Equipamentos para vídeos institucionais: Quais você precisa ter?

Equipamentos_vídeos_institucionais

01/04/2020 | Video Corporativo

Equipamentos para vídeos institucionais: Quais você precisa ter?

Equipamentos para vídeos institucionais é o assunto de hoje. Isso porque os vídeos institucionais são materiais obrigatórios para qualquer empresa, sobretudo nos dias atuais.

Falando nisso, já passou da hora de você investir em um vídeos institucionais para o seu negócio, concorda?

Estudos já comprovam que empresas que utilizam o vídeo em suas estratégias de marketing têm um crescimento de receita quase 50% maior que aquelas que não usam.

[INFOGRÁFICO] 11 vantagens de incluir vídeos nas suas estratégias de marketing digital

Conceitos e  equipamentos para vídeos institucionais

Os vídeos institucionais são ferramentas de comunicação que utilizam recursos audiovisuais para transmitir uma mensagem, ou seja, apresentar um conceito, lançar um novo produto ou contar uma história ao público-alvo de uma empresa.

Em geral, esse tipo de material é usado com o intuito de mostrar a infraestrutura do negócio, gerando mais credibilidade para a empresa diante do mercado em que ela atua.

Por isso, também é conhecido como vídeo empresarial, vídeo corporativo ou vídeo marketing.

É muito comum que seja divulgado no próprio site da empresa, nas redes sociais, em eventos para sócios e investidores e até mesmo dentro da corporação, tendo como alvo os seus colaboradores, clientes e parceiros.

Além disso, o vídeo institucional é uma ferramenta geralmente integrada às estratégias dos departamentos de marketing e comunicação de empresas competitivas e com perspectiva de expansão de negócios.

Por isso, é imprescindível que se tome uma série de cuidados na hora de produzir esse formato de conteúdo, já que ele será um “resumo” dos valores da organização e será direcionado ao segmento em que ela atua no mercado.

Mas, se você quer atingir esse resultado com êxito, é muito importante que você grave o seu vídeo institucional com os equipamentos certos, para criar um material de qualidade profissional e interessante para o seu público.

Planejamento dos vídeos institucionais 

Antes de prosseguir com o desenvolvimento dos seus vídeos institucionais é necessário estipular qual será o objetivo do conteúdo e quais metas ele deve atingir para ser considerado bem-sucedido. Como dissemos, o material pode ser utilizado para:

  • apresentar a empresa ao público;
  • alcançar novos investidores;
  • lançar um produto ou serviço no mercado;
  • fortalecer a imagem do negócio.

É importante que o objetivo seja definido logo no início, para que todo o projeto tenha uma base concreta para se pautar e as estratégias sejam mais objetivas durante o desenvolvimento.

Vale ressaltar, ainda, que aspectos relevantes devem ser definidos desde o começo da produção de vídeo, como a verba disponível para sua realização, tempo necessário versus prazo limite, público que deve ser atingido, roteiro de produção, localidades em que será divulgado, entre outras questões.

Você sabe quais são? Descubra abaixo agora mesmo!

Equipamentos essenciais para gravar vídeos institucionais

Câmera

Esse é um equipamento essencial para garantir uma boa qualidade de imagem para o seu vídeo. E o tipo de câmera vai depender, principalmente, da finalidade do vídeo e do canal onde ele será divulgado.

Como os vídeos online são a tendência no mundo dos negócios, nós indicamos uma câmera DSLR (sigla do inglês Digital Single Lens Refle) para gravar o seu vídeo institucional.

Isso porque elas são versáteis e ideais para produzir qualquer vídeo para a internet, por terem diversas funções manuais, mais opções de configurações e lentes intercambiáveis. Isso faz com que elas se adaptem perfeitamente ao seu vídeo de acordo com a sua necessidade.

Lentes para as câmeras

Para um vídeo amador, talvez você possa desconsiderar isso, mas, se quiser uma qualidade profissional para o seu vídeo, as lentes são essenciais.

Elas vão fazer uma diferença gigantesca na qualidade final da imagem, pois deixam a gravação mais nítida, realista e menos pixelada.

Você também pode adquirir as lentes de acordo com a sua necessidade e roteiro de gravação. Mas, para vídeos institucionais, recomendamos que invista em lentes grande-angulares, de foco fixo, olho de peixe e também aquelas que proporcionam um zoom mais nítido.

Iluminadores

Para garantir a qualidade de imagem, também é essencial garantir uma boa iluminação — o que ajuda em aspectos de profundidade, técnicas de luz e sombra e também contraste. Assim, você deve levar os iluminadores certos para a sua gravação.

Para vídeos institucionais, é muito importante que você utilize rebatedores de luz (para equilibrar as sombras do cenário) e equipamentos softbox (que faz com que a luz fique mais suave e bem distribuída pelo ambiente). Com relação ao tipo de iluminação, recomendamos lâmpadas led.

A depender da proposta, valorize a iluminação natural! Quanto mais próximo da realidade você puder deixar o seu vídeo institucional, mais as pessoas podem se identificar com ele.

Microfone

Agora, para garantir uma boa qualidade de áudio e som, é muito importante que você se atente para os microfones que você utilizará na sua gravação.

Para que consiga um bom áudio no seu vídeo institucional, indicamos os microfones específicos para captação de áudios diretos, como o shotgun, especialmente se você for gravar depoimentos e entrevistas.

Tripés

Além de garantir um bom resultado final, os tripés vão facilitar toda a gravação, sobretudo, dando suporte e segurança para equipamentos de câmera e microfone.

Já imaginou você deixar cair algum equipamento e acabar saindo no prejuízo?

O uso de tripés também vai fazer com que a imagem fique mais estável, sem aquele aspecto tremido.

O tamanho do tripé vai depender, principalmente, do peso do equipamento de câmera e microfone. Quando mais pesados, sobretudo maiores e mais firmes devem ser os tripés.

Lembre-se do básico

Alguns equipamentos são básicos na gravação de qualquer material em vídeo. Por isso, leve também fones de ouvido, extensões de energia, cartões de memória adequados, além de pilhas, baterias e carregadores extras, ok?

Muitos problemas podem ser evitados somente com esses materiais simples.

E, caso você precise gravar outras pessoas, não se esqueça de fazer um documento de autorização de uso de imagem, ok?

Importância de produzir bons vídeos institucionais

Vivemos em uma era digitalizada, ou seja, em que a produção de conteúdo é tão rápida quanto o seu consumo.

Entretanto, para fins educacionais, empresariais ou simplesmente de entretenimento, o fato é que as pessoas estão evoluindo ao lado da tecnologia.

Portanto, é correto afirmar que plataformas de streaming de vídeos como o Youtube e a Netflix estão se tornando cada vez mais populares por causa do perfil e da mentalidade do consumidor moderno.

Isso significa que o público, em geral, aceita uma propaganda com muito mais facilidade quando ele é divulgado em formato audiovisual.

Saiba como fazer um documento de autorização de uso de imagem aqui

Dependendo da complexidade dos seus vídeos institucionais, equipamentos como luzes extras ou aparelhos específicos de som também podem ser necessários. Isso acaba encarecendo toda a produção. Nesses casos, ir atrás de uma produtora de vídeos pode ser uma boa alternativa.

Confira 7 dicas para escolher uma produtora de vídeos

 

Leia também:

 

decolamos

Você também vai gostar de ler

videos-animados-para-empresas-astronautas

08.08.2019 | Video Corporativo

Vídeos animados para empresas: quando usar?

Mais uma vez, a história se repete: quando se começa a usar vídeos animados na comunicação e no marketing de uma empresa...

Saiba Mais