Anúncios na televisão ou internet? O que vale mais a pena?

anúncios na televisão ou internet-min

16/10/2019 | Publicidade

Anúncios na televisão ou internet? O que vale mais a pena?

Com as pessoas conectadas cada vez mais à internet, muitos estão duvidando se ainda vale a pena fazer anúncios na televisão. E nós já antecipamos para você: sim, ainda vale a pena!

Independentemente do canal, você quer convencer o seu público-alvo a tomar uma decisão, certo? Seja para comprar o seu produto ou serviço, ou simplesmente lembrar da sua marca em uma estratégia de brand awareness.

Pois então, acompanhe este artigo para saber como impactar o seu público-alvo da melhor forma. 

Comercial de TV: vantagens e desvantagens

Na televisão, a principal vantagem é que você terá, obviamente, um público bem maior, com resultados muito impactantes se houver um bom estudo e planejamento. É o ideal para grandes empresas atingirem a massa, principalmente em estratégias de brand awareness, envolvendo posicionamento e valores defendidos pela sua marca.

Até para viralizar conteúdos e criar tendências, a TV pode ser maior. Pense, por exemplo, nas roupas das personagens das novelas. Em pouco tempo, elas já estão fazendo um mega sucesso nas lojas do comércio popular.

Na TV, você também poderá utilizar recursos que instiguem o boca a boca sobre a sua marca. Aqui na Astronautas, por exemplo, dentre o amplo serviço que oferecemos, criamos também jingles para serem vinculados junto ao anúncio. Quer uma forma melhor de manter a sua marca na mente do consumidor do que fazê-lo cantarolar a sua música por aí?

Assista algumas campanhas para a TV que fizemos para alguns de nossos clientes, como o Governo Federal, a OMS e o Sebrae. Clique aqui!

Contudo, anunciar na TV envolve alguns desafios, e é aqui que entra o fator-chave: o público-alvo. Na TV, se você anuncia para a massa, e o seu objetivo é direcionar a campanha para um nicho específico, você vai ter que estudar formas de impactá-lo em seus programas preferidos de TV.

Além disso, outro desafio é personalizar o anúncio para que ele não se envolva em polêmicas. Diversos públicos irão assistir ao seu comercial em algum momento, e é preciso de um jogo de cintura para atingir o seu público-alvo sem comprometer os demais.

E você ainda tem o orçamento. Anunciar na TV envolve um investimento maior, para um curto espaço de tempo de exibição. O desafio aqui é estudar bem o seu público, para que, em poucos segundos, sua mensagem seja clara e impactante o suficiente para o espectador.

Por último, não existem fatores muito claros para metrificar os resultados de um comercial televisivo. Essa invisibilidade dos dados pode comprometer uma estratégia comercial mais arriscada.

Anúncio na internet: vantagens e desvantagens

Anunciar na internet, por outro lado, pode sair mais barato, ou potencializar a sua campanha de anúncio na TV. As pessoas acessam cada vez mais as redes sociais, e baseiam grande parte das suas decisões de compra nas opiniões que outros consumidores postam na internet.

A grande vantagem aqui também está centrada no público-alvo: a possibilidade de segmentá-lo e acompanhar melhor o Retorno sobre o Investimento (ROI)  — algo difícil de ser feito apenas com anúncios na TV. Sua campanha na internet poderá ser direcionada para grupos específicos, com base em idade, gênero, localização e interesses pessoais.

O orçamento também tende a ser bem menor, e serve tanto para quem não possui muita verba para anunciar, quanto para quem busca integrar as ações de marketing em off com ações online.

A principal desvantagem é que, se o seu público-alvo não costuma acessar a internet, pode ser um desafio vincular anúncios em plataformas online.

Se ele não possui perfil nas redes sociais, e prefere consumir conteúdo do jeito mais tradicional (TV, rádio e revistas, por exemplo), a internet pode entrar, nesses casos, como uma ação complementar, para potencializar os resultados com campanhas de marketing offline.

Anunciar na Televisão ou na internet? O que vale mais a pena?

Se o seu público-alvo costuma assistir mais a TV, um comercial pode gerar algum impacto de percepção de marca ou na tomada de decisão.

Do contrário, um público mais conectado à tecnologia e à internet, certamente será mais impactado com anúncios vinculados online, principalmente nos resultados de busca do Google e nas redes sociais nas quais eles estão mais presentes.

Resumidamente, um bom estudo do público-alvo, e planejamento do objetivo do seu anúncio, é o que vai definir o melhor canal para anunciar. A seguir, conheça algumas perguntas que irão te orientar:

  • Qual é o objetivo do seu anúncio?
  • Quem é, afinal, o seu público-alvo?
  • Qual é o melhor horário para impactá-lo na televisão e em que canais?
  • Quais são as redes sociais que ele mais acessa?

 

Mas atrevemos a dizer que o ideal, no entanto, é integrar as duas estratégias, algo que já é realidade para muitas empresas. Elas entenderam que o espectador permanece conectado enquanto assiste à TV e, de alguma forma, espera encontrar um jeito de se comunicar mais diretamente com a marca, sem burocracia e dificuldades.

O segredo é entender o novo consumidor e que o objetivo final da sua campanha ainda deverá ser o mesmo, independentemente do canal de comunicação: apresentar soluções para ele.

Seja para anúncios na TV ou internet, confira alguns artigos que preparamos para ajudá-lo nas suas produções:

Quais são os melhores tipos de vídeo para a sua estratégia de marketing digital?

Como montar uma estratégia de marketing para clientes grandes?

4 dicas essenciais para sua campanha de divulgação com vídeo

Edição de vídeo: dicas que a Astronautas separou para você!

Você também vai gostar de ler

Light Bulb Ideas Creative Diagram Concept

17.07.2019 | Publicidade

O que grandes agências estão fazendo de novo com vídeos?

Se você é dono ou sócio de uma agência de publicidade no Brasil e precisa saber como inovar no seu negócio e nas suas campanhas de vídeo...

Saiba Mais
tendencias-da-publicidade-astronautas-produtora-de-filmes

10.07.2019 | Publicidade

Qual o futuro da publicidade? Acompanhe as tendências e direcione suas estratégias!

Não importa se for um dono/sócio de agência, um publicitário/comunicador, ou simplesmente um estudante curioso da área.

Saiba Mais