Por que você deve convidar influencers para uma campanha de vídeo

Por que convidar influencers para campanha de vídeo

23/10/2019 | Vídeos - dicas

Por que você deve convidar influencers para uma campanha de vídeo

Influencers são pessoas que produzem conteúdos em diferentes tipos de canais, e que conseguem alcançar, engajar ou influenciar o comportamento e a tomada de decisões de determinados perfis de pessoas.

Acompanhe o artigo para entender porque eles podem ser muito úteis para as suas campanhas de vídeo.

Por que convidar influencers para uma campanha de vídeo?

Uma das principais vantagens em convidar um influencer para a sua campanha de vídeo, é a possibilidade da sua marca ser notada por milhares (e até milhões!) de seguidores.

O ponto-chave nisso, no entanto, é justamente o poder de influência dessa personalidade, capaz de interferir positiva ou negativamente nas decisões daqueles que o seguem.

Dessa forma, é muito importante escolher um influencer que seja popular ou especialista dentro do nicho em que sua marca atua, ou que tenha popularidade suficiente para gerar uma grande visibilidade da sua marca.

Além disso, se o seu objetivo é trabalhar ações de brand awareness (consciência de marca), convidar uma celebridade para a sua campanha de vídeo irá tornar a sua marca famosa rapidamente.

Mas se você quiser gerar mais vendas e conversões, convide aquele influencer que é especialista em determinado nicho ou segmento.

O motivo é simples: ao falar sobre o seu produto ou serviço, o espectador irá sentir como se fosse o seu melhor amigo que está indicando o produto, e não uma celebridade que foi visivelmente contratada para falar sobre ele.

Ao colocar um influencer de um nicho específico no seu vídeo, ele irá tornar a mensagem relevante e espontânea.

Ao se apresentar tal como se apresenta para os seus seguidores — de forma verdadeira, sincera e “sem máscaras” —, as chances de converter o anúncio em vendas são muito maiores.

Como escolher um influencer para a sua campanha de vídeo

Agora que você viu que é uma grande jogada incluir um influencer nas suas campanhas de videomarketing, confira agora como escolher o influencer certo. Acompanhe!

Escolha um tipo de influenciador que esteja de acordo com o objetivo da sua campanha de vídeo

O primeiro passo é entender que existem diferentes tipos de influenciadores, e que cada um pode ser útil para diferentes objetivos da sua campanha.

O Youpix separa os influenciadores em 7 tipos, com base no seu alcance, repercussão e relevância. Conheça-os a seguir:

  • Top Celeb: geralmente possui um número gigantesco de seguidores, ideal para campanhas de vídeo com foco em brand awareness. O público de um top celeb é mais genérico, sem um segmento ou nicho específico.

 

  • Fit Celeb: este é, de longe, o tipo de influenciador mais desejado pelas empresas. Eles possuem um número um pouco menor de seguidores em relação aos top celebrities, mas são focados em nichos específicos — o ideal para gerar conversões em vendas.

 

  • Autoridade: um influencer de autoridade pode ter um número menor de seguidores, mas é o tipo de personalidade que é bastante respeitado dentro de determinado segmento. Eles possuem um poder de influência maior justamente por serem especialistas em determinados assuntos. Essa opção é a ideal para as campanhas de vídeo que desejam trabalhar a percepção da marca, ou quando desejam gerar vendas em uma escala menor para produtos mais complexos, por exemplo.

 

  • Ecossistema: aqui, o foco não é apenas um influenciador, mas vários influenciadores, que, em conjunto, podem reafirmar uma empresa como soberana em determinado nicho. Influenciadores de ecossistema podem possuir ainda menos seguidores que um influenciador de autoridade, mas sua relevância e engajamento podem ser bem mais altos. É o caso por exemplo de influenciadores no ramo de design e decoração de interiores, por exemplo, que podem fazer parceria com empresas que oferecem itens de decoração.

