Como produzir vídeos para EAD?

vídeos para ead-min

18/12/2019 | Vídeos - dicas

Como produzir vídeos para EAD?

O Ensino a Distância (EAD) é uma modalidade de aprendizagem que não para de crescer no Brasil. No ensino superior, por exemplo, o número de vagas oferecidas em cursos EAD já é maior do que as do ensino presencial, segundo dados de 2018 divulgados pelo MEC (Ministério da Educação).

E a expectativa é que o número de matrículas em EAD já ultrapasse os de presencial já em 2023!

Da mesma forma, cresce o número de pessoas e instituições que estão procurando maneiras de criar ou melhorar os cursos EAD que dispõem para os seus alunos.

E já adiantamos para você: as videoaulas correspondem, de longe, a melhor estratégia para tornar um curso EAD realmente de qualidade.

Mas como produzir vídeos voltados para um curso EAD? Do que que eu preciso para garantir que eles tenham sido, de fato, bem produzidos?

Acompanhe o passo a passo que é justamente sobre isso que nós iremos falar. Vamos lá?

1. Pré-produção: Elabore um plano do curso

A ideia aqui é elaborar todo o curso antes de começar a pensar na gravação dos vídeos. Pois cada vídeo terá um objetivo único (falar sobre um tópico do curso, explicar um determinado assunto, exemplificar algo que foi ensinado durante a aula, entre outras diversas possibilidades). Ou seja, o roteiro de todo o curso precisa estar pronto.

Para isso, primeiro elabore o que vai ser o plano do curso: defina as características gerais do projeto, e quais serão os procedimentos e técnicas que serão utilizadas no processo de ensino-aprendizagem.

Deixe claro, também, os objetivos do curso, como ele será estruturado, metodologia, e quem serão os principais responsáveis pela produção.

2. Defina os objetivos de cada vídeo

Depois que o roteiro do curso estiver pronto, está na hora de definir os objetivos específicos de cada vídeo. Acredite: se você cumpriu com a etapa anterior, essa etapa vai ser moleza. 

Defina o tempo de cada vídeo, o conteúdo que será trabalhado em cada um deles e a estrutura necessária para cada aula. 

Para produzir vídeos EAD com qualidade, garantindo os rendimentos que você tanto almeja, tudo isso precisa ser bem planejado. Este artigo aqui pode te ajudar: EAD: O que é indispensável para produzir aulas em vídeo

3. Mãos à Obra: hora de produzir os vídeos!

Antes de falarmos da etapa mais importante, você nunca deve se esquecer desta premissa: vídeos EAD amadores podem colocar todo o seu projeto por água abaixo! Vídeos para EAD envolvem, sobretudo, uma estratégia grande contratual entre a empresa e as pessoas que pagaram por aquele conteúdo.

Saiba mais:

Os riscos de uma produção de vídeos amadora

Se não houver um orçamento à altura para a produção desses vídeos, o mais recomendado é que eles não sejam incluídos no seu curso, ok? Mas se houver orçamento suficiente, mas você não souber como produzir vídeos profissionais com o melhor custo-benefício, então clique aqui e entre em contato com a Astronautas, e deixe que nós cuidemos de toda essa parte para você.

Saiba que a qualidade dos seus vídeos para EAD irão refletir na percepção que os alunos terão sobre o todo do curso que está sendo oferecido. Serão uma extensão do ensino e, portanto, devem agregar e complementar o assunto estudado.

Por isso, na hora de iniciar a produção, invista em equipamentos profissionais de iluminação e composição de cenário, microfones, câmeras e filmadoras com recursos que sejam suficientes para gravar vídeos de boa qualidade. Leia mais aqui: Como gravar vídeo para o projeto do meu cliente?

Dica: para videoaulas no formato padrão (com um único personagem em meio a um cenário estático), uma câmera semiprofissional já deve ser o suficiente, desde que você se atente que o áudio e a iluminação estejam em boas condições.

Mas se seus vídeos precisarem de cenário externo, elenco, figurino, efeitos especiais, e uma boa edição final, equipamentos ruins e softwares básicos podem estragar o seu projeto e levar para uma avaliação ruim do seu curso por parte dos usuários.

Leia também: Edição de vídeo: dicas de especialistas

Eu não tenho todos esses equipamentos, e nem sei como planejar tudo isso. O que eu faço?

Muitos iniciam bem toda a fase de pré-produção, até chegarem na parte da gravação dos vídeos. Infelizmente, essa falta de equipamentos, e a pouca experiência no assunto, comprometem semanas e meses de planejamento.

No final, algo que era para ser barato, acaba saindo mais caro do que o que foi inicialmente planejado.

É nessas horas que a parceria com uma produtora de vídeos pode salvar vidas — ou melhor, projetos!

É ela quem pode alavancar o seu projeto e torná-lo verdadeiramente profissional, alinhando a experiência de anos de mercado na produção de vídeos para pequenas, médias e grandes instituições, com os objetivos e limite de orçamento definidos pelo cliente.

Na Astronautas, em nossos 20 anos de experiência, nos especializamos na produção e implementação de vídeos para diferentes segmentos, incluindo vídeos para EAD, e já trabalhamos com grandes clientes regionais e nacionais, tanto públicos quanto privados.

Clique aqui e conheça o nosso portfólio, e conheça os diversos vídeos que já produzimos, para clientes como Governo Federal, Sebrae, OMS, Wallmart, Bradesco, Colégio Marista, Faculdade IESB, Uniceub e muito mais.

Agende uma conversa conosco e saiba como a Astronautas pode te ajudar no seu projeto de vídeos para EAD. Clique aqui e agende um contato!

 

Leia mais aqui na Astronautas:

Por que contratar a Astronautas Filmes? Conheça 8 diferenciais

Você também vai gostar de ler