Lançamento de produto: como utilizar o vídeo

Lançamento de produtos: como fazer sua campanha de vídeo

01/05/2020 | MARKETING DIGITAL

Lançamento de produto: como utilizar o vídeo

O assunto de hoje é lançamento de produto. Empreendedores de diferentes segmentos já sabem que, mesmo tendo um produto promissor em mãos, sua estreia no mercado deve ser estrategicamente pensada, contudo, para que os consumidores reconheçam o valor da solução e possam considerá-la para a compra rapidamente

Ou seja, os modelos de lançamento passaram por diversos formatos ao longo do tempo. Do carro de som às comunicações no universo digital, em resumo, o objetivo sempre foi o mesmo: criar uma emoção marcante em relação ao novo produto. 

E, claro, depois que a internet ganhou espaço definitivo nas estratégias de marketing, ou seja, o formato audiovisual  passou a ser OBRIGATÓRIO para qualquer lançamento bem sucedido. 

O vídeo é uma forma direta, íntima, persuasiva e dinâmica de se comunicar. Como une a linguagem tanto sonora quanto visual, contudo, proporciona uma experiência bem mais imersiva que ajuda – e muito – nas vendas. 

É por isso que você precisa produzir conteúdo em vídeo, caso queira realizar um lançamento de primeira. Ou seja, neste artigo vamos te mostrar como fazer isso. Fique com a gente!

Primeiros passos para uma propaganda de produtos efetiva

Antes de começar a filmar, entretanto, você precisa ter em mente que um lançamento bem planejado se divide em três etapas:

  •  Pré-lançamento: nessa fase, é preciso se aprofundar no conhecimento do seu produto e público: ou seja, criar uma buyer persona, realizar pesquisas de mercado e fazer testes. No caso das produções em vídeo, essa é a hora de criar o roteiro, decidir e orçar o valor das locações, analisar o portfólio de diferentes produtoras audiovisuais para orçar o seu vídeo com elas e, por fim, produzi-lo. 

 

  • Lançamento: em resumo, nesse estágio é quando o produto é efetivamente lançado. No entanto, aqui vale tudo para chamar atenção! Utilize seu site, blog, e-mail, redes sociais e, se puder, faça um evento! Não economize. 

 

  • Pós-lançamento: após o lançamento, é hora de mensurar resultados e analisar indicadores para fazer os ajustes de campanha necessários. Ou seja, é preciso também ficar atento e dar assistência aos clientes que compraram o produto e manter processos de pós-venda. 

Um vídeo para cada etapa no lançamento de produto

Na hora de colocar a mão na massa, encare os vídeos como uma campanha, não como uma peça individual. Dessa forma, cada um deles terá um propósito de acordo com o estágio do seu lançamento. 

Teaser

No pré-lançamento, você pode fazer um vídeo teaser, por exemplo, para despertar curiosidade no seu público e mantê-lo interessado no produto até que ele seja finalmente lançado.

Em resumo, o teaser é uma das estratégias de vídeo mais utilizadas no pré-lançamento de um produto. Como o objetivo é apenas “provocar” um interesse, ele  não precisa de muitas informações, podendo ser bem simples. 

Veja esse exemplo de teaser da quarta temporada da série Stranger Things:

Vídeo de lançamento

Para o vídeo de lançamento, contudo, você pode disponibilizar um conteúdo com mais informações, mais explicativo, mostrando as características do seu produto. Ou seja, essa é a hora de vendê-lo – e vendê-lo bem!

Diferentemente do teaser, no lançamento você não deve deixar espaço para dúvidas. Essa é a hora de convencer o público de todos os valores e benefícios do seu produto. 

Existem diversas formas de se fazer isso. Você pode criar uma série de vídeos, por exemplo, e explorar um aspecto específico do produto em cada um.

Veja esse exemplo feito para o lançamento do Samsung Galaxy S10. 

Vídeos de pós venda no lançamento de produto

Após o lançamento você pode distribuir vídeos tutoriais, por exemplo, para sanar dúvidas do seu cliente quanto ao produto. 

Essa é uma forma de manter o público engajado com a marca e se antecipar a possíveis reclamações e problemas. 

Veja esse tutorial da Polishop sobre um de seus lançamentos:

Um vídeo de agradecimento pela compra também é sempre bem-vindo e, além de humanizar a marca, incentiva a interação com o comprador. 

Viu como as estratégias de vídeo são importantes na hora de lançar seu produto?

As ideias que mostramos neste artigo são alguns exemplos de como o vídeo pode ser utilizado na sua estratégia de lançamento. Porém, existe uma infinidade de possibilidades que você pode utilizar para produzir um vídeo desse tipo. Use sua criatividade! Só não se esqueça de adequar seu conteúdo para cada etapa do lançamento. 

 

Precisa de uma inspiração? Dê uma olhada no nosso PORTFÓLIO! Você pode usar nossos vídeos como referência.

Se preferir, AGENDE AQUI seu contato para orçar seu projeto com a Astronautas!

 

Leia também:

ANÚNCIOS DE VÍDEO: 7 PASSOS ESSENCIAIS

COMO CRIAR UM PLANEJAMENTO DE VÍDEOS PARA UMA ESTRATÉGIA DIGITAL?

ONDE DIVULGAR MINHA CAMPANHA DE VÍDEO?

Você também vai gostar de ler