Como fortalecer a marca e faturar com vídeos no Instagram

videos-no-instagram-astronautas-produtora-de-filmes

26/02/2017 | MARKETING DIGITAL

Como fortalecer a marca e faturar com vídeos no Instagram

O Instagram surgiu como um mero aplicativo para compartilhamento de fotos. Não demorou muito para selfies e fotos de paisagens evoluírem para conteúdo segmentado. Com mais de 300 milhões de usuários no mundo – só no Brasil são 29 milhões, quase 10% deles – a plataforma aparece como uma importante ferramenta de marketing digital para empresas de todos os segmentos.

As possibilidades para quem deseja atingir essa fatia de público interessada em fotos e vídeos curtos são infinitas, desde uma loja virtual até um canal para fortalecer a relação dos clientes com a marca. Quer saber como faturar com vídeos no Instagram? Existem alguns segredinhos.

Como chegar mais perto do seu cliente pelo Instagram

Pense no seu perfil pessoal em diversas redes sociais. Muitas vezes, pessoas que sequer se conhecem pessoalmente criam uma relação de intimidade ao perceberem que possuem gostos em comum: postam músicas das mesmas bandas, fotos de trilhas em montanhas, são fãs de filmes parecidos.

A troca de likes fortalece a conexão entre dois perfis de usuários que sequer precisam conversar entre si. O algoritmo da plataforma, por sua vez, é inteligente o suficiente para perceber isso, e enche o feed de notícias de ambos com base nas curtidas mútuas. A lógica de perfis empresariais é muito semelhante. Segmentação é o primeiro passo para monetizar seu conteúdo no Instagram.

É essencial mapear a persona que deseja atingir e planejar postagens que incitem a curtida. O que sua empresa e o público-alvo têm em comum? Descobrir esse ponto de convergência de interesses é crucial para estreitar os laços entre seus clientes e a marca.

Crie conteúdo de qualidade

Segundo dados do próprio Instagram, o aplicativo é bombardeado por 95 milhões de postagens diárias, que movimentam uma média de 4,2 bilhões de likes todos os dias. Para não passar batido no feed, é imprescindível que seu conteúdo seja interessante, criativo e adequado à plataforma.

A dinâmica do Instagram é rápida e ágil. Aposte em vídeos mais curtos e leves, com roteiros objetivos, mas com boas sacadas. Ajuste detalhes fundamentais como enquadramento, iluminação, ângulo ideal e cenário que combinem com os valores da sua empresa. Consiga a melhor qualidade de imagem possível – na era dos smartphones, essa missão é relativamente simples.

Antes de começar a produção, vale buscar a consultoria de um profissional da área em produtoras de vídeo ou agências de publicidade para descobrir qual abordagem funcionará melhor para seu caso.

Como funciona a segmentação no Instagram

Definir sua audiência no Instagram é um trabalho minucioso. É preciso pensar em quem deverá consumir e gostar do seu conteúdo com base em diversas variáveis básicas: gênero, idade, cidade, idioma. Sua persona estuda? Trabalha em alguma área específica? É casada ou solteira? Tem filhos? Descobrir o objetivo é a premissa inicial de qualquer pessoa que deseje criar vídeos – com fins empresariais ou não.

Vale também investir em testes A/B e descobrir quem compra seu produto. Vamos supor que você comercialize perfumes masculinos e loções pós-barba. Quem é seu cliente? O próprio homem? Só ele? Ou uma mulher que deseja presentear o marido, namorado, pai, irmão? Tudo precisa ser mapeado e estudado cuidadosamente para gerar resultados satisfatórios. Para quem investe em Instagram Ads, a missão de segmentar o conteúdo é um pouco mais simples.

Ganhando dinheiro com anúncios no Instagram

Além de fisgar seu público organicamente, você também pode investir em anúncios. O Instagram Ads é a ferramenta dentro do Instagram que possibilita essa opção. Com investimentos que podem ser pequenos ou grandes, dependendo do seu budget para a ação, muitas portas se abrem. É possível configurar quem verá seu anúncio, segmentá-lo de acordo com critérios muito específicos, trabalhar com landing pages, entre outros.

Mas lembre-se: as facilidades do Instagram Ads não diminuem a responsabilidade de criar conteúdo de qualidade. Apesar de aumentar a visibilidade de seu vídeo e facilitar a segmentação, o anúncio não tem, por si só, o poder de melhorar o relacionamento entre cliente e marca.

Para quem deseja trabalhar com Instagram como ferramenta de negócio, é fundamental buscar sempre um alto nível de qualidade para suas produções. O resultado pode ser fantástico: há quem lucre mais de R$ 50 mil por mês com a postagem de conteúdo no maior microblog audiovisual do mundo.

cative

Você também vai gostar de ler

producao-de-video-conteudo-em-video

25.09.2019 | MARKETING DIGITAL

6 marcas que estão inovando com a produção de vídeos

Se você investe na produção de vídeos ou pretende investir, mas está carente de boas referências, este artigo é para você.

Saiba Mais
divulgacao-com-video-astronautas-produtora-de-filmes

12.09.2019 | MARKETING DIGITAL

4 dicas essenciais para sua campanha de divulgação com vídeo

Se você veio parar aqui, provavelmente deve saber que as campanhas de divulgação com vídeo estão bombando, certo?

Saiba Mais
marketing-para-clientes-grandes-astronautas

28.08.2019 | MARKETING DIGITAL

Como montar uma estratégia de marketing para clientes grandes?

Você precisa inovar na estratégia de marketing para clientes grandes? Que tal se atualizar, inovar e investir em recursos audiovisuais ?

Saiba Mais