6 práticas de sucesso para a divulgação de um vídeo

praticas-de-sucesso-para-a-divulgacao-de-um-video-astronautas

30/05/2019 | Vídeos - dicas

6 práticas de sucesso para a divulgação de um vídeo

Certo, você produziu um vídeo para o seu projeto, ele ficou com uma qualidade bacana e com aquele aspecto ideal de uma produção profissional. Mas, e agora: qual o melhor jeito de divulgá-lo?

Aqui vamos te passar 6 práticas para a divulgação de um vídeo, seja em meios online ou offline, com base na nossa experiência enquanto produtora de vídeos e de conteúdo audiovisual.

Queremos que você termine este texto com as informações necessárias para alavancar o seu material e para apresentar resultados efetivos com o relatório da sua campanha.

Vamos lá?

Saiba mais: Dicas essenciais para a campanha de divulgação do seu vídeo

Como bombar um vídeo? Dicas para meio online e offline

1) Anuncie no YouTube

Essa é a principal ação que médias e grandes empresas estão fazendo hoje para divulgar os seus vídeos.

E não é difícil entender o porquê, afinal, o YouTube é a segunda rede social mais popular do mundo, com quase 2 bilhões de usuários ativos por mês, segundo levantamento da Statista.

Ou seja: uma oportunidade imperdível para você anunciar na plataforma e impactar um maior número de pessoas com a sua campanha, fazendo com que o seu vídeo seja um sucesso e tenha milhares de visualizações.

Você pode fazer com que a sua campanha apareça antes de outro vídeo que as pessoas estejam assistindo, no lado direito da tela do usuário como sugestão de vídeo ou, ainda, em destaque para alguma palavra-chave que você escolheu e que o público irá buscar no campo de pesquisa.

A grande vantagem é que você vai pagar pouco por isso (o custo de publicidade no YouTube varia de R$ 0,05 a R$ 0,40 centavos por visualização, desde que o usuário assista a mais de 30 segundos de vídeo).

Em outras palavras: você só paga quando o usuário assiste o seu anúncio até o final ou clica nele!

Para conseguir resultados efetivos, além de fazer o básico de qualquer anúncio online (como segmentar o seu público de forma assertiva com base na idade, localização, sexo e interesse), é essencial que você prenda a atenção do usuário já nos primeiros 10 segundos de vídeo.

Se isso não acontecer, ele provavelmente não irá ver o vídeo até o final, sequer será direcionado para o seu site ou canal do YouTube. Isto é: sem bons resultados para a sua campanha.

Tente adicionar uma chamada direta já no início do vídeo, falando sobre o que aquela campanha se trata. A dica principal aqui é ser criativo e fazer o que for necessário para que o usuário não ignore o seu anúncio, ok?

Para ter sucesso com a divulgação do seu vídeo no YouTube, também é essencial que você comece a aplicar ou melhore as suas técnicas de SEO na plataforma. Saiba mais em: SEO para Youtube: como otimizar melhor seus vídeos.

2) Envie e-mails marketing

Você tem ideia do sucesso que campanhas de e-mail com vídeos podem ter?

Então, segue um dado: e-mails marketing com vídeo geram um retorno 280% maior que campanhas regulares, segundo pesquisa do EmailMonks.

Não tem segredo. Pegue a sua base de contatos, construa um e-mail sobre a sua campanha e inclua o vídeo que produziu.

Vai ver o quanto os resultados serão satisfatórios e ficarão ótimos quando for mostrar o relatório da sua estratégia.

3) Insira na programação de TVs

Há quem pensa que investir em mídia tradicional não é mais tão efetivo. Já falamos sobre isso neste artigo: Anúncios na televisão ou internet? O que vale mais a pena?

O que é algo totalmente equivocado, já que a televisão, por exemplo, é uma das mídias que mais traz retorno para uma estratégia de marketing, especialmente para empresas de médio e grande porte.

Ao inserir o seu vídeo nos intervalos comerciais de uma emissora, por exemplo, você consegue impactar um grande volume de pessoas de uma vez só.

Mas, vale lembrar que o investimento nesse tipo de mídia pode não sair tão em conta. O preço cobrado pelos veículos por 30 segundos de vídeo pode ser mais elevado e não caber na verba disponível para o seu projeto.

Então, é importante que você avalie bem as possibilidades da estratégia junto à sua equipe.

Uma boa dica, por exemplo, é optar por veicular o vídeo da campanha em emissoras locais e regionais, ao invés de nacionais*, tornando o seu alcance mais assertivo e barato.

*Um anúncio no horário nobre, no intervalo do Jornal Nacional, por exemplo, custa quase 1 milhão de reais por 30s de vídeo. Veja aqui.

Faça, junto da sua equipe, um levantamento e orçamento prévio dos preços que as emissoras de TV da sua região cobram para anúncios e publicidade. Para isso, é só ligar no contato comercial do canal e solicitar o mídia kit. Algumas também já disponibilizam esse tipo de informação no próprio site.

Escolher estrategicamente os horários em que a sua campanha irá ao ar também é um ponto relevante. Pense e pesquisa exatamente em que momento do dia o público está em frente à TV, ok?

