Roteiro de vídeo: Como fazer corretamente

roteiro_de_videos

06/10/2020 | Vídeos - dicas

Roteiro de vídeo: Como fazer corretamente

Roteiro de vídeo é um dos primeiros passos para quem quer começar a produzir conteúdo nessa modalidade

Roteiro de vídeo é o assunto base de todos que queiram se aventurar pelo mundo do conteúdo visual. 

Para que a produção de um vídeo seja efetiva e traga resultados, entretanto, é necessário que todos os processos do projeto de gravação estejam bem definidos e sejam bem executados. 

Dentre as etapas importantes, destacam-se: a pré-produção, a definição de tema, linguagem, roteiro, até os detalhes finais, ou seja, quando o vídeo está sendo editado e revisado para a entrega ao cliente.

A estratégia de comunicação na produção de um conteúdo audiovisual é grande responsável pela performance do material. 

Neste artigo, vamos falar sobre a construção de um roteiro de vídeo, visando o alcance dos resultados esperados. 

Portanto, continue a leitura e aprimore a sua estratégia.

 

A necessidade de um roteiro de vídeo

 

Em qualquer planejamento de produção audiovisual, o roteiro de vídeo tem uma importância significante. 

Isso porque é a partir dele que toda a produção toma corpo. 

Ou seja, quanto mais preciso e assertivo for seu roteiro, mais rápido e mais econômico será a todo o processo gravação.

Em resumo, porque é arriscado e trabalhoso deixar para definir detalhes na história durante a produção, e uma incompetência grande querer mudar coisas depois que estão praticamente prontas.

Se você quer que seus vídeos tenham qualidade e atraiam os resultados que você procura, é de fundamental importância aprender como escrever um roteiro de vídeo. 

Bem como se trata de uma comunicação audiovisual, portanto, alguns fatores podem ser cruciais para que o seu público-alvo seja atraído pelo o que você está querendo passar em um vídeo, por exemplo:

 

  • A maneira de se expressa
  • Qualidade do vídeo
  • Qualidade do som
  • Edição

 

Esses são apenas alguns elementos fundamentais para que o seu vídeo seja um sucesso ou então um fracasso, caso você faça ao contrário. 

Porém, nada desta lista fará tanto sentido se você não tiver um bom roteiro e uma boa história para contar.

 

Iniciando as etapas

A maior atração do vídeo é exatamente o poder do audiovisual.

Devido a isso o roteiro não se trata apenas do que você vai falar, mas sim contexto inteiro.

Ou seja, o que será mostrado enquanto o assunto é falado e onde é o melhor posicionamento para distribuir todas as informações visuais, transições entre outros. 

O roteiro de vídeo vai te ajudar a lembrar de algo que talvez você não desse o devido cuidado na hora da gravação.

Isso é, você poderá deixar passar momentos que você poderia dar alguma grande sacada, ou seja, abrir mão de uma informação mais fixada para o seu público-alvo.

Uma coisa importante sobre o visual é que podemos usar, por exemplo, são vídeos corporativos que normalmente passam em treinamentos da empresa.

A informação que é passada ali geralmente fica na cabeça dos funcionários por um bom tempo, e isso não é à toa. 

Isso porque, em resumo, esses vídeos são feitos pensados exatamente em como causar este efeito e tudo tem início por um bom roteiro.

 

Mapeamento de um roteiro de vídeos

 

Antes de começar o roteiro em si, você deve mapear de forma objetiva os detalhes mais importantes do seu vídeo, como:

 

  • Finalidade do vídeo: comercial, institucional, etc.
  • Público: a quem se destina este conteúdo.
  • Tema: assunto principal do vídeo, ou seja, todas as cenas vão decorrer em torno do tema definido.
  • Linguagem: o tipo de abordagem que será utilizada, seja uma linguagem formal ou casual, ou apenas trabalhar elementos visuais e trilhas sonoras, etc.
  • Problemas: em casos de vídeos sobre divulgação de um produto e, com base no tema e no público, especificar claramente que tipo de problema seu produto ou solução resolverá.
  • Desfecho: o que o público leva como vantagem?

 

Em resumo, esse mapeamento será o seu ponto de partida e é a partir dele que será executada toda a sua estratégia de comunicação.

Vale lembrar que você pode ser mais específico ao definir cada detalhe, como: personagens, locais, elementos visuais, trilhas, tempo de duração, etc. Cada tipo de vídeo tem suas próprias características e suas respectivas demandas.

Leia também: Comercial de TV: dicas para uma campanha de sucesso

 

Exemplo na prática de um roteiro de vídeo

Digamos que você é um especialista em marketing digital e quer começar a produzir vídeos educativos. Você desenvolver o seu roteiro da seguinte forma e fazendo as seguintes perguntas:

 

Para que

O objetivo é que os conteúdos impactem o maior número de pessoas possíveis e, com a autoridade gerada, sejam feitas inscrições para o curso. 

Para quem

Os vídeos serão destinados à pessoas que estão querendo entrar no mercado de trabalho na área de marketing digital. A abordagem deve ser clara e direta. 

Onde

Os vídeos serão divulgados nas redes sociais e em outros canais gratuitos com o intuito de impactar o máximo de pessoas possíveis. 

Como

Os vídeos serão produzidos com aproximadamente 30 segundo falando sobre os pontos principais dos cursos, utilizando títulos e imagens atrativas, além de falar sobre o crescimento desse mercado de trabalho

Com essas respostas, em resumo, você vai traçando sua estratégia e deixando seu roteiro de vídeo mais moldado. 

