Como gravar vídeo para o projeto do meu cliente?

como-gravar-video-para-o-projeto-do-meu-cliente-astronautas

08/05/2019 | Vídeos - dicas

Como gravar vídeo para o projeto do meu cliente?

Fala a verdade: ninguém quer fazer um trabalho mal feito. E apostamos que foi esse desejo que te trouxe neste artigo: garantir a qualidade na hora de produzir um vídeo para o seu cliente.

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas e toques essenciais para quem nunca produziu um vídeo mas quer ter uma boa noção de como fazer para tocar um job.

E é para qualquer trabalho: desde um material mais simples até o mais complexo, uma demanda real da sua empresa ou para auxiliar melhor nos projetos do seu cliente.

Especialmente se você trabalhar em uma agência de publicidade ou for um gerente de marketing, este texto é para você!

Acompanhe!

Como gravar vídeo e entregar um material de qualidade?

Adeque o vídeo de acordo com o público

Esse é o primeiro passo para quem quer começar a produzir um vídeo. Tenha plena consciência de quem é o público e do seu objetivo com a produção.

Você sabe ao certo qual conteúdo que os usuários preferem, gostam e curtem consumir? Que tipo de vídeo eles passam horas vendo na frente do celular? O que você quer que eles façam depois de assistir àquele material? Por que você está fazendo esse vídeo?

Apenas respondendo a essas perguntas simples você já consegue dar um bom start no seu projeto, fazendo com que o público-alvo realmente goste do seu conteúdo e, principalmente, engaje e compartilhe ele com outras pessoas*.

*Um resultado que qualquer cliente ou chefe quer, certo? Então, refletir bem sobre o público na hora de criar o seu vídeo é uma boa forma de conseguir entregar isso.

Pesquise bastante

Isso vai te ajudar, principalmente, a ter insights legais e interessantes para o seu vídeo, além de ajudá-lo a ficar um pouco mais expert no assunto.

Isso porque você vai assistir a diversos vídeos sobre aquele tema sob um novo olhar, um olhar mais crítico da produção, atentando-se para aspectos como linguagem utilizada, iluminação e cores, edição, efeitos e técnicas usadas para prender a atenção da audiência.

Durante a pesquisa, concentre-se em tudo aquilo que você pode — e deve — utilizar no seu próprio vídeo como referência de sucesso.

Assim, vai ficar bem mais fácil seguir com a produção e orientar a sua equipe.

Faça um bom roteiro

Essa é uma dica essencial. É natural que quem nunca fez um vídeo não se preocupe com isso e só perceba a falta que um bom roteiro faz diante de perrengues desnecessários durante a filmagem.

Mas é essencial que exista uma definição de toda a ideia do vídeo com um direcionamento de ordem das cenas, objetos necessários, cenário, personagens, dentre outros componentes da sua produção.

Se você tem uma agência de publicidade, por exemplo, é interessante reforçar isso com a equipe de redação e envolver também todo o time de criação para colaborar com insights.

Agora, para quem trabalha com marketing, selecione a dedo aquela pessoa do seu time que for melhor em texto e produção de conteúdo.

Com certeza ela poderá criar um bom roteiro seguindo as orientações adequadas.

Saiba mais em:

Como construir um roteiro para vídeos?

Escolha bem o local de gravação

Escolha lugares de gravação que facilitem o seu trabalho, principalmente na hora da edição.

Bons locais são aqueles em que você consegue controlar quem entra e quem sai, que não possuem grande influência de ruídos externos (como trânsito, obras, pessoas falando alto, etc), com bons ambientes de cenário e, se for o caso, com fundos de cores mais sólidas e escuras.

Se for possível, é recomendável que você inclusive teste o local antes da gravação oficial, ok?

Use os equipamentos que você já tem (câmera, áudio e iluminação)

Não precisa ir atrás de equipamentos caros ou profissionais para que você faça um vídeo satisfatório.

Olhe para o que já tem — que você está mais familiarizado e sabe usar com mais segurança — e use isso ao seu favor.

Essa dica é ideal, principalmente, para demandas pequenas de vídeo, como um material para redes sociais, por exemplo.

 

  • Câmera: a do seu smartphone já pode ser mais que suficiente para gravar o seu vídeo, desde que ela consiga gravar vídeos em HD, no mínimo. E um único equipamento já consegue trazer um resultado satisfatório, é só gravar a mesma cena de diversos ângulos diferentes e depois arrumar na edição.
  • Áudio: aqui você também pode usar o seu smartphone. É só capturar o áudio com o próprio celular ou um fone de ouvido adequado e depois integrar com o vídeo na edição, atentando-se para fazer uma boa sincronização entre imagem e som.
  • Iluminação: use a lanterna do celular. Uma boa dica é tentar criar três focos de luz (dois na frente, do lado esquerdo e direito, e um atrás) para evitar sombras. E não se esqueça: valorize a iluminação natural sempre que possível, pois ela traz um resultado melhor para o vídeo. Evite apenas os horários entre 11h e 14h, para não criar sombras.

