Motivos para empresas terem um canal no Youtube

5 motivos para empresas terem um canal no Youtube

31/03/2020 | MARKETING DIGITAL

Motivos para empresas terem um canal no Youtube

O Youtube possui 2 bilhões de usuários logados mensalmente e, cada vez mais, é utilizado como uma ferramenta de pesquisa que auxilia na decisão de compra. Segundo uma pesquisa do Hootsuite, plataforma de gerenciamento para mídias sociais, o tempo gasto assistindo a vídeos do tipo “que produto comprar” dobrou nos últimos três anos. 

Dito isso, as empresas que se atentam aos benefícios de estarem presentes na maior plataforma de vídeos do mundo, certamente colhem bons frutos. Quer saber por que a sua empresa deve ter um canal no Youtube? Nós te damos nesse artigo 5 motivos. Confira!

1. Estar no Youtube aumenta o seu fator awareness 

O fator “awareness” – isto é, não só ter ciência da existência de uma empresa, como também estar com ela “fresca” na memória – é essencial para qualquer marca. Em um mercado competitivo como o de hoje, você precisa a todo tempo “fazer barulho” para não ser esquecido. 

O YouTube é uma das melhores maneiras de reforçar o fator de reconhecimento da sua marca. Na plataforma, você garante que um possível consumidor consiga te encontrar caso pesquise qualquer palavra-chave relacionada aos seus vídeos. 

A ideia é se mostrar disponível e ser visto em todos os canais que seu público estiver. E como muita gente  – e muitas marcas – está presente no Youtube, não ter um canal na plataforma te coloca um passo atrás da concorrência. Se esforce para ser lembrado!

2. Você terá mais autoridade

Você já reparou que, em geral, presta bem mais atenção a um vídeo do que a qualquer outro tipo de anúncio? Sabe por que isso acontece? Porque a experiência do vídeo é mais imersiva: como ele reúne estímulos sonoros e visuais, remete à nossa própria realidade cotidiana. Você interpreta o vídeo como mais verdadeiro e, por isso, ele pode conferir mais autoridade à sua marca. 

Ter um canal no Youtube dá ainda mais autoridade e credibilidade para as empresas, independentemente do ramo em que atuem. Um canal oficial na plataforma demonstra profissionalismo e seriedade.

3. Um canal no Youtube pode ajudar a humanizar a sua marca

Um canal no Youtube que realiza publicações periódicas, além de reforçar a identidade da sua marca também a humaniza por meio dos vídeos. É uma excelente maneira de se mostrar acessível e empático com quem consome seu conteúdo. 

Ao utilizar um canal no YouTube, sua empresa certamente estará mais apta a desenvolver uma identidade mais humanizada e estabelecer um relacionamento mais próximo com os seus clientes. Humanização de marca é uma estratégia importantíssima no mercado de hoje!

 

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4. Conhecimento sobre seu público é poder – e dinheiro

O YouTube fornece dados demográficos de quem assiste aos vídeos do seu canal. Essa funcionalidade não deve ser ignorada, pelo contrário, é mais uma ferramenta eficaz para conhecer o seu público a fundo e adaptar estratégias. 

Além disso, por meio de métricas como as curtidas, descurtidas, taxa de abertura e dados que informam se o seu vídeo foi assistido até o fim ou em que momento o usuário o abandonou também são muito interessantes para que você entenda que tipo de abordagem funciona ou não para o seu público. Você pode testar novas formas de se comunicar, que podem render benefícios não só no online como também nas vendas offline!

5. Aumente a busca orgânica da sua marca

Convenhamos, em breve, estar no YouTube vai ser praticamente obrigatório para qualquer empresa. Afinal, as empresas precisam estar onde está o seu público está, e uma coisa que temos certeza é que os consumidores estão cada vez mais no YouTube, sendo o segundo maior buscador do mundo, atrás do Google.

Portanto, as empresas que começarem a utilizar a plataforma desde já estão um passo à frente nessa inevitável tendência e poderão construir uma audiência, de forma orgânica, apenas ao adequar conteúdos para palavras-chave mais buscadas. Além disso, demonstram serem instituições modernas e atualizadas e demonstram ao público que lideram a inovação no seu segmento. 

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