Edição de vídeo: dicas de especialistas

edicao-de-video-astronautas-produtora-de-filmes

04/09/2019 | Notícias

Edição de vídeo: dicas de especialistas

Ter vídeos criativos e bem produzidos da sua empresa pode impulsionar a sua estratégia de marketing. Mas sabemos que essa tarefa não é tão fácil assim, certo? Por isso, decidimos te ajudar nessa missão: daremos dicas profissionais de como fazer uma edição de vídeo de qualidade para gerar resultados incríveis para a sua marca.

Vem com a gente!

Defina a sua intenção com a edição de vídeo

Questione-se: “o que eu quero que as pessoas sintam vendo esse vídeo?”, “o que eu posso fazer para que o público não perca o interesse no meio do material?”, “de que forma esse vídeo vai ser capaz de levar as pessoas até o meu produto?”. Responder a essas perguntas será determinante para iniciar a produção e, é claro, a edição do seu vídeo. 

Quando a intenção é definida, o processo criativo traz melhores resultados, tanto de qualidade na produção quanto no impacto causado no público. 

Escolha um bom programa de edição

Em seguida, pesquise o programa de edição de vídeo ideal para o seu projeto. 

Apesar de encontrar bons programas de edição de vídeo gratuitos (como o Windows Live Movie Maker e o iMovie), tudo depende do seu plano para o vídeo. Sabendo quais são suas intenções, você pode buscar programas que te proporcionam as ferramentas adequadas para a sua adaptação e, assim, obterá melhores resultados.

Como referência, aqui na Astronautas, nós utilizamos o Premiere Pro, After Effects, Photoshop, Illustrator, Audition, Davinci Resolve, Logic Pro X, RX Izotope, Melodyne, Reaper e Cinema 4D.

Saiba mais: 6 melhores editores de vídeos da atualidade

Faça os cortes adequadamente

Cortar e colocar os takes em ordem pode ser uma etapa que exige muita atenção e paciência. Então não se apresse: saiba que, para obter um melhor resultado, é necessário tirar todas as “gordurinhas” desnecessárias e focar no que é pertinente.

Posicionar os takes em ordem aleatória sem ter determinado seu objetivo previamente não surtirá muito efeito. Como nós te falamos na primeira dica: tenha tudo planejado. Assim facilita o trabalho e você já saberá exatamente o que deve (ou não) ser colocado no seu vídeo.

Tenha em mente que, por mais que existam algumas cenas extras legais, se elas não fizerem parte do plano do seu plano inicial, poderão acabar atrapalhando e tirando o foco do público da intenção verdadeira. 

Invista em efeitos sonoros que tenham a ver com o seu conteúdo

Para conseguir causar o impacto desejado, a parte visual não deve ser a única priorizada. Quando você produz um vídeo, o áudio com qualidade também é um fator que deve ser visto com muita atenção.

Por exemplo, você está produzindo um vídeo mais alegre? Então busque efeitos sonoros animados, músicas divertidas e que tenham a ver com a situação proposta e com os personagens envolvidos. Em outras palavras: procure efeitos e trilhas que complementem a parte visual.

Dentro dos programas de edição, existem opções de efeitos sonoros mais genéricos para agregar ao seu vídeo. Além disso, na Internet você pode encontrar acervos gratuitos de efeitos e trilhas sonoras, como: BBC Sound Effects, 99Sounds e o FreeSound.

É importante se atentar, também, aos direitos autorais. Saiba como evitar problemas de direitos autorais em vídeos aqui.

Não sabe onde editar seus áudios? Então, leia também:

Melhores programas para editar o seu áudio

Exporte o vídeo corretamente

Nessa etapa, você já deve ter determinado o canal em que seu vídeo será postado e os formatos aceitos pela plataforma. 

De maneira geral, tente exportar o vídeo no formato em que ele foi gravado. Assim ele pode preservar ainda mais a qualidade. 

E não perca tempo: não precisa exportar o material em uma qualidade superior à suportada pela plataforma em que divulgará o vídeo. Lembre-se: quanto mais alta a qualidade, mais tempo levará a renderização e exportação.

Pense nos canais em que o vídeo será distribuído

Primeiro: é um material feito apenas para uma plataforma? Ou você pretende usá-lo em canais diferentes?

Dependendo das respostas, o processo pode ficar mais demorado. Isso porque, cada plataforma tem características próprias e a sua edição de vídeo precisará se adaptar a elas. 

Se for divulgado em redes sociais, por exemplo, as regras serão diferentes pra cada uma: seja no no Instagram (stories, feed ou IGTV), no Facebook, no Youtube, ou outros.

Talvez você precise fazer mais de uma edição para se adequar às variações de cada meio de divulgação. Esse esforço demonstrará o profissionalismo da sua marca e o compromisso em levar conteúdo de qualidade ao seu público.

Não sei se você já sabe, mas nós da Astronautas podemos te ajudar em todo o processo criativo, na pré-produção, produção e edição do seu vídeo. Possui interesse? Entre em contato e faça seu orçamento sem compromisso.

Pronto, agora é só começar a produzir! Para não te deixar na mão, vamos colocar aqui embaixo alguns artigos que podem te ajudar ainda mais nesse processo, confira: 

 

 

 

Você também vai gostar de ler