as pessoas até o meu produto?”.

Responder a essas perguntas será determinante para iniciar a produção e, é claro, a edição do seu vídeo. 

Quando a intenção é definida, o processo criativo traz melhores resultados, tanto de qualidade na produção quanto no impacto causado no público. 

Escolha um bom programa de edição de vídeo

Em seguida, pesquise o programa de edição de vídeo ideal para o seu projeto. 

Apesar de encontrar bons programas de edição de vídeo gratuitos (como o Windows Live Movie Maker e o iMovie), tudo depende do seu plano para o vídeo.

Sabendo quais são suas intenções, você pode buscar programas que te proporcionam as ferramentas adequadas para a sua adaptação e, assim, obterá melhores resultados.

Como referência, aqui na Astronautas, nós utilizamos o Premiere Pro, After Effects, Photoshop, Illustrator, Audition, Davinci Resolve, Logic Pro X, RX Izotope, Melodyne, Reaper e Cinema 4D.

Confira alguns:

Premiere

O Premire é conhecido por ser um programa robusto e completo que oferece diferentes recursos de edição para seus vídeos.

Ele pode ser bastante complicado de utilizar a princípio, mas com um pouco de estudo, você se acostuma a seus atalhos, recursos e tudo mais.

O Premiere pode ser utilizado tanto no PC quanto no Mac, mas é gratuito apenas por 30 dias.

After Effects

O After Effects é um programa do pacote Adobe – assim como o Premiere – e é excelente para quem quer produzir animações ou efeitos especiais para adicionar à seus vídeos.

Ele é um software profissional e, como tal, é mais indicado para quem tem um conhecimento maior em edição de vídeo.

Avid

O Avid, com o Media Composer é um programa completo para profissionais em edição de vídeos, que precisam de recursos avançados. O programa é utilizado por grandes emissoras e por produções cinematográficas e, além dos recursos de vídeo, oferece o Pro Tools, para ajustes finos de som.

O Avid possui um período de teste gratuito de 30 dias e depois deve ser adquirido por $49,99. Ele pode ser usado tanto em PCs quanto em Macs.

Final Cut

O Final Cut também é uma ferramenta profissional, exclusiva para Mac, que conta com diversos recursos de edição para deixar seus filmes profissionais.

Comparado com o Premiere e o Sony Vegas, o Final Cut possui uma interface mais simples e intuitiva, mas, tecnicamente, está bem equilibrado com os dois, sendo usado também em grandes produções.

O Final Cut só é gratuito por 30 dias. Depois disso, é necessário comprar uma licença para continuar usando o editor de vídeos.

Da Vinci

O Da Vinci Resolce é um programa de edição de vídeo gratuito e muito similar às versões pagas DaVince Resolve Studio e Advanced. Ele também oferece mais recursos, como um software profissional e pode intimidar usuários sem muita experiência por sua interface pouco intuitiva e comandos mais complexos.

Um dos destaques do DaVince Resolve 12 é quanto a correção de cor, para a qual o software apresenta uma solução bem completa.

HitFilm

O HitFilm Xpress é um software de nível profissional que pode ser uma boa alternativa ao popular Premiere, apesar de um pouco menos completo.

O HitFilm oferece muitos recursos em termos de edição e ainda possibilita que o usuário instale plug-ins com novas ferramentas.

O software pode ser utilizado de forma gratuita, mas em troca, pede que o usuário faça uma publicação automática sobre o produto em suas redes sociais.

Sony Vegas

O Sony Vegas assim como o Premiere, é um programa profissional para edição de vídeo, que oferece recursos para que você crie desde vídeos simples a produções dignas de Hollywood (é sério).

Como um programa completo e robusto, ele pode ser complicado de decifrar a princípio, mas é bem tranquilo quando você pega alguma prática.

O Sony Vegas também é gratuito para testes por 30 dias.

Wondershare

Apesar de ter uma interface bem parecida com a do Adobe Premiere, que é um software profissional, o Wondershare é muito mais simples de usar.

Em contrapartida, ele também é mais limitado em termos de recursos e ferramentas de edição, mas atende perfeitamente caso você precise apenas de fazer ajustes básicos, como cortar, inserir músicas e outros efeitos simples.

