O que uma boa produtora de vídeo deve ter?

produtora-de-video-astronautas-produtora-de-filmes

26/02/2017 | MARKETING DIGITAL | TV WEB

O que uma boa produtora de vídeo deve ter?

Produzir vídeos é uma iniciativa básica para qualquer empresa que invista o mínimo em mídias sociais e marketing digital. Para agências de publicidade e empresas que tenham seu próprio departamento de comunicação, o mais vantajoso costuma ser contratar uma produtora e terceirizar o serviço de produção audiovisual. Mas, com tantas opções no mercado, como saber qual escolher? O que uma boa produtora de vídeo precisa ter?

Gente que faz

O melhor equipamento disponível no mercado não faz um bom filme se estiver nas mãos da pessoa errada. Busque conhecer o currículo dos donos da produtora escolhida. Cheque o nível de conhecimento técnico, e mais que isso: verifique se fazem o trabalho com criatividade, paixão, qualidade, comprometimento e valores que se alinhem ao da sua empresa.

Portfólio

A maioria das produtoras costuma disponibilizar um portfólio ou reel em seu próprio site. Esse é um meio de conhecer o trabalho da empresa e descobrir se os serviços oferecidos por ela vão de acordo com as suas necessidades.

Lembre-se: nem todas as produtoras oferecem todos os serviços possíveis. Se você precisa de um vídeo com animação ou motion graphics, por exemplo, certifique-se de que a produtora escolhida trabalha com esse tipo de linguagem.

Estrutura física

Para gerar gravações de qualidade, é preciso que um estúdio tenha estrutura minimamente adequada. É necessário haver espaço para câmeras, atores, cenário e equipe técnica. A acústica é um detalhe que costuma passar batido – medidas simples de isolamento, como a aplicação de placas de espuma ou isopor, já garantem resultados aceitáveis na captação direta de áudio.

Equipamentos de áudio

No imaginário popular, o áudio é apenas um detalhe na produção do vídeo. Fique atento! Um erro na captação pode comprometer toda a narrativa do produto final. Existem vários tipos de microfones, como os de lapela, de mão, cada um com uma função específica. É importante que uma boa produtora disponha dos microfones corretos para aquilo que deseja fazer.

Câmeras de acordo com a sua necessidade

Quando o tema é câmeras, há quem diga que um bom smartphone já resolve tudo. Mas não é bem assim. Existem funcionalidades específicas e recursos de luz e foco, por exemplo, que celulares não comportam. Grande parte das produtoras atualmente costuma usar câmeras DSLR em vez de filmadoras, com entrada para microfones externos. O recurso mínimo necessário é um equipamento que filme em HD, gerando imagens de alta qualidade.

Ilha de edição

Editar um vídeo é mais do que simplesmente cortá-lo e montar as cenas linearmente em um software de edição. O processo é complexo e pode envolver várias nuances, como sincronização de áudio, correção de cor, inserção de animações e recursos gráficos, ajuste de música e dublagem, e por aí vai. Em uma produtora profissional, é preciso ter equipamentos que possam aguentar bem rodando todas essas alterações gráficas. Se a empresa não tiver computadores potentes para editar vídeos mais longos ou com recursos mais complexos, provavelmente acontecerão problemas na hora de salvar e renderizar o vídeo.

Agora que você já sabe como deve funcionar uma boa produtora de vídeo, que tal incluir conteúdo audiovisual em suas estratégias de marketing digital?

 

https://materiais.astronautasfilmes.com.br/orcamento

Solicite o orçamento da sua produção de vídeo na Astronautas Filmes

Você também vai gostar de ler