Vídeo nos Stories: aprenda a utilizar a ferramenta a seu favor

video-nos-stories-aprenda-a-utilizar-a-ferramenta-a-seu-favor

24/07/2019 | Vídeos - dicas

Vídeo nos Stories: aprenda a utilizar a ferramenta a seu favor

Se você chegou até aqui achando que os stories só existem no Instagram, garantimos que você precisa ainda mais deste conteúdo. Isso porque a ferramenta está cada vez mais presente em outras grandes redes sociais (Facebook, WhatsApp, Youtube) e saber utilizá-la bem é uma excelente oportunidade de negócio para qualquer um que está envolvido com marketing. Principalmente quando falamos de vídeo nos stories.

Por que vídeos? Simples: 40% dos stories mais vistos no mundo todo são conteúdos em vídeo, de acordo Silvia Ramazotti, a própria gerente de produtos do Instagram (onde surgiu a ferramenta).

Por isso, separamos neste conteúdo as ações envolvendo vídeo nos stories que dão mais certo para que possa aplicar o mais rápido possível nas suas campanhas e estratégias.

Leia até o final e não deixe passar dica alguma.

Como fazer vídeo nos stories? Confira as ações que dão mais resultados e aplique já!

Aproveite o comportamento natural do público

Aqui, vale a pena olhar para o seu próprio comportamento ao assistir aos stories. Por exemplo: você, com certeza, passa muitos stories rapidamente quando não te interessam ou quando não tem tempo, certo? Fica clicando no canto direito da tela até achar algum que te chame a atenção, acertamos?

Agora, já pensou em aproveitar esse tipo de comportamento e usar a seu favor nos stories em vídeo?

Vídeo nos Stories 1Vídeo nos Stories AstronautasVídeo nos Stories 2

É isso que é ser criativo!

Esse tipo de ação cria experiências legais e interativas com os usuários, faz com que eles vejam várias vezes o mesmo stories e, consequentemente, coloca o número de visualizações da marca lá em cima.

Coloque legenda e texto nos seus vídeos para atrair atenção

Se você quer que a audiência preste atenção no conteúdo do seu vídeo, adicione legendas e textos como um spoiler do que se trata aquele o material.

Muitas vezes, os usuários passam stories simplesmente porque não fazem ideia de que o conteúdo do vídeo que está ali é interessante para eles. 

No caso de vídeos com áudios, a falta de fone de ouvido também pode ser um fator problemático para quem não puder ligar o áudio no ambiente em que está.

Vídeo nos Stories Astronautas 1

Inserindo legenda, portanto, você vai aumentar a retenção naquele stories em vídeo e, com certeza, aumentar as chances de que a campanha seja efetiva e aquele conteúdo não tenha sido inútil, nem dinheiro jogado fora para a empresa ou para o cliente.

Já falamos sobre isso neste artigo aqui. Confira: Anúncios de vídeo no Facebook e Instagram: 8 erros que você não deve cometer

Ninguém tem tempo pra blá blá blá. Faça vídeos diretos e objetivos

Você tem que ter em mente que os stories são uma ferramenta cada vez mais utilizada e, com isso, a concorrência é grande! 

As pessoas só vão ver aquilo que é realmente interessante para elas e que, principalmente, não ocupem muito do seu tempo nem as enrolem demais.

Então, o segredo é criar vídeos que sejam diretos, objetivos e claros na mensagem que quer passar

Isso vai fazer com que a marca seja mais transparente e sincera aos olhos do público, algo que com certeza já deve ter percebido o quanto é importante no dia a dia do seu trabalho.

Isso não significa que você deve fazer vídeos superficiais e sem conteúdo. Uma boa dica é abusar do Storytelling.

Chame a atenção do público logo no primeiro segundo!

Vídeos nos stories devem ser curtos e breves, já que a ferramenta permite que um stories tenha, no máximo, 20 segundos. 

Claro que você pode fazer uma sequência de stories em vídeo. Mas, mesmo assim, o tempo é menor se comparado a outros meios, como um vídeo no feed ou até mesmo de um comercial na TV.

Então, busque sempre chamar a atenção do usuário já no primeiro segundo. Não contextualize demais nem enrole para falar o que quer. Coloque a chamada e a mensagem principal logo no início e mostre que aquele conteúdo é de valor para o seu público, instigando-o a assistir ao stories até o final.

Invista no “Ao Vivo”

O conteúdo ao vivo é uma das ações que, sem dúvidas, têm dado mais resultados para as marcas nos stories.

Isso porque, sempre que um perfil inicia uma transmissão ao vivo no Instagram, por exemplo, todos os seus seguidores recebem uma notificação no celular na hora, o que aumenta a adesão, o alcance e a entrega do conteúdo.

Além disso, as lives também permitem que o usuário interaja em tempo real com a marca, gerando mais engajamento no perfil.

Qual a melhor plataforma para fazer transmissões ao vivo? Descubra aqui.

O que fazer em transmissões ao vivo? Lives para tirar as principais dúvidas dos seus seguidores, a cobertura de um evento especial, entrevistas, aulas/palestras, anúncios e lançamentos, ou qualquer outro conteúdo exclusivo.

