Comercial de TV: dicas para uma campanha de sucesso

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29/11/2019 | Publicidade

Comercial de TV: dicas para uma campanha de sucesso

Mesmo na era da internet, os comerciais de TV representam uma excelente oportunidade para anunciar em massa, impactando milhões de pessoas ao mesmo tempo.

No entanto, a estratégia requer um alto orçamento e, portanto, muito planejamento e estudo para que o investimento não seja em vão. Acompanhe o artigo e confira algumas dicas valiosas para que o seu comercial seja um sucesso.

Primeiro de tudo: TV aberta ou fechada? Em que horário?

Inicialmente, é importante definir qual público você deseja atingir com o seu comercial. Enquanto na TV aberta fica mais difícil segmentar um público, na TV fechada é possível qualificá-lo de acordo com o seu perfil de cliente. No entanto, vale checar a audiência do canal em questão a fim de alinhar todas as expectativas.

Após a escolha de canal, seu comercial será exibido em que horário? É muito comum algumas marcas pagarem uma fortuna só para aparecerem no horário nobre da TV, sem confirmarem se essa realmente é a melhor opção. 

Dependendo do comercial e do que está sendo anunciado, vale muito mais anunciar em horários mais nichados, mapeando qual é o programa mais assistido pelo público que você almeja alcançar. Essa é a melhor forma de segmentar pelo interesse do seu público.

E ainda: prefira contratar várias veiculações locais e de forma simultânea, ao invés de veiculações regionais ou até nacionais. Assim, seu poder de negociação de melhores horários para veicular o anúncio é bem maior e mais livre.

Capriche no roteiro!

A primeira dica não poderia ser outra: capriche no roteiro e na gravação do seu vídeo. Lembre-se que ele será exibido para um grande número de pessoas. Veja aqui como construir um roteiro para vídeos.

A concorrência acirrada na TV requer grandes doses de criatividade para que o público lembre da SUA MARCA, e não a do concorrente. Por isso, aposte em inovação e comprometa-se em entregar um anúncio poderoso para a TV.

Crie jingles, um slogan inesquecível, e utilize a estratégia de storytelling para criar histórias marcantes. Você também pode utilizar drones para fazer gravações aéreas e para dar um ar de grandeza para o seu anúncio e marca.

Veja aqui o que 6 marcas estão fazendo de novo com a produção de vídeos

Vale tudo para produzir um grande anúncio, desde que você o faça com qualidade e, claro, que fuja do amadorismo! Além de gerar conversões em vendas, seu anúncio de TV deve gerar branding para a imagem da sua marca.

Saiba mais: Os riscos de uma produção de vídeos amadora

Contrate uma celebridade ou influencer

Uma ótima estratégia para gerar impacto em comerciais de TV é chamar uma celebridade ou influencer para protagonizar o anúncio. Que tal apresentar a nova linha de produtos da sua empresa por meio de alguém que possui uma legião de fãs e seguidores compatíveis com os clientes da sua marca?

Essa é uma ótima tática para vender produtos específicos.

Mas fique ligado: o ideal aqui é convidar aquele famoso ou famosa que realmente tenha um grande número de fãs ou seguidores, ou que corresponda ao alcance desejado (local, regional ou nacional).

Para saber como escolher a celebridade ou influencer certo para o seu vídeo, confira este artigo aqui: Por que você deve convidar influencers para uma campanha de vídeo <

Faça mais de uma versão do comercial

Em geral, um comercial de TV tem entre 30 segundos a 1 minuto e meio de duração, no qual o custo sobe na medida em que o tempo de exibição aumenta. Se o seu orçamento permite produzir vídeos longos, ótimo!

Mas o ideal é vincular o vídeo completo logo no início de sua campanha, de modo que o público se acostume com o anúncio e com a marca.

Recomendamos que só depois do comercial ter gerado algum impacto ou percepção, você poderá passar a vinculá-lo em uma versão mais curta. Se for preciso, grave cenas diferentes no momento das filmagens. Dessa forma, seu público demora mais para enjoar do comercial.

Essa é uma boa estratégia para manter seu anúncio no ar por mais tempo, sem soar cansativo e sem novidades.

E ainda: você também pode produzir webséries de curta duração, e vinculá-los periodicamente em campanhas mais longas.

Quer um exemplo? Saca esse vídeo do Banco do Brasil produzido pela Astronautas. A ideia foi criar uma série de vídeos sobre discussões entre mulheres sobre finanças e empreendedorismo feminino. Aperte o play e confira o teaser abaixo:

Registre o comercial na Ancine

Todo comercial publicitário veiculado na TV deve ser previamente registrado na ANCINE. Essa é uma etapa burocrática e um tanto chata, mas vai garantir os seus direitos de marca e te proteger contra cópias.

Quem faz esse registro geralmente é a produtora de vídeos, ainda que o comercial seja feito via agência publicitária. Ao final desse artigo, você vai entender por que contratar uma produtora pode ser uma mão na roda para as suas campanhas na TV.

Considere contratar uma produtora de vídeos

Concorrer com grandes anúncios de TV não é fácil. Para uma empresa ou agência que não possui uma infraestrutura pronta para uma filmagem profissional, pode ser altamente arriscado vincular um anúncio na TV por conta própria.

A melhor maneira de diluir o risco de desperdício de orçamento e fracasso na campanha, é contratar uma produtora de vídeos com expertise no assunto.

Uma boa produtora deve possuir a experiência necessária para cuidar de toda a filmagem e construção do roteiro.

Além disso, deve ter todos os equipamentos e know how essenciais para a produção de anúncios de todo o tipo.

Tem um projeto de comercial de TV e não sabe como fazer? Então, clique aqui e solicite uma conversa com o time da Astronautas. Somos uma empresa de alcance nacional que já atendeu diversos clientes de vários segmentos, sempre focando em qualidade, engajamento e inovação audiovisual.

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