IGTV, entenda mais sobre essa nova plataforma do Instagram

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29/03/2020 | Publicidade

IGTV, entenda mais sobre essa nova plataforma do Instagram

O IGTV veio para ficar e faz parte do Instagram que é, sem dúvidas, uma das maiores redes sociais do mundo. Segundo pesquisa da Statista, a rede já soma 1 bilhão de usuários ativos por mês no ranking global.

Por isso mesmo, um dos possíveis segredos para manter tantas pessoas usando a rede são as suas constantes atualizações, trazendo novidades frequentes como o feed não-cronológico, stories, gifs e, recentemente, ou seja, o IGTV.

Em resumo, o IGTV é uma plataforma de vídeos própria do Instagram, que suporta vídeos mais longos, de até uma hora.

Entretanto, como qualquer novo recurso, o público e as empresas ainda estão se adaptando e descobrindo o que fazer com as suas funcionalidades.

E você? Já conhece a plataforma? Sabe como aproveitá-la da melhor maneira para o seu negócio? Entenda mais sobre o IGVT neste artigo, confira!

Como funciona o IGTV?

O IGTV foi lançado em junho de 2018 com o objetivo de concorrer com outras plataformas já consolidadas de produção e hospedagem de vídeos, como  por exemplo, o YouTube.

 

 

O principal diferencial é que o IGTV foi totalmente pensado para os dispositivos móveis, ou seja, para suportar vídeos mais longos, em formato vertical e tela cheia.

Além disso, os vídeos ficam sempre disponíveis na conta, diferentemente dos stories, que desaparecem após 24h.

Do mesmo modo, foi uma estratégia do Instagram para acompanhar o crescimento do uso de vídeos nos dispositivos móveis, já que o consumo de conteúdo audiovisual via mobile cresce 100% a cada ano.

 

 

A plataforma possui um aplicativo próprio e gratuito, disponível para dispositivos Android e IOS, contudo, também pode ser acessada dentro do próprio Instagram.

Como funciona o IGTV?

Para isso, basta clicar em um ícone semelhante a uma televisão, no canto superior direito do celular, ao lado da funcionalidade Direct. Devido a isso, já é possível visualizar os vídeos produzidos por quem o usuário segue, em lógica parecida com a dos stories.

O IGTV também suporta vídeos em resolução 4K, ou seja, para agregar uma imagem mais profissional, além de permitir a integração com outros recursos, ou seja, é possível linkar um vídeo da plataforma no próprio story, por exemplo, para atrair a audiência (opção disponível apenas para contas com mais de 10 mil seguidores).

Outro detalhe é que os conteúdos de 60 minutos só podem ser feitos, especialmente, por contas verificadas ou com um alcance maior. Os demais usuários podem upar vídeos com até 10 minutos de duração.

 

 

No geral, o IGTV busca estimular os usuários a gerar e consumir conteúdo audiovisual, em um só lugar.

Grandes marcas e digital influencers já estão utilizando a plataforma como uma maneira de construir narrativas mais profundas, especialmente, com a sua audiência.

Mas o que, exatamente, é possível fazer com o IGTV? Como utilizar a plataforma no seu negócio? Confira a seguir.

Como usar o IGTV no seu negócio?

Quer saber como utilizar essa ferramenta incrível do Instagram para o seu negócio? Nós vamos ajudar você.

1º Passo

Você tem duas opções para acessar a funcionalidade, pelo aplicativo nativo do Instagram ou pela próprio app do IGTV.

Para acessar pelo aplicativo do Instagram, você deve clicar no ícone que parece uma TV, localizado ao lado da opção de direct message do Instagram.

Se ele não estiver aparecendo para você, é necessário atualizar o seu aplicativo e aguardar alguns minutos.

2º Passo

Você pode utilizar tanto pelo próprio aplicativo do IGTV, quanto pelo aplicativo nativo do Instagram. Ao entrar na funcionalidade você vai se deparar com os vídeos dos perfis que você segue.

Chegou a hora de você criar o seu canal e, para isso, clique na engrenagem acima da aba de vídeos. E, logo em seguida na opção “criar canal”.

3º Passo

Agora que você tem  o seu canal criado, no lugar da engrenagem vai aparecer a sua foto. Para acessar o seu canal, clique sobre o ícone do seu avatar.

4º Passo

Para postar seus vídeos, basta clicar no ícone (+) e selecionar o arquivo. Importante lembrar que o formato dos vídeos no IGTV são verticais.

