Vídeo Marketing: como analisar resultados corretamente?

video-marketing-astronautas-produtora-de-filmes

21/08/2019 | Vídeos - dicas

Vídeo Marketing: como analisar resultados corretamente?

Como saber se a minha campanha de vídeo marketing foi realmente efetiva? Se essa também é a sua dúvida, saiba que só analisar visualizações não é suficiente, você precisa ir além!

Por isso, aqui vamos te apresentar os principais KPIs e métricas de vídeo que você deve analisar para ter a certeza se a sua campanha foi bem-sucedida ou não.

E, para te ajudar ainda mais, vamos dar aquelas dicas-chave para você ter mais sucesso com os seus vídeos. Acompanhe!

O que analisar no vídeo de uma campanha para saber se ele foi bem-sucedido ou não?

giphy

Não faça apenas uma análise geral dos resultados da campanha: cruze dados!

É aqui que muitos erram. Números sozinhos não vão dizer muita coisa relevante sobre o seu vídeo, é preciso que você cruze os dados para uma análise mais completa e aprofundada!

Por exemplo: imagine que você está abrindo agora o relatório da campanha e descobriu que ela teve muitas visualizações. Legal! Mas, descendo a tabela um pouco, descobre que a taxa de retenção* do vídeo foi abaixo do esperado. O que isso diz para você?

*essa taxa mede o tempo médio que o público assiste do vídeo.

Uma possibilidade é que os seus vídeos e as suas ações estão, sim, chamando a atenção da audiência, mas, por algum motivo, o material não foi capaz de prender a atenção e fazer com que o público assista ao vídeo até o final. 

Isto é: um resultado ruim, no fim das contas.

Medir o engajamento real é essencial

Um baixo engajamento mostra que o seu vídeo marketing não está gerando impacto real nos usuários. As pessoas simplesmente não estão se conectando com o vídeo nem com a campanha, o que é um problema para qualquer marca.

Para medir isso e saber se o seu vídeo teve um bom engajamento, fique atento a métricas, como:

  • Taxa de envolvimento por vídeo: qual foi o vídeo da campanha que os usuários assistiram por mais tempo e que teve melhor taxa de retenção? Você pode conferir a taxa de redenção no próprio relatório entregue nas redes sociais, seja no YouTube Analytics, no Google Analytics ou no Google Adwords, por exemplo.
  • Taxa de envolvimento por player: em qual tipo de player o público interagiu melhor e visualizou mais tempo do vídeo? YouTube, Facebook, Instagram, Vimeo? Algum deles te surpreendeu ou decepcionou? Analise a taxa de retenção de cada player nas mesmas ferramentas listadas acima.
  • Taxa de replay: se o seu público está assistindo ao seu vídeo mais de uma vez, isso significa que aquele conteúdo é realmente interessante e relevante para ele. Ou seja, mais um bom indicativo de sucesso para o seu vídeo.

De olho nas conversões: qual o retorno REAL que os seus vídeos tem trazido para a marca?

Reparou que ainda não falamos de curtidas, comentários nem de compartilhamentos como indicadores de sucesso para vídeo?

O motivo é bem simples: esses dados são métricas da vaidade e, por mais que sejam bons números, não dizem muito sobre qual o retorno real que os seus vídeos trouxeram para a marca.

Estamos falando de conversões: quantos visitantes o seu vídeo ajudou a converter em leads? Ou quantos novos clientes você atraiu e quantas vendas você conseguiu fechar a partir das suas estratégias de vídeo marketing? Afinal, é isso que importa, certo? Esse é o ponto!

Bons resultados em métricas de vaidade dizem apenas que o seu vídeo é bom. Agora, bons resultados em taxas de conversão vão além e significam que o seu vídeo foi realmente efetivo. Tenha isso em mente.

Para analisar esse aspecto, olhe para os seus resultados tanto online quanto offline:

  • Se utilizou um vídeo no seu site, nas redes sociais ou em campanhas de e-mail, o quanto ele aumentou o número de oportunidades para o seu negócio? Houve conversões em formulários? A taxa de cliques em CTA’s (Calls to Action ou Chamadas para Ação) foi boa?
  • Se inseriu o vídeo em uma Landing Page, o quanto ele colaborou para aumentar a taxa de conversão da página? 
  • E, no final, quantas pessoas chegaram a fechar uma venda a partir do seu vídeo? Vale lembrar que 81% das pessoas se convencem a comprar um produto ou serviço depois de assistir a um vídeo. Você está dentro desse dado com as suas estratégias de vídeo marketing?

[INFOGRÁFICO] 11 vantagens de incluir vídeos nas suas estratégias de marketing digital

  • Quantas pessoas foram até a loja física da marca após ter assistido ao vídeo da campanha? Para descobrir isso, basta perguntar como ela chegou à loja ou conheceu a marca, em uma simples conversa informal, depois registrar isso de alguma forma.

E, não tenha dúvidas, seguindo essas orientações que te apresentamos aqui na hora de analisar os resultados do seu vídeo marketing você já está à frente de muitos concorrentes, podendo identificar insights de como melhorar os conteúdos que produz.