Entretanto, lembre-se sempre de trabalhar com termos práticos, além de estabelecer objetivos tangíveis para cada vídeo e ser bastante específico em cada ponto. 

Um planejamento muito superficial pode não ser tão eficiente.

O ideal é que você faça primeiro esse planejamento para a estratégia como um todo e depois faça algo parecido para cada roteiro que for produzir. Indique qual será o assunto, o objetivo do vídeo, quais pontos você deverá abordar para que ele seja eficiente, onde ele será divulgado, etc.

Feito isso, você pode partir para o desenvolvimento do roteiro. Mas antes, precisamos fazer uma diferenciação.

 

Divisão em etapas de um roteiro de vídeo

 

Para facilitar o processo de gravação, é interessante que você divida a gravação do seu vídeo em etapas, permitindo, posteriormente, um olhar mais analítico que permita alterações que favoreçam e tornem mais efetiva a comunicação.

Separe em, no mínimo, três partes e denomine-as. 

Você pode chamar da maneira que quiser: “inicial, central e desfecho”, ou “1, 2 e 3”, “começo, meio e fim”, isso não importa.

Para exemplificar o trabalho, vamos propor uma situação:

 

  • Tema: lançamento de um novo carro da marca X;
  • Finalidade: comercial;
  • Público: jovens, de 18 a 30 anos, universitários, moram na capital de São Paulo;
  • Produto: veículo da marca X;
  • Linguagem: informal;
  • Personagem: João, estudante de engenharia;
  • Local: saindo de casa em estrada pouco movimentada, a caminho da universidade em período noturno.

 

Parte 1

 

  • Problema: João está em semana de provas e perde a carona para ir à universidade. Está sem o celular, em um local pouco movimentado, já é noite e ele não sabe o que fazer.

 

Parte 2

 

  • Solução: João vai caminhando até o terminal de ônibus mais próximo, até que (por sorte) encontra um amigo que também está indo para a universidade com o novo carro da marca X. João se impressiona com a beleza e a potência do veículo enquanto seu amigo conta com entusiasmo toda a experiência de  dirigir o novo carro da marca X, gerando o desejo de compra no João.

 

Parte 3:

 

  • Desfecho: No dia seguinte, João decide ir a concessionária da marca X para também adquirir o novo lançamento. Tira nota máxima nas provas e ainda chama atenção com seu veículo por onde passa.

 

Bom, entenda a situação acima como um exemplo. 

Dessa forma, será possível identificar onde deverão ser feitas as alterações do seu material, quais pontos deverão ser melhorados, etc.

 

Desenvolva a cena do seu roteiro de vídeo

 

A cada troca de câmera, de figurino ou de cenário, entra uma nova cena, e você deve escrever no seu roteiro cada cena como tal, ou seja, focando no que você quer passar com ela.

Coloque um cabeçalho para cada cena do seu roteiro. As informações devem ter o que será gravado na cena, desse modo, detalhando toda a ação da cena, cada gesto e edição que será usado.

Determine o local da cena. Sobretudo, indique se deverá ser usada muita luz ou pouca luz, dia ou noite, lembrando que tudo isso influencia na mensagem que você quer passar e na recepção que você espera ter.

Defina o ângulo. É importante também no cabeçalho de cada cena definir qual será o ângulo da câmera em que será filmado. 

Caso você filme sozinho e não tenha alguém para lhe ajudar nessa parte, isso vai facilitar o trabalho e evitar erros de posição.

Desse modo, as cenas também não precisam ser escritas de forma seguidas, já que cada cena tem sua própria direção, você pode escrever elas na ordem que quiser.

 

Outras dicas importantes para roteiro de vídeo

 

Certamente, existem dois tipos de pessoas, as que esperam acontecer e aquelas que fazem. 

As pessoas que esperam acontecer esperam um momento mágico de criatividade e inspiração para colocar suas ideias no papel e, posteriormente, no vídeo.

Em alguns casos, elas não colocam no papel e acabam perdendo a ideia que tiveram, deixando o vídeo mediano e decepcionante para os próprios olhos.

As pessoas que fazem quando necessário veem as coisas de uma forma diferente. Elas entendem que o mundo não vai esperar elas estarem inspiradas para as coisas acontecerem. Seja como elas.

 

Desenvolva um roteiro de vídeo profissional

 

Se você deseja fazer um roteiro e uma produção de vídeo de forma profissional, entretanto, você precisará da ajuda de quem entende do assunto, veja alguns cases de sucesso, de quem já contou muita história legal por aí.

Por isso, nós queremos convidá-lo para tomar um café conosco e conhecer as nossas soluções para o mercado audiovisual. 

Ou, se preferir, também queremos indicar uma leitura que certamente vai lhe ajudar na tomada de decisão.

Siga com a leitura: 4 vantagens de ter a Astronautas como sua produtora de vídeos

Ainda, continue seu aprendizado com os links abaixo!

 

Leia também

 

 

 

 

Você também vai gostar de ler

video-nos-stories-aprenda-a-utilizar-a-ferramenta-a-seu-favor

16.10.2020 | Vídeos - dicas

Vídeo nos Stories: aprenda a utilizar a ferramenta a seu favor

Se você chegou até aqui achando que os stories só existem no Instagram, garantimos que você precisa ainda mais deste conteúdo.

Saiba Mais
como-evitar-problemas-de-direitos-autorais-em-videos-astronautas

09.10.2020 | Vídeos - dicas

Direitos autorais: Saiba como evitar problemas em seus vídeos

Direitos autorais é uma questão com a qual você deve se preocupar antes mesmo de iniciar a produção de um vídeo.

Saiba Mais