Landing Page: como fazer uma boa página de conversão?

15/02/2019 | MARKETING DIGITAL

Landing Page: como fazer uma boa página de conversão?

Uma Landing Page (LP) é uma página específica dentro do site com foco na conversão dos visitantes. O que isso significa? Que o seu objetivo é fazer com que quem acesse a página evolua no funil de vendas do negócio e se torne um lead, uma oportunidade ou cliente.

Se você quer aprender a criar uma boa LP, continue lendo este artigo. Vamos apresentar os elementos essenciais para que ela alcance altas taxas de conversão para o seu negócio.

Confira!

Qual a importância das páginas de conversão para um negócio?

Uma Landing Page possui uma taxa de conversão muito maior do que qualquer outra página do seu site. Uma boa LP, por exemplo, chega a converter entre 30% e 40% dos usuários. Isso significa que, se a página recebe 1000 visitantes, em torno de 400 se tornaram novos leads para o seu negócio!

Além disso, algo interessante sobre as Landing Pages é a relação de troca que se pode estabelecer com o usuário.

Isto é: você faz uma oferta de um conteúdo que é de grande valor para ele — como material gratuito, e-book, curso, infográfico, webinar ou até mesmo o próprio produto/serviço da sua empresa — e, em troca, solicita algumas informações que serão completamente úteis para a sua empresa, como nome, e-mail, onde ele trabalha, etc., criando uma base de dados.

O valor da oferta que está fazendo é tão grande para o usuário que ele não irá se importar em passar algumas informações para você. Legal, não é?

Como fazer uma boa Landing Page?

Para criar uma boa Landing Page você deve, acima de tudo, ser objetivo e estratégico em todos os aspectos. Vá direto ao ponto.

Qualquer elemento que possa distrair o visitante do foco da conversão deve ser descartado, para potencializar os resultados.

Isso inclui, inclusive, o design e o layout. Seja sucinto nas informações e utilize as cores a seu favor, destacando os elementos principais.

Tendo isso em mente, fique tranquilo. É muito mais simples do que pensa criar uma Landing Page de sucesso. Para criar uma boa página de conversão e alcançar resultados incríveis, alguns elementos são essenciais. Confira abaixo.

landing page

Estrutura de uma Landing Page

(Fonte: Agência Maya)

Bom título

Esse é um ponto chave do sucesso das LPs, pois será a primeira coisa que o seu visitante irá ver. Então, é este o momento para fazê-lo se interessar pelo conteúdo da página: crie um título poderoso, que o faça ficar curioso e deixe claro o que ele poderá ganhar com a sua oferta.

Imagem representativa e atrativa

Encare a imagem como um complemento do seu título. Por isso, ela também deve ser atrativa e, principalmente, representar o conteúdo da LP. Escolha imagens que reflitam o valor e os benefícios da sua oferta, para que o visitante fique mais tentado a comprar a sua ideia e a ler todo o conteúdo.

Descrição da oferta

Nesta parte, você pode ser um pouco mais extenso que o título. Então, aproveite a oportunidade para descrever o que está oferecendo ao visitante e qual o diferencial da sua proposta.

A descrição da oferta serve para, principalmente, esclarecer as dúvidas e quebrar quaisquer objeções que o visitante tenha sobre a sua oferta.

Formulário

Essa é uma das principais partes de uma Landing Page e deve ser bem pensada, pois é a responsável pela conversão. No formulário, inclua apenas campos que sejam essenciais para a sua estratégia e seja claro em cada um deles.

Solicitar informações demais ao usuário ou que sejam confusas pode fazer com que ele desista no meio do caminho, mesmo que a proposta seja valiosa para ele. Em geral, LPs com muitas informações têm uma taxa de conversão mais baixa.

Call To Action (CTA)

O CTA é muito importante em uma LP pois é o elemento que deixará claro o que o visitante deve fazer. Você deve chamá-lo a fazer algo: baixar material, finalizar a compra ou se inscrever em um curso que está promovendo. E lembre-se: o botão do CTA deve estar bem destacado e em contraste com o restante da LP, para chamar mais atenção.

Insira vídeos

Em alguns casos a oferta pode ser mais complexa e realmente dificultar a tarefa de ser o mais objetivo possível. Uma boa maneira de resolver esse problema é inserindo um vídeo. Nele, você pode explicar aquelas informações que achar necessárias e esclarecer ainda mais dúvidas do usuário.

Além disso, segundo levantamento da WordStream, inserir vídeos em uma LP pode aumentar as taxas de conversão em até 80%. E não para por aí: a presença de vídeos nesse tipo de página também aumenta em mais de 50% a chance de que ela apareça na primeira página de sites de busca, como o Google.

Ou seja: mais visibilidade para a sua marca.

E então, aprendeu como construir uma boa Landing Page? Para te ajudar a visualizar cada um desses elementos, você pode conferir um exemplo de página de conversão com a LP do nosso e-book Como os consumidores empresariais usam o vídeo online. Clique aqui e acesse agora mesmo!

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