Qual o futuro da publicidade? Acompanhe as tendências e direcione suas estratégias!

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10/07/2019 | Publicidade

Qual o futuro da publicidade? Acompanhe as tendências e direcione suas estratégias!

Não importa se for um dono/sócio de agência, um publicitário/comunicador, ou simplesmente um estudante curioso da área. Você vai conhecer aqui as principais tendências da publicidade para os próximos anos, com base em dados e estatísticas.

Por ser uma área criativa, todos os dias surgem novas estratégias e inovações com alto potencial para o crescimento de marcas.

Agora, o que você pode fazer para não ficar para trás? Continue lendo este artigo e saiba como direcionar as suas estratégias para o futuro da publicidade!

Spoiler: o meio digital é, sim, a grande tendência. O segredo está em como usá-lo.

Confira!

Principais tendências da publicidade para os próximos anos

Aposta em micro e pequenos influenciadores digitais

Não é preciso gastar a verba de um cliente ou de uma empresa apenas com grandes celebridades ou influenciadores para ter bons resultados com as campanhas.

Especialmente para campanhas segmentadas, micro e pequenos influenciadores digitais têm se mostrado bastante vantajosos, uma vez que conseguem estabelecer vínculos mais próximos com os seus seguidores.

A grande maioria trabalha com nichos específicos para se destacar, o que faz com que deem um foco maior para determinado assunto. 

Se um cliente local da sua agência vai lançar um novo produto plus size, por exemplo, é provável que existam perfis que estão falando especificamente sobre isso na região, com um público local mais engajado no assunto, sendo uma ótima oportunidade para usar na campanha.

Além disso, eles estão virando tendência, principalmente, por possuírem um maior engajamento com as suas audiências, o faz com que tenham mais poder de influência na hora de vender um produto ou uma ideia de uma marca.

Um estudo realizado pela Youpix, em parceria com GfK e Airstrip, mostrou que influenciadores com 400 a 500 seguidores possuem um engajamento* de 7,8% com o seu público, por exemplo. Enquanto grandes perfis, com 900 mil e 1,1 milhão de seguidores, geram apenas 1,8% de engajamento em suas postagens.

*considera-se engajamento ir além do número de seguidores, analisando também a quantidade de curtidas, compartilhamentos e comentários.

A televisão vai perder espaço?

Não, a TV não vai perder espaço. E nós já abordamos esse assunto aqui: Anúncios na televisão ou internet? O que vale mais a pena?

O que o mercado de publicidade vem testando e experimentando é que vai mudar apenas o modo como essa mídia é utilizada e como a publicidade será inserida nela nos próximos anos.

Isso acontece porque as televisões também estão migrando para o universo digital, já que muitas já contam com conectividade à internet — o que tende a crescer ainda mais.

No Reino Unido e nos EUA, por exemplo, já foram realizados estudos que apresentaram bons resultados sobre o futuro da publicidade na TV, ao tentar trabalhar a publicidade na televisão de maneira semelhante às mídias sociais: de forma segmentada e assertiva.

Aumento do investimento em mídias digitais

A aposta em mídias digitais, ao invés das mídias tradicionais, tem crescido nos últimos anos e a tendência é que tome um espaço ainda maior na publicidade.

Segundo o portal eMarketer, os gastos em mídia digital ocuparão em torno de 50% dos investimentos totais em campanhas nos próximos anos.

Além disso, mais de 60% dos investimentos serão direcionados à pesquisa paga em sites de busca, como o Google, e em mídias sociais, com base no estudo do site Zenith.

Uso de vídeos online

O vídeo online é, sem dúvidas, uma das maiores tendências atuais, que vai crescer ainda mais nos próximos anos.

A previsão é que os anunciantes invistam mais de 10 milhões por ano em vídeos digitais para promover as suas marcas, com base na pesquisa do IAB (Interactive Advertising Bureau).

E mais: 82% de todo o tráfego da Internet virá de vídeos em apenas três anos, segundo o site Cisco.

Por quê? Os vídeos têm se mostrado um formato cada vez mais efetivo, pois possuem um conteúdo mais fácil de consumir, tendem a prender mais a atenção dos consumidores e a gerar mais engajamento.

Vale a pena investir em vídeos em sua estratégia de marketing digital? Acesse estatísticas que comprovam que sim!

Foco na experiência mobile

Para continuar atingindo grandes resultados, é essencial que você invista cada vez mais na experiência mobile do usuário. Como ele vai consumir o conteúdo da marca no celular, tablet ou smartphone?

Para ter noção, mais de 90% dos brasileiros assistem a vídeos todo mês via mobile, segundo levantamento do site PagBrasil. E o mesmo acontece com qualquer tipo de conteúdo.

Uma grande oportunidade para você aproveitar para as suas estratégias, se ainda não está fazendo.

[INFOGRÁFICO] 11 vantagens de incluir vídeos nas suas estratégias de marketing digital

Realidade aumentada e virtual

Já imaginou que, até 2020, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo terão acesso fácil à realidade aumentada e à realidade virtual

É o que aponta a IDC, referência em inteligência de mercado.

E a principal forma de aplicar essa tecnologia na publicidade é como um recurso para agregar cada vez mais experiência para os consumidores nas ações de marketing.

Saiba mais em:

Como a realidade aumentada e a realidade virtual trazem inovação para empresas?

Como começar a aplicar essas tendências no seu trabalho?

Conseguiu tirar algumas ideias de ações que você pode começar a aplicar no seu trabalho?

Então, o que acha de conversarmos melhor sobre isso, sem compromisso?

A Astronautas Filmes já acumula mais de 10 anos de experiência no mercado audiovisual e de produção de vídeos, entregando materiais de qualidade e, principalmente, que trazem resultados efetivos, para clientes dos mais diversos portes (grandes, médias e pequenas empresas).

Inclusive, também contamos com uma equipe especializada e com estrutura para qualquer ideia inovadora: usando a realidade aumentada, imagens aéreas, imagens 360º, transmissões ao vivo, dentre outras produções audiovisuais.

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