Como criar um planejamento de vídeos para uma estratégia digital?

vídeos estratégia digital pessoas assistindo video de tenis-min

27/11/2019 | Vídeos - dicas

Como criar um planejamento de vídeos para uma estratégia digital?

Se você pensa que basta hospedar seus vídeos nas redes sociais para que ele gere resultados comerciais para a sua marca, você está tremendamente enganado.

Você quer fazer uma campanha de vídeo marketing realmente efetiva? Então, o que você precisa fazer é criar um planejamento de vídeos dentro de uma estratégia digital que envolva, de forma integrada, suas redes sociais, seu Blog, anúncios no Google ou no Youtube, e até o envio de e-mails.

Cada ação, claro, deve ser testada e avaliada de acordo com a resposta do seu público.

Quer saber mais? Acompanhe o artigo e prepare-se para reestruturar todo o seu planejamento.

Agrupe os vídeos por campanhas

O primeiro passo é não encarar o seu vídeo (ou vários vídeos) como algo isolado, mas sim como parte de uma estratégia definida, com prazo e resultados mensuráveis a serem alcançados.

Veja alguns exemplos de objetivos que o seu vídeo pode ter:

  • Campanha institucional
  • Vídeo corporativo
  • Lançamento de um novo produto
  • Vídeos para cursos EAD
  • Prestação de informações à população ou a um público segmentado
  • Divulgação de webinar que terá transmissão ao vivo
  •  Vídeo educacional
  • Tutorial de demonstração do seu produto ou serviço
  • Série de vídeos com personagens contando uma história

As possibilidades de utilizar vídeos para a sua estratégia digital são inúmeras. Começar seu planejamento definindo qual o objetivo do vídeo irá fazer toda a diferença.

Avance em sua estratégia lendo este outro artigo: 

Quais são os melhores tipos de vídeo para a sua estratégia de marketing digital?

Feito isso, você irá conseguir mensurar melhor o seu ROI (Retorno sobre Investimento), e avaliar se o vídeo gerou ou não os resultados esperados.

Lembre-se: vídeos profissionais são rapidamente identificados pelo usuário, diferenciando-os dos amadores e gerando autoridade para a sua marca. 

Por isso, garanta que os vídeos sejam produzidos com toda a qualidade profissional que sua campanha merece, ok?

Inspire-se nos vídeos que a Astronautas já produziu para grandes clientes, como o Governo Federal, a OMS, a Embrapa e o Sebrae.  Acesse o nosso portfólio aqui.

Desenvolva os vídeos pensando em uma jornada de compra

A melhor forma de gerar resultados com seus vídeos em uma estratégia digital é pensar neles como um meio de comunicação com o seu público, em cada etapa que ele percorre em uma jornada de compra.

Na metodologia do Inbound Marketing (Marketing de Atração), a jornada, de modo geral, divide-se em: Atração, Conversão, Vendas e Encantamento. 

Veja, a seguir, como você pode usar vídeos para cada uma dessas etapas:

  •         Atração – etapa inicial da jornada em que o seu potencial cliente ainda não conhece a sua marca. O vídeo pode ser usado para chamar a atenção dele mais rápido. Geralmente, a ideia aqui não é falar da sua empresa, mas ajudar o seu público-alvo com algum problema que ele precisa resolver relativo à sua solução.
  •         Conversão – depois de atraída a atenção, você não quer ficar só na conversa: é preciso gerar conversões para a sua estratégia comercial. Você pode recompensar seu público com um vídeo de alto valor (estratégia conhecida como “isca digital”), em troca de alguns dados deles (como nome e e-mail), ou mesmo inserir um vídeo explicativo em uma landing page de conversão. Pense: que tipo de conteúdo faria seu público se cadastrar na sua página?
  •         Relacionamento – etapa na qual você pode utilizar vídeos dos mais diferentes formatos para educar o seu público sobre a sua marca, e sobre o problema que ele está buscando resolver, até que ele esteja pronto para comprar o seu produto ou serviço. O E-mail marketing é um dos principais canais usados nessa etapa. Saiba mais aqui: Vídeo em e-mail marketing: vale a pena usar?
  •         Vendas – na etapa de decisão de compra, os vídeos podem dar o xeque-mate para a sua venda. Produza vídeos tutoriais sobre seu produto, cases de sucesso com depoimentos de outros clientes, ou mesmo entrevistas com especialistas de dentro da própria empresa. As estratégias podem ser várias, mas fazê-las em formato de vídeo aumentam as suas conversões em vendas.

