Tendências para o marketing de conteúdo em 2017

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26/02/2017 | MARKETING DIGITAL | TV WEB

Tendências para o marketing de conteúdo em 2017

Chega um novo ano e com ele novas tendências para content marketing. As tecnologias mudam em uma velocidade assustadora e é preciso estar por dentro do que vai funcionar para fisgar sua persona em um futuro próximo. E aí, já sabe quais são as tendências para o marketing de conteúdo em 2017?

Invista em vídeos

O consumo de vídeos vem crescendo nos últimos anos e deve continuar assim. Até 2019, 80% do tráfego da internet no mundo todo será composto por pessoas assistindo vídeos. Isso se deve a rotina mais corrida e o tempo mais apertado do usuário, que nem sempre consegue acompanhar (e se concentrar!) em todos os artigos longos que deseja ler. Produções audiovisuais são formas mais dinâmicas e lúdicas de passar uma informação, e tornam mais fácil a assimilação depois de um dia duro de trabalho ou estudo, ou enquanto o internauta faz tarefas múltiplas online – uma característica básica do uso de internet no Brasil. Se você não possui estrutura para produzir os vídeos da sua empresa, vale contatar uma produtora e começar o quanto antes.

Colete (e aplique!) dados

A análise de métricas é um procedimento comum desde os primórdios do inbound marketing. Entretanto, cada vez mais, tem sido necessário aplicar esses dados. O número de engajamentos e conversões gerados pelo seu conteúdo está querendo te dizer alguma coisa. Em 2017 será imprescindível interpretar as entrelinhas e planejar estrategicamente para moldar suas estratégias de acordo com os resultados.

Chegou a hora da Realidade Virtual

Tecnologias antes consideradas extremamente caras e complexas estão mais acessíveis. Duas em especial foram muito difundidas em 2016: a Realidade Virtual e a Inteligência Artificial. A aposta é tão certeira que hoje já existem agências de publicidade criando seus próprios departamentos de soluções audiovisuais, especializados em equipamentos e estratégias para aplicação das técnicas.

Autonomia no inbound marketing

Já se foi o tempo em que terceirizar a produção de conteúdo bastava. Procure uma agência de publicidade para cuidar do marketing de sua empresa, mas participe, sugira pautas, aprenda o processo. Para funcionar, cada vez mais, é necessário que as técnicas de marketing de conteúdo passem por diversos setores da empresa e estejam integradas em todas as práticas digitais da mesma.

Profissionais internos

Como continuidade da dica anterior, seguindo a tendência da integração das estratégias de marketing com todos os outros setores da empresa, uma prática de empresas maiores que tem se tornado recorrente é a contratação de profissionais próprios. Os especialistas internos em marketing geralmente são responsáveis pela análise de métricas e relatórios, além de consultorias estratégicas. Podem trabalhar em conjunto com a agência de publicidade escolhida por você para gerenciar as campanhas da sua empresa.

Interatividade

Sem dúvidas, a interatividade é uma das maiores apostas para o marketing de conteúdo em 2017, que pode ser usada em conjunto com a Realidade Virtual. Cada vez mais, o público sente a necessidade de não ser mais agente passivo em relação a informação consumida, gerando toda uma nova modalidade de engajamento. Mais do que call to action, é preciso bolar maneiras do público sentir que tem autonomia em relação aos textos e vídeos produzidos pela sua equipe de comunicação.

Tempo real

A possibilidade de consumir conteúdos em tempo real foi expandida com a popularização do Snapchat e a chegada do Instagram Stories. Em 2017, se sua empresa ainda não trabalha com esse tipo de plataforma, é fundamental que comece a inclui-las em seu planejamento de comunicação e marketing digital.

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