 

Agora, é claro que, dependendo da dimensão do projeto, você também pode negociar com o cliente ou chefe a inclusão de equipamentos mais profissionais no orçamento.

Qual a melhor câmera para gravar vídeos?

Atenção às técnicas básicas

Você precisa se atentar para questões como enquadramento, zoom da câmera, foco e ângulos a serem utilizados na filmagem antes mesmo da produção.

Geralmente, a qualidade desses quatro pontos é o que diferencia um vídeo amador de um vídeo de qualidade elevada.

Nesse sentido, um item que pode ser essencial para a estabilização da câmera ou do celular, para evitar vídeos tremidos, é o tripé, seja para câmeras ou para celulares.

Reforce isso com toda a sua equipe, ok? Se necessário, promova workshops e treinamentos com um parceiro ou colega que entende de produção de vídeos, para sentir mais segurança na hora da filmagem.

É aqui o momento de usar os contatos que você já conseguiu com o networking que fez por aí.

Invista em uma boa edição

Uma boa edição pode salvar a sua produção.

Retirar ou minimizar ruídos, melhorar a qualidade ou cor da imagem, adicionar mais brilho e contraste, cortar cenas desnecessárias, colocar efeitos especiais… Tudo isso é possível na edição.

Leia também:

6 melhores editores de vídeos da atualidade

e

Melhores programas para editar o seu áudio

Uma boa dica também para contornar ruídos é adicionar uma trilha sonora em momentos oportunos, além de dar todo um clima e tom para o vídeo, sem deixar ele chato ou tedioso.

Mas fique atento para questões de direitos autorais das músicas e tracks, ok? Problemas com isso podem arruinar uma produção e trazer grandes problemas que nem o cliente nem o chefe vão gostar…

Boas ideias para o seu vídeo

Você já pensou em como vai ser o seu vídeo? A essa altura do campeonato, imagino que sim. Mas sabemos que nem sempre o briefing vem completo, então olha só essas boas ideias que separamos para você.

 

  • Vídeos explicativos, tutoriais ou em formato de perguntas e respostas: se o seu projeto estiver ligado à divulgação de um aplicativo, por exemplo, você pode considerar fazer vídeos ensinando como utilizar alguma função ou até mesmo de configurar o app. Você pode, até, produzir um material respondendo às principais dúvidas que os usuários podem ter sobre o produto;
  • Vídeos de dicas de “como fazer”: as pessoas adoram aprender sobre alguns truques que vão facilitar o dia a dia delas;
  • Webinars e transmissões ao vivo: servem para fornecer conteúdos ricos e úteis para a audiência. Mas lembre-se: não faça uma live muito extensa, concentre-se em entregar conteúdo de valor para o seu público.

Faça parecer uma produção profissional

Tenha em mente esse como o seu objetivo principal e coloque como uma prioridade a ser buscada para que o vídeo garanta resultados sólidos para o projeto do seu cliente.

[INFOGRÁFICO] 11 vantagens de incluir vídeos nas suas estratégias de marketing digital

Uma produção de vídeos pode ser bastante complexa, a depender da proposta e do que é esperado dela como resultado. Caso precise, conte conosco como parceiros do projeto, agregando valor aos olhos do seu cliente em todo processo de produção e pós-produção.

Para aumentar a cartela de serviços, vale a pena investir em parceiros qualificados para não gerar uma quebra de expectativas por parte dos clientes. Agende uma conversa com um de nossos especialistas e vamos conversar sobre o trabalho, sem compromisso.

 

Leia também:

 

solicitar-orcamento-astronautas-filmes

Solicite o orçamento da sua produção de vídeo na Astronautas Filmes

Você também vai gostar de ler

aulas-em-video-astronautas-produtora-de-filmes

30.09.2019 | Vídeos - dicas

EAD: O que é indispensável para produzir aulas em vídeo

Autonomia de tempo é um dos valores mais presentes do mundo atual e que tem exigido das instituições educacionais uma nova forma de compartilhar conhecimento.

Saiba Mais
video-marketing-astronautas-produtora-de-filmes

21.08.2019 | Vídeos - dicas

Vídeo Marketing: como analisar resultados corretamente?

Como saber se a minha campanha de vídeo marketing foi realmente efetiva?

Saiba Mais
videos-animados-para-empresas-astronautas

08.08.2019 | Video Corporativo | Vídeos - dicas

Vídeos animados para empresas: quando usar?

Mais uma vez, a história se repete: quando se começa a usar vídeos animados na comunicação e no marketing de uma empresa...

Saiba Mais