4) Poste nas redes sociais da conta

Se você quer ter sucesso com o seu vídeo e fazer com que ele se torne um viral na internet, poste ele nas redes sociais da sua conta.

Para você ter uma ideia, um vídeo consegue gerar 12x mais compartilhamentos em redes sociais. Ou seja: você vai ter mais visualizações e fazer com que a sua mensagem atinja um público muito maior.

Quer mais estatísticas? Baixe agora mesmo o Infográfico 11 vantagens

de incluir vídeos nas suas estratégias de marketing digital

Você pode, por exemplo, postar um trecho do vídeo no Stories do Instagram, com o link direto para o conteúdo completo no canal do YouTube (lembrando que, para linkar diretamente, é preciso ter mais de 10 mil seguidores no perfil, ok?). E, claro, use e abuse do IGTV — uma plataforma de vídeos própria do Instagram e que veio para ficar.

Leia também:

IGTV: entenda mais sobre essa nova plataforma do Instagram

Investir em anúncios aqui também é uma excelente ideia, já que, com a possibilidade de segmentação de público, você consegue fazer com que o seu vídeo chegue exatamente para seus clientes em potencial.

Para anúncios de vídeo no Facebook, Twitter ou Instagram, vale a mesma dica que demos para campanhas de YouTube: dê o seu máximo para atrair a atenção do público já nos primeiros segundos do vídeo.

Imagine que o usuário está navegando pela sua própria timeline, consumindo diversos conteúdos ao mesmo tempo. A sua campanha deverá se destacar no meio disso tudo, prendendo a atenção do usuário.

Saiba mais sobre como usar anúncios em vídeo aqui.

E, aproveite a oportunidade: o WhatsApp também tem sido uma estratégia muito utilizada pelas empresas para divulgação de vídeos. Entenda melhor no texto a seguir: Marketing no WhatsApp é uma alternativa eficaz?

5) Inclua no site e blog da empresa

A sua empresa já conta com um site e um blog, certo? Então, aproveite a audiência que eles já têm e insira o seu vídeo nesses canais.

Isso, com certeza, vai trazer mais visibilidade para a sua campanha.

Ainda, essa ação — alinhada com técnicas de SEO — tornará o seu site mais relevante para o Google, subindo posições nos resultados das pesquisas e atraindo cada vez mais usuários.

Vale também inserir um pop-up na homepage do site com esse esse conteúdo audiovisual, especialmente se a sua campanha for um novo vídeo institucional para a empresa.

Resultado: maiores chances de que mais pessoas assistam ao seu vídeo.

6) Deixe passando em alguma TV da sua empresa

A sua campanha é mais institucional e/ou ajuda a fortalecer a sua marca? Então, é fundamental que você coloque ele para rodar e repetir nas televisões espalhadas pela sua empresa.

Além de fazer com que os seus funcionários vejam o vídeo e incorporem mais o espírito da marca, isso ainda servirá para que os seus clientes e quem visita fisicamente a sua empresa assistam e sejam impactados pela campanha.

Imagine, por exemplo, uma empresa do segmento da saúde. Enquanto um paciente espera a sua vez na consulta, sem nada pra fazer, com certeza ele irá prestar atenção no vídeo que está passando no monitor que está na sua frente.

Aproveite e leia também: Onde divulgar minha campanha de vídeo?

O que a Astronautas indica para divulgar bem um vídeo?

Aqui, nós buscamos estar em constante contato com os nossos clientes e com a agência responsável pela estratégia para buscar a solução de divulgação que oferece o melhor custo-benefício.

Além disso, nós também procuramos sempre ir atrás de referências, contatos e especialistas na área, para dar um melhor direcionamento de como o vídeo pode ter uma maior visibilidade e impactar mais pessoas, entregando resultados efetivos para o negócio.

Na grande maioria dos casos, contar com uma parceria profissional é uma grande ajuda.

Quer conversar sobre o seu projeto e saber como fazer dele um sucesso? Então, agende aqui um bate-papo com um de nossos especialistas e vamos ajudar a decolar a sua ideia!

 

Leia também:

 

 

decolamos-o-seu-negocio-orçamento-astronautas-filmes

Solicite o orçamento da sua produção de vídeo na Astronautas Filmes.

Você também vai gostar de ler

aulas-em-video-astronautas-produtora-de-filmes

30.09.2019 | Vídeos - dicas

EAD: O que é indispensável para produzir aulas em vídeo

Autonomia de tempo é um dos valores mais presentes do mundo atual e que tem exigido das instituições educacionais uma nova forma de compartilhar conhecimento.

Saiba Mais
video-marketing-astronautas-produtora-de-filmes

21.08.2019 | Vídeos - dicas

Vídeo Marketing: como analisar resultados corretamente?

Como saber se a minha campanha de vídeo marketing foi realmente efetiva?

Saiba Mais
videos-animados-para-empresas-astronautas

08.08.2019 | Video Corporativo | Vídeos - dicas

Vídeos animados para empresas: quando usar?

Mais uma vez, a história se repete: quando se começa a usar vídeos animados na comunicação e no marketing de uma empresa...

Saiba Mais