Onde divulgar minha campanha de vídeo?

onde divulgar campanha de vídeo

10/10/2019 | Publicidade

Onde divulgar minha campanha de vídeo?

Ainda mais importante do que uma boa produção e uma edição bem planejada, são os resultados que uma campanha de vídeo pode gerar para a sua empresa. Para isso, é necessário planejar a divulgação desde a etapa de criação do vídeo. 

Sua empresa, antes de mais nada, deve ter um planejamento de alcance de público. Afinal, você não vai querer investir em uma campanha que não terá engajamento, certo?

Sem mais delongas, preparamos este artigo para, de uma vez por todas, te ajudar na divulgação do seu vídeo! 

Onde divulgar minha campanha de vídeo?

1 Quem é o seu público?

Para elaborar uma campanha de vídeo você já deve saber quem é o público-alvo da sua empresa. Mas de que forma utilizar essa informação a seu favor?

Você já teve a sensação de um anúncio aparecer na hora certa para você? Pois é! 

Sabendo o público que você deseja atingir, você pode analisar o comportamento dele dentro das diversas plataformas online e offline. Assim, será mais fácil tomar uma decisão quanto ao lugar perfeito para sua divulgação!

Seu público está, em peso, no Facebook? Então, será interessante para a sua empresa alcançar as pessoas da rede social. Seu público gosta de assistir a determinado jornal televisivo? Então, pode ser interessante orçar uma propaganda durante os intervalos do canal.

Seja qual for a plataforma de divulgação, também é interessante explorar o comportamento das pessoas dentro dela. Qual o horário em que é mais acessada? Em quais dias da semana? Todas esses detalhes são importantes para a decisão final.

Desenhe uma persona

A existência de uma persona bem desenhada torna todo o processo mais eficiente. Ela é um elemento mais do que fundamental para o alcance de resultados em uma estratégia de marketing. 

E eu vou te explicar agora o motivo:

Toda campanha de divulgação deve ter um foco. A construção de ideia, portanto, deve ser embasada em uma necessidade de um público em específico. Então por que não possuir o desenho do seu comprador ideal para saber explorar bem cada dor a ser resolvida? Não é por acaso que, de acordo com o estudo de caso da MarketingSherpa, o número de geração de leads em estratégias digitais pode aumentar em 97% com o uso correto de persona.

Quer saber como desenhar uma persona para sua empresa? Acesse este artigo!

2 Em que plataforma digital seu vídeo pode engajar mais?

Qual é o melhor espaço na Internet para o seu vídeo?

Há uma gama de redes sociais que podem ser exploradas para a geração de leads, por exemplo. Entretanto, cada uma delas possui suas próprias especificações e particularidades. E de nada adianta criar uma campanha de vídeo superinteressante se ela não está dentro das normas de uso de uma plataforma. 

Por isso, antes de começar a produção, conheça os espaços disponíveis para a sua divulgação e as vantagens de cada um deles.

Por exemplo:

  • No Instagram, é possível postar vídeos nos stories, como postagem normal ou com direcionamento para o IGTV. Cada uma das modalidades possui um tempo específico. Sendo: 15 segundos para os stories; 1 minuto para posts no feed; 10 minutos para IGTV de perfis normais e 60 minutos de IGTV para contas verificadas.
  • Já no Youtube, é disponibilizado um espaço de até 12 horas para vídeos. Entretanto, materiais para o Youtube Ads devem possuir, no máximo, 12 horas para anúncios puláveis após 5 segundos; 30 segundos para anúncios no meio do vídeo; e para anúncios não-puláveis o tempo varia de acordo com a região.

Para  saber mais sobre essas variações para cada rede social, leia o artigo a seguir:

Você sabia que cada plataforma tem o seu tempo de vídeo ideal?

Quando cada uma dessas ferramentas de redes sociais é mais interessante?

Com a variedade de ferramentas dentro das redes sociais, a estratégia pode se perder na hora de determinar a apropriada para a sua campanha. Após entender melhor sobre o tempo disponível em cada uma delas, chegou o momento de planejar a melhor maneira de determinar o formato. 