Promova e anuncie os seus vídeos no stories

Ao anunciar os seus vídeos nos stories, você faz com que o seu conteúdo apareça entre um stories e outro da própria interface do usuário, fazendo com que consiga altas taxas de visualização.

Tenha em mente que o uso do stories vai ultrapassar o do feed de notícias em breve, como já anunciou o Facebook. Então, se tem um lugar que você deve anunciar o seu vídeo, é nos stories.

Para criar um anúncio nos stories do Instagram, por exemplo, basta ir no Gerenciador de Anúncios do Facebook > Criar Anúncio > Alcance > escolher a página e o público-alvo > Editar Posicionamento > Instagram > Histórias > Formato > Vídeo.

Aproveite e leia este artigo também: Onde divulgar minha campanha de vídeo?

Dicas de conteúdos para fazer vídeos nos stories

  • Faça tutoriais rápidos, pois são conteúdos práticos e que ajudam melhor os usuários em problemas ou questões do dia a dia. Por isso, costumam gerar mais visualizações e engajamento;
  • Mostre os bastidores de uma campanha ou o dia a dia da empresa, pois é um tipo de conteúdo que atiça a curiosidade do usuário, aumentando as visualizações, além de criar mais proximidade com a audiência;
  • Crie vídeos com demonstrações de produtos e/ou serviços, pois vai entregar ao usuário uma das coisas que ele mais quer ver: a sua marca em ação.

Mas cuidado: não exagere na quantidade de vídeos!

O principal aqui é lembrar que vídeo é um tipo de conteúdo que demora mais para carregar nos stories, especialmente se o usuário não estiver com uma boa conexão de internet. Então, seja mais estratégico e não encha os seus stories com vídeos, ok?

Referências de marcas que utilizam bem o vídeo nos stories e alcançam excelentes resultados

The Guardian

Esse jornal britânico pegou um tema que estava em alta, relacionado com a marca, e misturou com um recurso dos stories.

Semanalmente, desde que a questão das fake news ficou em alta, o The Guardian faz um quadro nos stories chamado “Fake or For Real”, com uma de suas repórteres dizendo se algumas notícias que saíram eram realmente verdadeiras ou falsas.

Isso depois que os seguidores respondiam a uma enquete simples para dizer se achavam que aqueles fatos eram fakes ou reais.

Resultado: o quadro tem em torno de 50.000 visualizações por semana.

Nike

O que acha de usar os stories para divulgar o vídeo de uma campanha lançando um serviço/produto novo? Foi o que a Nike fez.

E, olha que curioso: o lançamento de uma nova coleção da Jumpman 23 (marca deles associada com o Michael Jordan) coincidiu com o dia que os stories começaram a funcionar no Instagram, em agosto de 2016.

Então, decidiram divulgar os vídeos de lançamento desse novo produto por lá também.

Resultado: alcançaram aproximadamente 800.000 visualizações no stories do vídeo (sendo 200.000 apenas nas primeiras três horas), isso tudo em 24 horas e ainda no primeiro dia de funcionamento da marca. Imagina o resultado de uma ação dessas hoje, certo?

Atenção: vídeo no stories não pode ser feito de qualquer jeito. É necessário ir além para conseguir resultados realmente efetivos!

Como já falamos, a concorrência nos stories é alta e cada vez mais marcas estão utilizando dessa ferramenta para atingir resultados com suas estratégias. 

Você, então, precisará se esforçar para se destacar nessa produção de conteúdo.

Os riscos de uma produção de vídeos amadora.

O que vale destacar é que, assim como qualquer outro formato de vídeo, a estratégia de vídeos para stories precisa de planejamento, roteiro e edição, além de uma boa imagem para que o resultado seja impactante, chame a atenção do público e, principalmente, consiga transmitir a sua mensagem e fazer com que o objetivo da campanha seja atingido com sucesso.

O que acha de contar com profissionais especialistas em vídeo para potencializar as suas estratégias digitais e ir além do que todos estão fazendo? Agende uma conversa com a Astronautas aqui, sem compromisso, e vamos discutir a sua ideia!

Vale lembrar, também, que cada vez mais o próprio universo digital está dando maior atenção e aumentando as entregas de conteúdos em vídeo. Tanto que o Instagram criou um recurso exclusivo para isso, o IGTV.

Saiba mais em: IGTV, entenda mais sobre essa nova plataforma do Instagram.

Aproveite as dicas desse conteúdo e avance em suas estratégias digitais, ok?

Leia também:

 

cta astronautas nós decolamos o seu negócio solicitar orçamento

Solicite o orçamento do seu vídeo agora mesmo, sem compromisso

Você também vai gostar de ler

aulas-em-video-astronautas-produtora-de-filmes

30.09.2019 | Vídeos - dicas

EAD: O que é indispensável para produzir aulas em vídeo

Autonomia de tempo é um dos valores mais presentes do mundo atual e que tem exigido das instituições educacionais uma nova forma de compartilhar conhecimento.

Saiba Mais