Produção de vídeos: realizar internamente ou contratar?

produção-de-vídeos-realizar-internamente-ou-contratar-astronautas

17/04/2019 | Vídeos - dicas

Produção de vídeos: realizar internamente ou contratar?

Você já se deu conta da diferença que a produção de vídeos pode fazer para o marketing da sua empresa, certo?

Seja com um canal no YouTube, tutorial, vídeo institucional, dentre outros.

Para ter uma ideia, 97% dos profissionais de marketing acreditam que vídeos ajudam os usuários a entenderem melhor os produtos e serviços da sua empresa.

E mais: negócios que investem na produção de vídeos geram 49% mais receita que aquelas que ainda não incluem esse recurso na sua estratégia de marketing.

Quer saber mais estatísticas? Então confira o Infográfico

11 vantagens de incluir vídeos nas suas estratégias de marketing digital

Mas, agora, bate a dúvida: devo confiar na capacidade da minha equipe para produzir os meus vídeos internamente ou é melhor contratar esse serviço em uma produtora de vídeos profissional?

Vamos te ajudar nessa questão apresentando as vantagens de cada opção ao longo deste artigo, confira!

Fazer um vídeo com a minha equipe interna ou contratar um serviço externo?

Para responder corretamente a essa pergunta, é muito importante que você tenha em mente que essa decisão impactará diretamente na imagem da sua marca.

É simplesmente um levantamento de riscos: a depender do caso, um vídeo amador, feito de qualquer jeito ou de baixa qualidade, pode trazer uma reputação negativa e te causar um grande prejuízo. Então, vamos avaliar com estratégia, ok?

Vantagens de uma produção de vídeos externa

  • Maior produção: uma produtora de vídeos profissional tem uma equipe especializada para poder atender às suas demandas, além de contar com um suporte melhor. Isso permite que você consiga mais vídeos em pouco tempo;
  • Soluciona a falta de tempo: pode ser difícil exigir uma função nova da sua equipe interna, já que todos já são naturalmente atarefados e podem não ter tempo hábil para produzir vídeos complexos (fazer roteiro, casting de atores e figurantes, montar cenário, além da próprio data da gravação em si, que pode levar um dia inteiro). Uma produtora de vídeos irá aliviar essa demanda facilmente e de forma prática, sem sobrecarregar o seu time;
  • Experiência e portfólio diverso: a grande maioria das produtoras de vídeo são especializadas nesse tipo de conteúdo e possuem experiência de mercado, com um portfólio diverso e provas de que já atenderam clientes dos mais variados segmentos. Isso é vantajoso, pois garante menos erros técnicos durante a produção, além de ser bem possível que a produtora já tenha atendido um projeto do seu segmento ou, no mínimo, semelhante;
  • Mais possibilidades de vídeos: uma produtora profissional tem uma equipe com profissionais especializados em diversos tipos de conteúdo: entrevistas e depoimentos, animação, ilustração, efeitos especiais, edição, tutoriais e diversos outros, ampliando as possibilidades para o seu negócio;
  • Estrutura completa: uma produtora possui todo o suporte necessário para produzir o seu vídeo, com os equipamentos ideais e da melhor qualidade, além de contar com uma equipe preparada tecnicamente para operar câmeras, materiais de áudio e de som, iluminação e os programas de edição;
  • Garantia de resultados e qualidade profissional: com certeza, uma produtora de vídeos terá cases de sucesso para te apresentar e comprovar o quanto o trabalho deles é capaz de atingir os resultados esperados para uma empresa. Além disso, o fato de eles serem especializados nesse tipo de conteúdo garante uma maior qualidade profissional no resultado final do seu vídeo.

Vantagens de uma produção de vídeos interna

  • Facilidade maior para expor a realidade da empresa: a sua equipe é quem mais entende o dia a dia do seu negócio, seus pontos fracos e fortes. Isso pode ajudar na produção de um roteiro alinhado com a cultura da empresa;
  • Redução de custos: essa é uma vantagem clara, já que você só terá que arcar com os custos da produção em si (equipamentos e locação, por exemplo), já que o valor da mão de obra da sua equipe já está incluso nos gastos mensais da empresa;
  • Acompanhamento de todo o trabalho mais de perto: se a sua própria equipe faz o vídeo, você vai estar presente fisicamente em todas as etapas do processo, desde o briefing, roteiro, gravação até a pós-produção.

E então, qual a melhor opção para o seu projeto?

Ambas as opções também têm alguns contras que você deve considerar para saber qual a melhor solução para o seu projeto.

Ao contratar um serviço externo, por exemplo, o investimento costuma ser maior, por ser um serviço especializado e personalizado para a sua ideia.

Agora, se você for produzir o seu vídeo internamente com a sua equipe, pode ser que ela não seja capaz de fazer vídeos mais trabalhados, profissionais e complexos, por questões do dia a dia do trabalho, da falta de conhecimento técnico e da falta de experiência no ramo — como já vimos lá em cima.

A questão do investimento também deve ser vista com cuidado. Ao mesmo tempo que a produção interna reduz custos, ela também envolve a compra de equipamentos e materiais específicos, se você quiser ter um vídeo com a melhor qualidade possível.

Esses equipamentos costumam ser caros e, no final, você também terá que fazer uma planilha de custos para a produção interna.

Em ambas as opções, é muito importante que você considere pontos como:

  • orçamento disponível para colocar o projeto em prática;
  • objetivo que deseja atingir com o seu vídeo;
  • tempo que precisa para o vídeo ficar pronto.

 

Esses pontos vão te ajudar a tomar uma decisão mais adequada para a sua marca.

Agora, se você não possui uma infraestrutura adequada, sequer uma equipe que entende de vídeos, talvez seja o momento de considerar contratar uma produtora de vídeos profissional.

Aqui na Astronautas, temos tudo o que é necessário para fazer o seu negócio decolar. Conheça os nossos cases de sucesso e conte conosco para tirar as suas ideias do papel!

Leia mais aqui no Blog:

 

decolamos-o-seu-negocio-orçamento-astronautas-filmes

Solicite o orçamento da sua produção de vídeo na Astronautas Filmes.

Você também vai gostar de ler

aulas-em-video-astronautas-produtora-de-filmes

30.09.2019 | Vídeos - dicas

EAD: O que é indispensável para produzir aulas em vídeo

Autonomia de tempo é um dos valores mais presentes do mundo atual e que tem exigido das instituições educacionais uma nova forma de compartilhar conhecimento.

Saiba Mais