Vídeos animados para empresas: quando usar?

videos-animados-para-empresas-astronautas

08/08/2019 | Video Corporativo | Vídeos - dicas

Vídeos animados para empresas: quando usar?

Mais uma vez, a história se repete: quando se começa a usar vídeos animados na comunicação e no marketing de uma empresa, o difícil é se controlar para não usar em tudo quanto é estratégia de tão vantajoso! E aí que está o alerta: além das técnicas de animação, o segredo para ter resultados com vídeos animados está em saber quando usar.

Por isso, neste artigo, vamos te apresentar as melhores estratégias e ações de marketing para usar em seus vídeos animados

Vídeos por si só já valem muito a pena, pois são bem mais dinâmicos e didáticos que qualquer outro conteúdo. Agora, com a animação, o potencial fica ainda maior, com formas, cores, linhas e elementos gráficos que dão movimento na tela e tornam toda a comunicação de uma marca mais moderna!

E, fique seguro, não é balela. São dicas que comprovadamente darão resultados para você. E vamos provar isso com números, dados e estatísticas

Continue acompanhando para conferir!

Quando e como usar vídeos animados no marketing de empresas? Ações que dão mais resultados

Use para explicar conceitos difíceis, mais complicados ou assuntos mais sérios

Aqui está uma das principais vantagens dos vídeos animados em uma estratégia. 

Isso porque as animações conseguem ilustrar perfeitamente conceitos e ideias que, originalmente, são mais complicados de entender — ou que podem causar algum desconforto —, de forma simples, leve, direta e menos cansativa para o cérebro do público.

Dados, pesquisas, termos técnicos, pensamentos complexos, assuntos sérios, termos e regras de alguma promoção ou até mesmo o próprio tema que trata a empresa ou o funcionamento de um produto/serviço, dependendo de sua complexidade. Tudo pode ser simplificado em um vídeo animado!

Para se ter uma ideia, dos 17 melhores vídeos explicativos da história eleitos pela Hubspot, apenas 5 não são vídeos animados.

#Dica: na hora de fazer uma animação em vídeo para fins como esse, use e abuse de ícones, personagens, tabelas e gráficos. Eles vão formar uma boa linguagem visual para tornar o assunto bem mais compreensível para a audiência. Olha só um exemplo:

É o momento de transformar conteúdos do blog em vídeos animados

Se uma imagem vale mais que mil palavras, um vídeo vale mais que 1.500, sem dúvidas.

Pensa com a gente: um vídeo de poucos minutos pode passar a mensagem de um texto do seu blog de forma bem mais efetiva para a sua audiência e, ainda, menos cansativa.

E com a animação fica ainda melhor: pois torna o conteúdo mais divertido, atrativo e envolvente para quem está vendo. A sensação é de que você está aprendendo sobre aquele assunto sem fazer esforço algum.

É só olhar para os seus próprios gostos: você prefere ler um artigo de blog gigante, com 2.000 palavras, ou ver um vídeo de 3 minutos sobre o mesmo assunto do texto? Esse comportamento está se tornando cada vez mais comum.

79% dos consumidores preferem assistir a um vídeo sobre o produto do que ler algo relacionado e em torno 95% das informações em vídeo ficam na cabeça dos usuários e apenas 10% com texto. Quer ter acesso a mais estatísticas de vídeo para direcionar melhor as suas estratégias? Clique aqui e baixe o nosso infográfico!

Utilize para criar conexões mais fortes com o público

Ao pensar em animação fica inevitável não lembrar dos tempos da infância e dos desenhos animados, certo? A dica aqui é usar isso a seu favor para criar mais conexão com o público.

As animações são recursos poderosos para trabalhar emoções e causar nostalgia.