Esse programa também só é grátis por um período, para teste. Depois é preciso pagar para continuar usando.

Pinnacle

Pinnacle é um editor de vídeos bastante completo e oferece recursos diversos para que você edite seus materiais de forma mais rápida e intuitiva.

Nesse programa você conta com diversos modelos pré-configurados de vídeo que podem ajudar muito caso você não tenha tanta familiaridade com edição.

Apesar de ser um programa com muitos recursos, ele possui uma interface mais intuitiva e simples do que editores profissionais.

Vale lembrar que o programa só é gratuito por 15 dias e na versão de testes bloqueia algumas ferramentas.

 

Saiba mais: 6 melhores editores de vídeos da atualidade

Faça os cortes adequadamente na edição de vídeo

Cortar e colocar os takes em ordem pode ser uma etapa que exige muita atenção e paciência. Então não se apresse: saiba que, para obter um melhor resultado, é necessário tirar todas as “gordurinhas” desnecessárias e focar no que é pertinente.

Posicionar os takes em ordem aleatória sem ter determinado seu objetivo previamente não surtirá muito efeito. Como nós te falamos na primeira dica: tenha tudo planejado. Assim facilita o trabalho e você já saberá exatamente o que deve (ou não) ser colocado no seu vídeo.

Tenha em mente que, por mais que existam algumas cenas extras legais, se elas não fizerem parte do plano do seu plano inicial, poderão acabar atrapalhando e tirando o foco do público da intenção verdadeira. 

Invista em efeitos sonoros na edição de vídeo que tenham a ver com o seu conteúdo

Para conseguir causar o impacto desejado, a parte visual não deve ser a única priorizada. Quando você produz um vídeo, o áudio com qualidade também é um fator que deve ser visto com muita atenção.

Por exemplo, você está produzindo um vídeo mais alegre?

Então busque efeitos sonoros animados, músicas divertidas e que tenham a ver com a situação proposta e com os personagens envolvidos. Em outras palavras: procure efeitos e trilhas que complementem a parte visual.

Dentro dos programas de edição, existem opções de efeitos sonoros mais genéricos para agregar ao seu vídeo. Além disso, na Internet você pode encontrar acervos gratuitos de efeitos e trilhas sonoras, como: BBC Sound Effects, 99Sounds e o FreeSound.

É importante se atentar, também, aos direitos autorais. Saiba como evitar problemas de direitos autorais em vídeos aqui.

Não sabe onde editar seus áudios? Então, leia também:

Melhores programas para editar o seu áudio

Exporte corretamente depois da edição de vídeo

Nessa etapa, você já deve ter determinado o canal em que seu vídeo será postado e os formatos aceitos pela plataforma. 

De maneira geral, tente exportar o vídeo no formato em que ele foi gravado. Assim ele pode preservar ainda mais a qualidade. 

E não perca tempo: não precisa exportar o material em uma qualidade superior à suportada pela plataforma em que divulgará o vídeo. Lembre-se: quanto mais alta a qualidade, mais tempo levará a renderização e exportação.

Pense nos canais em que o vídeo será distribuído

Primeiro: é um material feito apenas para uma plataforma? Ou você pretende usá-lo em canais diferentes?

Dependendo das respostas, o processo pode ficar mais demorado. Isso porque, cada plataforma tem características próprias e a sua edição de vídeo precisará se adaptar a elas. 

Se for divulgado em redes sociais, por exemplo, as regras serão diferentes pra cada uma: seja no no Instagram (stories, feed ou IGTV), no Facebook, no Youtube, ou outros.

Talvez você precise fazer mais de uma edição para se adequar às variações de cada meio de divulgação. Esse esforço demonstrará o profissionalismo da sua marca e o compromisso em levar conteúdo de qualidade ao seu público.

Não sei se você já sabe, mas nós da Astronautas podemos te ajudar em todo o processo criativo, na pré-produção, produção e edição do seu vídeo. Possui interesse? Entre em contato e faça seu orçamento sem compromisso.

Pronto, agora é só começar a produzir! Para não te deixar na mão, vamos colocar aqui embaixo alguns artigos que podem te ajudar ainda mais nesse processo, confira: 

Leia mais aqui no Blog:

Você também vai gostar de ler