Entenda o funcionamento do CHROMA KEY em verde, azul e vermelho

26/09/2018 | Vídeos - dicas

Entenda o funcionamento do CHROMA KEY em verde, azul e vermelho

Se você é alguém que se interessa por conteúdo audiovisual, certamente já tem algum conhecimento (ainda que superficial) sobre o Chroma Key.

Basicamente, o Chroma Key é um recurso utilizado em processo de gravação que tem por finalidade isolar determinados objetos ou personagens substituindo o fundo de uma filmagem. De um modo geral, esta técnica é utilizada na maior parte dos casos nas etapas de “pós-produção”.

Se você ainda não tem muito conhecimento sobre essa técnica, não se preocupe, nós temos um artigo completo falando sobre o assunto. Você pode conferir antes de continuar a leitura deste artigo.

Bom, indo direto ao assunto, neste artigo vamos falar sobre os diferentes tipos de Chroma Key, seu funcionamento e algumas vantagens e desvantagens de cada um deles.

Tipos de Chroma Key

Como você provavelmente já deve ter notado, existem três tipos de Chroma Key: o verde, o azul e o vermelho. Descubra agora a utilidade de cada um deles.

Chroma Key Verde

Dentre os 3 tipos, o Chroma Key Verde é o mais utilizado. Isso acontece basicamente porque existem menos acessórios e objetos na tonalidade verde, fazendo com que os objetos gravados com este Chroma Key dificilmente se misturem com o fundo.

O Chroma Key Verde é muito utilizado em cenas de ficção, fantasia e, principalmente, de ação. Vale destacar que uma das grandes vantagens deste Chroma Key é que, com ele, é muito mais fácil fazer uma iluminação mais profissional, isto é, ele possui uma grande capacidade de absorver o brilho extra possibilitando um melhor controle da luminosidade e facilitando o processo de pós-produção.

Por outro lado, se o objetivo é utilizar um fundo onde a tonalidade verde seja muito presente, como em filmagens de florestas, por exemplo, então será mais complexo isolar os objetos da gravação.

Chroma Key Azul

O Chroma Key Azul já foi o preferido por muitos produtos e diretores para a produção de vídeos institucionais e/ou cujas finalidades fossem destinadas a um orçamento menor, com menores custos.

Isso também acontecia devido ao tipo de câmera que era utilizado no mercado de gravação. Por limitações de hardware, as câmeras tinham grande dificuldade para captar o verde. Esse problema foi resolvido depois pelos fabricantes, o que tornou o Chroma Key verde o mais popular no mercado de gravações.

Contudo, o Chroma Key Azul é bastante indicado para estúdios de menor porte com menos de 8 metros de profundidade. Nesses estúdios menores, a tonalidade do fundo tende a refletir de maneira significativa no objeto da filmagem.

É importante ter um certo cuidado com o Chroma Key Azul, pois caso algum detalhe na mesma cor aparecer você pode ter problemas na edição.

Chroma Key Vermelho

O funcionamento do Chroma Key Vermelho segue a mesma lógica dos outros tipos. Ou seja, a cor do fundo deve ser diferente do objeto em destaque ou dos personagens.

O Chroma Key Vermelho é o menos utilizado entre os três, e isso acontece principalmente pela tonalidade vermelha estar presente na grande maioria dos objetos. Para exemplificarmos esta situação, podemos notar que a pele humana possui diversos tons avermelhados, principalmente pessoas de pele clara, o que torna o processo de edição mais complexo.

Por outro lado, se o objetivo do vídeo for a divulgação de produtos com tonalidades verdes e azuis, isto é, tonalidades opostas, então o Chroma Key Vermelho será o mais indicado.

Vantagens Gerais de utilizar o Chroma Key

Para finalizar, vamos elencar agora algumas vantagens gerais de utilizar o estúdio Chroma Key, independentemente da cor.

  • Você não precisa se contentar com fundos ruins, com sombras e sem definição.
  • Você não terá dificuldades quanto ao foco na gravação.
  • Você não terá problemas relacionados a condições climáticas e incontroláveis, como céu nublado ou chuva.
  • Você poderá ter uma definição melhor dos objetos, além de controlar iluminação, contraste, etc.

Quer saber mais sobre o assunto? Então se prepare para uma boa leitura, pois temos muitos artigos sobre o tema.

LEIA TAMBÉM:

 

videos-empresariais

Você também vai gostar de ler

aulas-em-video-astronautas-produtora-de-filmes

30.09.2019 | Vídeos - dicas

EAD: O que é indispensável para produzir aulas em vídeo

Autonomia de tempo é um dos valores mais presentes do mundo atual e que tem exigido das instituições educacionais uma nova forma de compartilhar conhecimento.

Saiba Mais
video-marketing-astronautas-produtora-de-filmes

21.08.2019 | Vídeos - dicas

Vídeo Marketing: como analisar resultados corretamente?

Como saber se a minha campanha de vídeo marketing foi realmente efetiva?

Saiba Mais
videos-animados-para-empresas-astronautas

08.08.2019 | Video Corporativo | Vídeos - dicas

Vídeos animados para empresas: quando usar?

Mais uma vez, a história se repete: quando se começa a usar vídeos animados na comunicação e no marketing de uma empresa...

Saiba Mais