Escolha em quais canais os vídeos serão divulgados

Quando falamos em vídeo marketing, pensamos logo no Youtube ou Vimeo. As maiores redes sociais de vídeos do mundo, no entanto, não são os únicos lugares em que você pode divulgar a sua produção audiovisual.

Você pode divulgá-lo, também, no blog ou site da sua empresa, nas redes sociais, stories, anúncios do Google ADS, e até como parte de estratégias de e-mail marketing.

Outra estratégia interessante: invista em formatos de vídeos diferentes para cada canal de comunicação. Por exemplo: no Facebook, seu vídeo pode ter mais visualizações se durar até 15 segundos. Já no IGTV do Instagram, um tutorial explicativo de 3 minutos pode ser visto até o fim se o assunto for útil ao usuário.

Veja este artigo aqui sobre os melhores canais de divulgação: Onde divulgar minha campanha de vídeo?

Utilize ferramentas online para automatizar o processo

Independentemente se serão vinculados um ou mais vídeos no seu planejamento, é indispensável que você se organize e GANHE TEMPO.

Vídeos diferentes para canais diferentes requerem uma organização que facilite o seu trabalho. Portanto, aposte em ferramentas online que automatizem todo o processo!

Ferramentas como Hootsuite, Buffer e MLabs te ajudam a postar o seu vídeo de uma só vez em várias redes sociais, além de permitirem que você monitore o desempenho dele em cada um desses canais.

Por outro lado, existem ferramentas de automação de marketing em que você pode integrar seus vídeos em uma estratégia digital maior e mais ampla, que envolva redes sociais, e-mail marketing, landing pages e o próprio site da sua empresa.

Nesse caso, nós recomendamos o RD Station, o Hubspot, o MailChamp ou o SharpSpring.

Acompanhe as métricas e faça otimizações constantes

Aplique técnicas de SEO ao divulgar os seus vídeos no Youtube ou em seu Blog. Saiba mais aqui: SEO para Youtube: como otimizar melhor seus vídeos

Em seguida, após publicá-los, acompanhe periodicamente o desempenho de cada um deles. Assim, você poderá fazer ajustes e otimizações. 

O mesmo vale para os  anúncios de vídeos. Ao ativá-los, no entanto, acompanhe os números diariamente a fim de ajustar o que for necessário — como a segmentação do público ou o orçamento destinado — antes que o prazo de veiculação acabe.

Para te ajudar com a mensuração dos resultados, leia estes artigos:

 Vídeo Marketing: como analisar resultados corretamente?

Estatística de crescimento em vendas através de vídeos

Quer uma ajudinha profissional de quem realmente entende do assunto? Então, conte com a Astronautas para a sua estratégia de vídeos completa.

Solicite um orçamento gratuito aqui sem qualquer compromisso.

Você também vai gostar de ler

aulas-em-video-astronautas-produtora-de-filmes

30.09.2019 | Vídeos - dicas

EAD: O que é indispensável para produzir aulas em vídeo

Autonomia de tempo é um dos valores mais presentes do mundo atual e que tem exigido das instituições educacionais uma nova forma de compartilhar conhecimento.

Saiba Mais
video-marketing-astronautas-produtora-de-filmes

21.08.2019 | Vídeos - dicas

Vídeo Marketing: como analisar resultados corretamente?

Como saber se a minha campanha de vídeo marketing foi realmente efetiva?

Saiba Mais