No vídeo a seguir, nós utilizamos o visual das histórias em quadrinhos e recursos sonoros para ficarmos mais próximos das referências do público, conectando melhor com a mensagem que queríamos passar. Veja só:

Comece a aplicar como conteúdo de venda

Já pensou em utilizar os vídeos animados como conteúdos de venda? Eles são capazes de aumentar as taxas de conversão em vendas. Aproximadamente metade dos usuários procuram por um vídeo mostrando o produto/serviço de uma empresa antes de tomar a decisão final, segundo pesquisa da Hubspot.

E dá para entender perfeitamente o porquê: afinal, com vídeos, os leads têm uma fonte de informação fixa e segura, onde podem voltar sempre que quiserem caso tenham alguma dúvida, acessando exatamente o mesmo conteúdo, sem nenhuma alteração.

No caso específico das animações, com todas as cores, elementos gráficos e personagens, elas aguçam a imaginação do usuário, fazendo com que eles desejem mais o produto/serviço de uma empresa.

#Dica: segundo levantamento da Curata, os formatos de vídeo favoritos dos usuários são depoimentos (51%), tutoriais (50%) e demonstrações de produtos (49%), considerados materiais de fundo no funil de vendas. Então, considere produzir esses tipos de conteúdos para vender mais.

Explore outros canais de divulgação

Quando você quiser aumentar as taxas de conversão em uma Landing Page, potencializar o tráfego do seu site ou, ainda, aumentar as taxas de abertura/clique no seu e-mail marketing, use os seus vídeos animados.

  • Colocar um vídeo em uma LP pode aumentar em até 80% as taxas de conversão, segundo pesquisa do Unbounce;
  • De acordo com o Marketing Sherpa, vídeos ajudam a atrair até 300% mais tráfego;
  • Colocar vídeos no e-mail marketing pode aumentar a taxa de clique em 300%, segundo a Husbspot, e apenas inserir a palavra “vídeo” no assunto do e-mail aumenta a taxa de abertura em 19%, de acordo com a Invodo.

Uma boa dica também é inserir os vídeos animados em anúncios do YouTube, pois chamam a atenção do usuário para ver o conteúdo completo. Saiba mais em: Como usar anúncio em vídeo para aumentar as suas vendas.

Você já sabe como fazer uma boa edição de vídeo? Clique aqui e confira!

Com o que devo me preocupar na hora de criar um vídeo animado?

Para fazer bons vídeos animados, é interessante que você se preocupe em como vai fazer a animação. Uma boa dica é fazer animações em quadro branco, especialmente se você ainda não domina as ferramentas complexas de animação e modelagem 3D.

Além disso, você pode (e deve) fugir do comum. Construa o roteiro com personagens e situações exageradas, absurdas, fora da caixinha mesmo e abuse das metáforas. Isso vai contribuir para que o material fique na cabeça do público.

E não se esqueça: não foque apenas nas técnicas e efeitos. O seu vídeo animado também precisa transmitir emoção e se conectar com a audiência, ok?

E, onde fazer as suas animações? Existem ferramentas online gratuitas como o Animatron, que permite que você crie as suas ilustrações em movimento do zero.

Agora, se você ainda é novo nessa área, não sabe executar bem as melhores técnicas de animação ou quer ter uma qualidade mais profissional nos seus vídeos animados, conte com a Astronautas Filmes.

Todos os vídeos citados como exemplo neste artigo foram feitos pela nossa equipe cheia de profissionais especializados em animação e motion graphics.

Vale lembrar que 43% dos profissionais de marketing defendem que um vídeo pré-produzido é o tipo de conteúdo com melhores resultados nas estratégias da área, segundo levantamento do Content Marketing Institute.

Nós podemos conversar sobre a sua ideia sem compromisso, como os parceiros que seremos. É só se cadastrar neste formulário de orçamento prévio que a nossa equipe vai entrar em contato com você.

Leia também:

 

cta astronautas nós decolamos o seu negócio solicitar orçamento

Solicite o orçamento do seu vídeo agora mesmo, sem compromisso

Você também vai gostar de ler