Ou seja, se você tem um vídeo em widescreen, por exemplo, você só vai conseguir postar se adaptar para a versão vertical.

Para isso, você pode usar o aplicativo InShot para adaptar os seus vídeos horizontais, ou seja, para a proporção dos vídeos para o IGTV.

5º Passo

Faça a seleção do vídeo , preencha o título, a descrição e, neste momento, entretanto, você também pode editar a imagem de capa, se necessário.

6º Passo

Agora só falta publicar. Clique em publicar e pronto. Seu vídeo vai ao ar em seu canal do IGTV e todos os seus seguidores serão notificados. Além disso, ele ficará em destaque no seu perfil do Instagram.

Engajamento no IGTV

Uma das grandes vantagens é que o IGTV é uma das ferramentas que mais engajam atualmente em relação às redes sociais.

Por isso, é importante que você adeque a mecânica corretamente da sua estratégia.

Os vídeos para as contas não verificadas podem ser de até 10 minutos. E para as contas verificadas, até uma hora.

No entanto, priorize passar a sua mensagem já em cinco minutos do vídeo, isso porque o público do Instagram tende a ser mais dinâmico que o do YouTube.

Atenção! O primeiro minuto do vídeo será passado em seu Feed, nesse tempo, deixe o gancho para o seu público ter o interesse de continuar a assistir ao vídeo no IGTV. Dessa forma, não entregue o ouro logo no primeiro minuto.

Não esqueça de divulgar seu IGTV

Use os Stories para divulgar seu vídeo novo no IGTV. Nas contas comerciais, acima de 10k, você tem a opção de inserir o link. Então, copie esse endereço e coloque lá para aumentar o alcance de suas visualizações.

Além disso, você pode inserir o link em outras redes sociais, como o Facebook e Linkedin.

Quando mais você utilizar os recursos do Instagram, maiores são as possibilidades do seu engajamento aumentar.

Uma das principais vantagens do IGTV para empresas é, especialmente, o acesso a dados específicos de consumo audiovisual da audiência.

É possível ter noção de informações, como: quantas vezes as pessoas viram, curtiram e comentaram em um vídeo, em que parte do conteúdo a maioria dos usuários fecharam o vídeo, ou seja, grande quantidade de dados.

Assim, é possível acompanhar como o seu público está se adaptando à plataforma e se ele está se interessando pelos conteúdos que você produz.

De qualquer forma, alguns tipos de conteúdo já são considerados os melhores para se utilizar no IGTV, ou seja, aproveitando a possibilidade de criar vídeos mais longos, como essas dicas:

Dicas para seu IGTV

  • Tutoriais: essa é uma ótima oportunidade para ensinar o seu público, ou seja, de como utilizar o seu produto ou serviço, de forma completa e detalhada.
  • Entrevistas: é possível fazer tanto entrevistas rápidas e mais simples quanto mais longas, entretanto, de acordo com o perfil de consumo da sua audiência, além de permitir também uma maior interação com o público por meio dos comentários.
  • Vídeos para esclarecer dúvidas: que tal produzir um conteúdo respondendo às principais perguntas e dúvidas do seu público? Como o IGTV é atemporal, pois esse vídeo ficará disponível na sua conta, para que qualquer usuário possa acessar e esclarecer questões pontuais sobre determinado assunto.
  • Webinars: você também pode criar um seminário online sobre um assunto relevante e inserir no seu IGTV. Com isso, a vantagem é que você estará levando esse tipo de conteúdo diretamente para uma rede social que o seu público pode utilizar frequentemente.
  • Bastidores: mostrar aquilo que geralmente ninguém vê ou que poucas pessoas têm acesso pode ser uma boa estratégia para aproximar o seu público do seu negócio, ou seja, as pessoas são naturalmente curiosas e você pode disponibilizar esse conteúdo com exclusividade no seu IGTV.

Passo a passo para você começar a explorar o IGTV no seu negócio

Como dissemos no início, as marcas ainda estão descobrindo como utilizar a plataforma da melhor maneira e aproveitar os benefícios que ela tem a oferecer.Entretanto, o importante é planejar e pesquisar bem para não cometer erros, como estes que elencamos neste artigo: Anúncios de vídeo no Facebook e Instagram: 8 erros que você não deve cometer

Se você quer começar a produzir conteúdo no IGTV, mas ainda não sabe como, não se desespere. Contudo, Agende um café com um de nossos especialistas e vamos bater um papo sobre o que está pensando em fazer, que tal?

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