Instagram e Facebook

O Facebook, como dono do Instagram, se destaca no quesito variedades de ferramentas para audiovisual. Para analisar melhor uma que se destaque para o seu projeto, é importante entender a finalidade de cada uma delas. 

Os stories podem ser usados estrategicamente para uma identificação maior do público com a marca em um curto período de tempo. Então, quando um vídeo tiver recortes interessantes e chamativos, pode ser uma boa apostar na ferramenta

Já uma campanha no feed sustenta uma ideia de sustentação de identidade visual e de fortalecimento da marca. Por ser um espaço de interação direta entre empresas e público, lá pode ser o espaço ideal para vídeos de média duração que “conversem” com os espectadores. 

Enquanto isso, o IGTV no Instagram se apresenta como um espaço a mais para a abordagem de assuntos mais duradouros que possam prender a atenção do público. Um vídeo que traga discussões importantes e debates sobre um assunto vinculado à sua marca pode ser o ideal para a ferramenta.

Leia também:

Anúncios de vídeo no Facebook e Instagram: 8 erros que você não deve cometer

Como construir uma marca nas redes sociais usando vídeos?

Youtube

Um debate frequente dentro de empresas é: criar ou não um canal? Vale destacar que, por meio do Youtube, é possível fortalecer os princípios e valores da sua marcas com vídeos com um caráter menos publicitário. 

O espaço é ideal para quem quer vincular a marca a assuntos importantes na atualidade. Por ser um espaço de consumo onde a pessoa pode escolher, de fato, o conteúdo que ela vai consumir, a ideia é divulgar vídeos que levantem questões interessantes e chamativas para o público.

Aprenda neste artigo a anunciar na plataforma: Como anunciar no Google Ads?

Anuncie o seu vídeo

Contar apenas com estratégias de divulgação orgânica pode ser um problema a depender das suas metas e do resultado esperado com os seus vídeos.

Por isso, reserve sempre um orçamento para divulgar suas produções por meio de anúncios pagos nas redes sociais mais estratégicas para o seu negócio.

Mídia offline x Mídia online

É importante compreender que, nos tempos atuais, uma mídia é complementar à outra. Por mais que a internet tenha ganhado grande força na divulgação de campanhas, nem sempre é o único lugar ideal para promoção de uma marca. 

A mídia offline tem como sua principal vantagem a concretização de uma marca, por meio de recursos como anúncios em revistas e jornais, outdoors, panfletos e comerciais na televisão.

Algumas empresas, inclusive, produzem campanhas de vídeo que cabem tanto no contexto de televisão, quanto na internet. Levando isso em consideração, pode ser interessante investir em reinvenções e novos recortes de uma campanha utilizada na TV para as redes sociais. 

Saiba mais sobre anunciar na TV e na internet aqui:

Anúncios na televisão ou internet? O que vale mais a pena?

Defina um orçamento

Para gerar um orçamento, será fundamental ter, inicialmente, suas metas também definidas. De acordo com os objetivos definidos, é possível elaborar uma estratégia eficiente para a verba disponível para a sua campanha de vídeo. 

Estudar as plataformas e os custos de anúncios é a melhor forma de determinar o destino do dinheiro investido. Após gerar uma estimativa de resultados de acordo com o seu público-alvo e o investimento possível em cada plataforma, você entenderá mais sobre como trabalhar a verba da melhor maneira.

Inclusive, nesse momento, é importante abraçar a ideia de divulgação gratuita, como acontece em vídeos upados no Youtube e em sites da marca e dos parceiros. Dependendo do objetivo, é válido apostar apenas em anúncios em redes sociais que levem até esses canais.

————————————————————

Caso você precise de ajuda, seja na elaboração de ideias, produção de vídeos ou para entender mais sobre a divulgação da sua campanha de vídeo, solicite um orçamento — sem compromisso — com a Astronautas!

Leia mais aqui na Astronautas:

Por que você deve convidar influencers para uma campanha de vídeo

Dicas essenciais para sua campanha de divulgação com vídeo

6 práticas de sucesso para a divulgação de um vídeo

Vídeo marketing: como analisar os resultados corretamente?

4 vantagens de contratar uma produtora para vídeos no Youtube

 

 

Você também vai gostar de ler