 

  • TrendSetter: tipo de influenciador conhecido por liderar causas e discussões relevantes para a sociedade: questões sociais, ambientais e de direitos humanos, por exemplo. Ideal para campanhas de vídeo que buscam trabalhar o posicionamento da marca frente a tais assuntos, que influenciam o consumidor na tomada de decisão.

 

  • Jornalista: tipo de influenciador que costuma ter um perfil mais analítico sobre determinado tema, ideal para campanhas que trabalham ações de awareness. Seu engajamento e relevância dependem do tema a ser tratado, e da popularidade do veículo de comunicação com que esse jornalista trabalha. A escolha desse tipo de influencer, bem como a campanha de vídeo a ser produzida, devem ser feitos com cautela, uma vez que ele tende a não abrir mão da sua imparcialidade.

 

  • Público interno: nada mais são que os próprios funcionários da empresa. Não possuem seguidores e ressonância, mas possuem alta relevância. Nada melhor do que alguém de dentro da empresa para humanizá-la e divulgar a sua cultura e seus valores.

 

De modo geral, se sua campanha de videomarketing compõe uma estratégia de brand awareness, aposte em influenciadores Top Celeb, que irão divulgar a marca para milhões de seguidores.

Mas se a intenção for vendas diretas, inclua na sua campanha um influenciador que seja especialista em determinado nicho ou segmento.

Leia também:

O que grandes agências estão fazendo de novo com vídeos?

Use ferramentas online para encontrar o melhor influenciador

Na hora de escolher um influencer, é importante verificar não apenas o seu alcance e relevância na rede digital, mas o seu currículo.

Se ele já trabalhou com outras empresas, provavelmente ele terá mais expertise ao lidar com questões contratuais envolvendo sua marca e a campanha de vídeo.

Nesse sentido, existem algumas ferramentas online que são uma mão na roda na hora de verificar esses requisitos.

Uma delas é a Celebryts, uma plataforma completa que filtra influenciadores de acordo com alcance, palavras-chave, média de visualizações, alcance em todas as redes sociais, e o melhor, as últimas empresas no qual ele já fez alguma parceria.

Outra opção é a Hubble, plataforma mais focada em agências e clientes grandes.

Eles dão um grande foco para quem deseja contratar diretamente celebridades e embaixadores de marcas, oferecendo um serviço realmente amplo de planejamento e análise de campanhas envolvendo influencers.

Lembre-se: ao planejar a sua campanha de vídeo, ouça o que o influencer tem a dizer. Ele sabe como ninguém a linguagem a ser utilizada com o público que você deseja alcançar. Logo, ele deverá participar ativamente também da etapa de planejamento do vídeo, ok?

Aproveite e leia também:

Qual o futuro da publicidade? Acompanhe as tendências e direcione suas estratégias!

6 marcas que estão inovando com a produção de vídeos

Como inovar no vídeo da sua campanha? 6 dicas

Você também vai gostar de ler

aulas-em-video-astronautas-produtora-de-filmes

30.09.2019 | Vídeos - dicas

EAD: O que é indispensável para produzir aulas em vídeo

Autonomia de tempo é um dos valores mais presentes do mundo atual e que tem exigido das instituições educacionais uma nova forma de compartilhar conhecimento.

Saiba Mais
video-marketing-astronautas-produtora-de-filmes

21.08.2019 | Vídeos - dicas

Vídeo Marketing: como analisar resultados corretamente?

Como saber se a minha campanha de vídeo marketing foi realmente efetiva?

Saiba Mais
video-nos-stories-aprenda-a-utilizar-a-ferramenta-a-seu-favor

24.07.2019 | Vídeos - dicas

Vídeo nos Stories: aprenda a utilizar a ferramenta a seu favor

Se você chegou até aqui achando que os stories só existem no Instagram, garantimos que você precisa ainda mais deste conteúdo.

Saiba Mais