Storyboard: aprenda a utilizá-lo

Storyboard: aprenda a utilizá-lo em seus vídeos

26/02/2020 | Cinema | Vídeos - dicas

Storyboard: aprenda a utilizá-lo

Você já ouviu falar em storyboard? Os famosos desenhos que mais parecem histórias em quadrinho são essenciais para qualquer produção de vídeo um pouco mais profissional. 

Se você tem ao menos um pouco de experiência com vídeo, sabe o quanto a etapa de planejamento é essencial para que o roteiro seja cumprido durante as filmagens. E, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ser um expert em desenho para construir um storyboard. Você precisa usar a técnica apenas para orientar a equipe quanto à cronologia da produção audiovisual.

Neste artigo vamos te mostrar o que é um storyboard, para que ele serve e como utilizá-lo nos seus vídeos. Vamos lá!

O que é Storyboard?

O storyboard é, basicamente, um planejamento de gravação. Imagine se nos grandes estúdios de Hollywood, por exemplo, um diretor estivesse com o roteiro pronto, todo o equipamento preparado para rodar e atores bem ensaiados, mas na hora da gravação tivesse ainda que testar os posicionamentos de câmera até decidir o melhor enquadramento para cada cena.

As gravações durariam horas e horas, os atores teriam que refazer a mesma cena infinitas vezes e os custos da produção aumentariam monumentalmente. 

É exatamente para evitar situações como essa que o storyboard existe. O storyboard é um esboço sequencial. São desenhos que buscam ilustrar cada tomada de vídeo para que a equipe possa pré-visualizar as cenas e saber exatamente como se portar no dia da gravação. 

Para que serve um Storyboard?

O storyboard serve para planejar a gravação de modo a evitar desperdício de tempo e material

O storyboard pode ser muito útil também em produções simples. Mesmo que a produção seja feita com apenas uma câmera, por exemplo, ao fazer um storyboard antes da gravação, a pessoa é obrigada a considerar e definir os planos, cenas e enquadramentos desejados para seu vídeo. Dessa forma, a gravação se torna muito mais rápida e assertiva.

É por isso que você precisa começar a utilizar o storyboard!

É claro, algumas vezes o que estava planejado no storyboard pode não ficar tão legal na câmera, sendo necessário testar diferentes enquadramentos e montagens de cena. Mas lembre-se: esses casos devem ser uma exceção. O normal é ter um storyboard que funcione quase sempre. 

Como utilizar o storyboard nos meus vídeos?

Ao contrário do que pode parecer, não é necessário ser um expert em desenho para fazer um storyboard

Como o storyboard não é um fim em si mesmo, mas apenas um guia para a produção, o mais importante não é que ele fique bonito ou apresente traços perfeitos, mas que defina com clareza como as cenas serão compostas. 

Veja esse exemplo da Pixar que compara o storyboard do filme “Up — Altas Aventuras” com o resultado final das cenas planejadas.  

Portanto, não seja tão exigente com a qualidade técnica do desenho. Foque em definir e ilustrar o que você deseja para cada cena. 

1. Crie uma linha do tempo

Com o roteiro pronto, comece a mapear sua história. 

Crie uma linha do tempo de acordo com a ordem em que as cenas devem aparecer no vídeo. 

Lembre-se: a linho do tempo do seu storyboard NÃO É uma cronologia da história, mas das cenas. Mesmo que uma cena retrate o final da história, se no roteiro ela aparece logo no início, no storyboard essa cena será colocada também no início. 

2. Identifique as principais cenas 

Como parte do processo de mapeamento da história, identifique as principais cenas do seu vídeo e os momentos mais importantes da sua história. Essa etapa é importante para que você visualize essas cenas com mais afinco e as planeje de modo a chamar a atenção do espectador

3. Estabeleça um grau de detalhamento

Como o storyboard é apenas um guia, não dá para detalhar demais, mas também não dá para ficar sem algumas informações. Portanto, antes de começar a desenhar, defina um grau de detalhamento. O que é importante detalhar para a sua equipe — personagens, ambientes, emoções? 

4. Descreva cada cena

Com a sequência cronológica de cenas e os detalhes prontos, descreva cada cena conforme estabelecido pelo roteiro. 

O objetivo é fazer com que a cena seja compreendida facilmente por qualquer um que visualizar o storyboard. Portanto, seja específico quanto ao que você quer transmitir na cena, quais serão as ações dos personagens, como será a iluminação do ambiente, dentre outros.

5. Fazendo o storyboard

Agora é só desenhar! Você pode utilizar papel e lápis, estilo old school, optar por softwares de edição de imagens ou até mesmo ferramentas com templates próprios para montar storyboards, como o Pixton, por exemplo. 

 

Antes de finalizar, lembre-se de revisar seu storyboard para não deixar passar detalhe algum. 

Na Astronautas Filmes temos experiência com storyboards e nossos vídeos são sempre planejados com antecedência. Confira nosso PORTFÓLIO.  

Se quiser conversar, clique aqui para agendar um contato com a gente!

 

Leia também:

ANÚNCIOS DE VÍDEO: 7 PASSOS ESSENCIAIS

COMO CRIAR UM PLANEJAMENTO DE VÍDEOS PARA UMA ESTRATÉGIA DIGITAL?

POR QUE CONTRATAR A ASTRONAUTAS FILMES? CONHEÇA 8 DIFERENCIAIS

Você também vai gostar de ler