Como editar uma imagem 360º?

16/09/2018 | Notícias

Como editar uma imagem 360º?

Os vídeos e imagens 360° ganharam grande notoriedade nos últimos anos e é possível notar a sua presença em alguns segmentos específicos, como é o caso de imobiliárias, para decoradores e arquitetos.

Muitos hotéis e restaurantes também já estão utilizando o recurso em suas estratégias de divulgação, devido à inúmeras vantagens que as imagens 360° possibilitam ao usuário que navega pela internet.

Ainda, as imagens já estão presentes nas redes sociais, como no Facebook e no YouTube.

Bom, mas agora vamos direto ao assunto: como editar uma imagem 360°?

Captura ou montagem da imagem 360°

O primeiro passo para obter uma imagem 360° é ter um equipamento mínimo necessário. Você até poderá utilizar a câmera do seu smartphone, mas se quiser uma imagem com uma qualidade melhor, certamente precisará de uma câmera fotográfica com características específicas como câmera “olho de peixe” e até mesmo alguns equipamentos extras.

Você também pode utilizar softwares de modelagem 3D para obter uma imagem 360°, como Sketchup, 3DS Max ou Promob.

No caso dos smartphones, é necessário utilizar aplicativos para editar a imagem, já que em alguns casos você terá de tirar múltiplas fotografias e uni-las posteriormente em uma só. Ou então, deverá tirar uma fotografia apenas, porém, fazendo movimentos circulares, isto é, girando o celular.

Neste artigo separamos 5 aplicativos de edição para imagens em 360°, confira!

Processo de captação e edição profissional

Se o seu objetivo com imagem 360° for mais profissional, independentemente do formato, seja imagem ou vídeo, é essencial que você procure especialistas no assunto.

Assim como para captura de uma imagem normal, ou seja, imagens 2D, conta-se com fotógrafos com equipamentos adequados e com toda a sua técnica profissional para se atingir uma boa tonalidade, equilíbrio de cores, saturação, etc., com as imagens 360° é a mesma coisa. Ou melhor, é ainda mais importante, partindo do princípio que todos os ângulos devem ter a mesma qualidade e a mesma tonalidade, já que são “uniformes”.

Softwares e Aplicativos

Bom, agora vamos falar um pouco dos recursos que você pode utilizar para criar/editar uma imagem 360°.

App: Camera Cardboard

Trata-se de um aplicativo do Google, especificamente voltado para o sistema Android e que tem por finalidade aplicações em realidade virtual. O aplicativo pode ser encontrado gratuitamente na Google Play Store.

Com ele é possível fazer, além da captura de fotos em 360°, a captura do som ambiente para tornar a experiência ainda mais real e interessante.

Software Photosynth

Software disponibilizado pelo Windows, podendo ser utilizado tanto no navegador do Google, o Google Chrome, quanto no Mozilla Firefox.

Com o Photosynth é possível criar uma série de fotos interativas em sequência. Ele também funciona como uma rede social com um recurso diferenciado contendo até quatro tipos de panorâmicas em 360°, são elas: Spin, Panorama, Wall e Walk.

O usuário também pode utilizar editores online para personalizar suas capturas e deixá-las mais “dinâmicas” ou destacando tonalidades que julgar mais interessantes para o seu objetivo.

App Lumia Panorama

Um aplicativo voltado especificamente para smartphones com Windows 8, 8.1 e Windows 10 Mobile. O aplicativo pode ser “baixado” gratuitamente na loja de aplicativos da Microsoft, a Windows Store.

Uma grande diferença do Lumia Panorama em relação a outros aplicativos, é que seu modo de funcionamento atua de maneira diferente, isto é, ao invés de fazer a captura de imagem em movimento constante (girando o celular), ele faz a captura e junção de várias imagens em sequência.

Photoshop

Claro que o Photoshop também estaria nessa lista e como a ferramenta mais utilizada pelos profissionais.

Com o comando Photomerge é possível combinar várias fotografias em uma imagem contínua.

Para o passo a passo de como utilizar essa ferramenta, clique aqui.

Bom, esses são apenas alguns recursos que você pode utilizar para capturar imagens 360°, mas também existem outras possibilidades de criar este tipo de material de forma mais profissional.

Se a ideia é utilizar esse recurso no seu negócio ou no negócio de um cliente, então você realmente precisa contar com profissionais. Você vai perceber que a experiência do usuário ao consumir esse tipo de conteúdo tem diferença significativa em diversos sentidos, principalmente na percepção de valor referente ao que está sendo mostrado.

A alta definição e os detalhes falam mais alto na experiência de um usuário, sendo que, ao optar por uma captação mais “amadora”, pode-se reduzir a evidência de determinados ângulos da imagem.

Além disso, o modo como o conteúdo de imagem 360° é exibido na internet tem de ser adequado para cada plataforma. O próprio Facebook suporta uma resolução de 6000x3000px, porém, cada site, portal e/ou plataforma pode demandar mais ou menos resolução para exibir o conteúdo sem cortes ou bugs.

A Astronautas Filmes pode lhe ajudar a fazer uma imagem 360° profissional. Conte conosco para o que precisar, ok?

decolamos

Você também vai gostar de ler

edicao-de-video-astronautas-produtora-de-filmes

04.09.2019 | Notícias

Edição de vídeo: dicas de especialistas

Ter vídeos criativos e bem produzidos da sua empresa pode impulsionar a sua estratégia de marketing.

Saiba Mais