EAD: O que é indispensável para produzir aulas em vídeo

aulas-em-video-astronautas-produtora-de-filmes

30/09/2019 | Vídeos - dicas

EAD: O que é indispensável para produzir aulas em vídeo

Autonomia de tempo é um dos valores mais presentes do mundo atual e que tem exigido das instituições educacionais uma nova forma de compartilhar conhecimento.

Não à toa, muitos centros educacionais possuem, pelo menos, uma matéria em EAD disponível na grade horária dos alunos. Além disso, algumas instituições de ensino produzem vídeos para a divulgação no Youtube, como forma de fortalecer a qualidade de ensino e atrair a atenção de mais alunos.

Mas como produzir videoaulas que capturem a concentração dos alunos e que sejam tão produtivas quanto as de ensino presencial? Além de um conteúdo de qualidade, é necessário prestar atenção em pequenos detalhes que podem fazer total diferença no desempenho do ensino. 

Neste artigo mostraremos, além das etapas de criação e planejamento, dicas importantes para a produção de suas aulas. Confira!

Planejamento

A etapa de planejamento determinará fatores importantes. Por exemplo, é nesse momento que você deverá organizar os conteúdos da série de aulas que serão ministradas e produzidas, assim como o tempo de duração médio para cada uma delas. 

Além disso, essa é a hora de pensar no perfil de público comum dos possíveis alunos para definir estratégias e uma linguagem própria para se comunicar de forma eficiente com a turma online. 

Equipamentos, como câmeras de qualidade, tripés para garantir a estabilidade do vídeo e equipamentos de iluminação para garantir uma boa imagem, também farão diferença no resultado final da aula em si. 

E o cenário, claro, deverá ser silencioso e contar com os suportes necessários para o desenvolvimento das aulas (quadros para escrever, objetos para ilustrar, livros para indicar, dentre outras possibilidades). Recursos visuais são muito benéficos para garantir a concentração dos alunos. 

Uma boa opção, também, é buscar inovar estrategicamente e em busca de bons resultados. Aquele mesmo cenário mais tradicional, em uma aula de artes visuais, por exemplo, provavelmente não seria tão interessante. 

Para te auxiliar em todas as etapas, contratar uma produtora de vídeos será fundamental para o desenvolvimento de vídeos com imagens claras e com uma boa qualidade de som, a fim de facilitar a recepção do conhecimento por parte dos alunos. 

Nesse aspecto, é importante entender que, por mais que um vídeo amador possa parecer mais fácil e barato de ser feito, a ausência de técnica em sua produção pode torná-lo pouco proveitoso e funcional e, por vezes, desperdiçar todo o tempo que o professor destinou para dar aquela aula especialmente para a câmera.

 Saiba mais:

Produção de vídeos: realizar internamente ou contratar?

A etapa de planejamento também deve servir como um momento para novas ideias. Será que é apropriado ter professores convidados ou palestras para variar a dinâmica das aulas, por exemplo? 

Bom, quando tudo isso já estiver pré-determinado, coloque todas as ideias em roteiros para começar a produção!

Produção de EAD

Agora que você já determinou quais são seus objetivos e como deve ser a produção de cada um dos vídeos, é a hora de tirar os planos do papel! 

Por meio do planejamento e roteiro do material que deverá ser produzido, agora é só marcar o dia da gravação, carregar, testar, organizar os equipamentos, e colocar a mão na massa. 

Edição

É importante que a aula seja dada de forma corrida e sem muitas interrupções para proporcionar um aprendizado fluido aos alunos. Nesse sentido, a dica é utilizar os recursos de edição para legendar partes mais importantes ou para fazer cortes pontuais. 

Caso o material bruto esteja mais longo do que deveria, vale considerar dividir a aula em parte 1 e parte 2, dando um tempo aos alunos para a pausa, para buscar um copo d’água, ir ao banheiro ou, simplesmente, para organizar os conhecimentos já adquiridos.

E não tenha pressa: quanto mais a edição for trabalhada com o objetivo de proporcionar uma experiência de ensino mais rica aos alunos, melhor será o resultado final.

Plataforma de compartilhamento de videoaulas

Para compartilhar as videoaulas, será fundamental contar com uma plataforma que permita  a organização de todos os vídeos como um roteiro de estudos, e que ofereça agilidade para os alunos assistirem aos materiais. 

Uma dica aqui é pesquisar sempre, entre os alunos, o que estão achando de todas as aulas e da plataforma em questão para prever melhorias de usabilidade e de experiência do usuário.

Deseja contratar uma produtora de vídeos para as suas aulas de EAD? 

Entre em contato e solicite um orçamento com a Astronautas.

Temos um serviço específico para instituições de ensino. Venha conferir!

Leia mais:

Você também vai gostar de ler

video-marketing-astronautas-produtora-de-filmes

21.08.2019 | Vídeos - dicas

Vídeo Marketing: como analisar resultados corretamente?

Como saber se a minha campanha de vídeo marketing foi realmente efetiva?

Saiba Mais
videos-animados-para-empresas-astronautas

08.08.2019 | Video Corporativo | Vídeos - dicas

Vídeos animados para empresas: quando usar?

Mais uma vez, a história se repete: quando se começa a usar vídeos animados na comunicação e no marketing de uma empresa...

Saiba Mais
video-nos-stories-aprenda-a-utilizar-a-ferramenta-a-seu-favor

24.07.2019 | Vídeos - dicas

Vídeo nos Stories: aprenda a utilizar a ferramenta a seu favor

Se você chegou até aqui achando que os stories só existem no Instagram, garantimos que você precisa ainda mais deste conteúdo.

Saiba Mais