Como ter mais sucesso em campanhas de vídeo marketing? Dicas para melhorar seus resultados:

Invista em SEO para vídeos e melhore o posicionamento deles nos sites de busca

É aqui que muitos conseguem se destacar e atingir números melhores. Afinal, não é só sobre jogar um vídeo online e esperar que ele, sozinho, alcance os resultados que quer.

Hoje, mais do que nunca, é preciso se adaptar aos comportamentos de busca dos usuários e fazer com que o seu material seja encontrado mais facilmente quando ele fizer alguma pesquisa relacionada em sites de busca, como o Google.

Essa é uma estratégia que era usada, geralmente, para potencializar resultados de blog posts em sites de marcas. Mas, hoje, também é perfeitamente aplicável no vídeo marketing (com números surpreendentes).

Saiba mais em:

SEO para Youtube: como otimizar melhor seus vídeos

Além do YouTube e do Vimeo — plataformas de vídeo que naturalmente são integradas com os sites de busca e permitem o uso de estratégias de SEO —, também é possível aplicar a técnica em vídeos no site e até em redes sociais.

Explore novos formatos e diversifique o seu conteúdo em vídeo

Já pensou que, talvez, você não está tendo bons resultados simplesmente porque está investindo na mesma estratégia sempre, fazendo aquelas clássicas campanhas publicitárias de TV, por exemplo?

Vá além e comece a explorar novos formatos e canais: vídeos de perguntas e respostas nas redes sociais, tutoriais no YouTube, depoimentos em vídeo espalhados pelo site, lives/webinars especiais no Facebook ou Instagram.

Não esqueça de colocar os seus vídeos, também, em outros canais da marca, como em páginas do site e em artigos do blog. Já pensou, por exemplo, em substituir fotos de produtos por vídeos? Além de permitir que o usuário tenha uma noção melhor do que estará comprando, isso vai aumentar as chances de que os seus vídeos cheguem a mais usuários de forma orgânica.

Além disso, é possível também aproveitar conteúdos já postados e adaptá-los para um formato em vídeo (ebooks antigos, blog posts, por exemplo).

Coloque sempre legendas em seu vídeo 

Um outro erro que muitos cometem é não legendar os vídeos, principalmente quando eles são divulgados nas redes sociais ou em locais públicos com muito ruído externo.

Muitas vezes, as pessoas não podem ouvir o conteúdo do vídeo no exato momento que viram a publicação. Então, se o seu material não for legendado, ela acaba desistindo e passando para o próximo post, resultando em uma oportunidade desperdiçada na sua estratégia.

Reforce e melhore o CTA dos seus vídeos

Além de botões em e-mails, landing pages e sites, comece a trabalhar melhor CTA’s nos seus próprios vídeos.

Estimule mais o público a fazer uma ação depois que terminar o vídeo ou até mesmo durante, seja ela qual for: inscrever-se em um formulário, ir para a página de produtos ou serviços, baixar um material gratuito, visitar páginas do site/blog, inscrever-se na newsletter, assistir a outro vídeo, dentre outras possibilidades.

Não pule etapas do processo e execute todas bem

Para você ter sucesso com o seu vídeo, é essencial que você siga e execute todas as etapas bem. E, com isso, queremos dizer que você deve se preocupar com cada detalhe desde o planejamento, gravação e edição do material.

Todas as etapas fazem a diferença em um vídeo de qualidade e, acima de tudo, de sucesso.

Se você anda falhando em alguma delas, ou não possui um time capacitado para executá-las da maneira correta, conte com a Astronautas para te ajudar a melhorar os seus resultados.

Temos profissionais especialistas em produção de conteúdo audiovisual (pré-produção, produção e pós-produção), prontos para fazer os suas estratégias de vídeo marketing decolarem. 

Solicite um orçamento de vídeo sem compromisso aqui que a nossa equipe vai entrar em contato para agendarmos uma conversa.

Leia também:

Você também vai gostar de ler

aulas-em-video-astronautas-produtora-de-filmes

30.09.2019 | Vídeos - dicas

EAD: O que é indispensável para produzir aulas em vídeo

Autonomia de tempo é um dos valores mais presentes do mundo atual e que tem exigido das instituições educacionais uma nova forma de compartilhar conhecimento.

Saiba Mais
videos-animados-para-empresas-astronautas

08.08.2019 | Video Corporativo | Vídeos - dicas

Vídeos animados para empresas: quando usar?

Mais uma vez, a história se repete: quando se começa a usar vídeos animados na comunicação e no marketing de uma empresa...

Saiba Mais
video-nos-stories-aprenda-a-utilizar-a-ferramenta-a-seu-favor

24.07.2019 | Vídeos - dicas

Vídeo nos Stories: aprenda a utilizar a ferramenta a seu favor

Se você chegou até aqui achando que os stories só existem no Instagram, garantimos que você precisa ainda mais deste conteúdo.

Saiba Mais