Como fazer um bom conteúdo em áudio

07/09/2018 | Notícias

Como fazer um bom conteúdo em áudio

Todos sabemos que diversos mercados se beneficiaram muito com os avanços tecnológicos que vieram após a internet. O surgimento de novas ferramentas tornou possível inúmeras maneiras de transmitir uma mensagem a um público, explorando características específicas para cada nicho, seja no tipo de conteúdo ou no formato dele.

Para transmitir uma mensagem de modo efetivo, precisamos entender o público com que se pretende comunicar e qual a linguagem mais adequada para ele.

Neste artigo, falaremos especificamente sobre o conteúdo em áudio. Veja a seguir o que você precisa fazer para utilizar esse formato da melhor maneira.

Pense na praticidade

Um dos motivos pelos quais muitas pessoas preferem conteúdo em áudio ao invés de por texto, por exemplo, é que com a primeira opção é possível consumir o conteúdo durante outras atividades, seja trabalhando, descansando, na academia, dirigindo, no ônibus etc.

Diante desse cenário, é fundamental que você procure transmitir sua mensagem de modo prático, isto é, que o seu ouvinte entenda o que você quis dizer sem ter a necessidade de retroceder o conteúdo para ouvir novamente alguma “parte” que ficou confusa.

Foque em uma linguagem objetiva e atente-se ao tempo de duração do seu conteúdo, pois, ainda que seja mais fácil consumir o conteúdo dessa forma, ninguém espera passar muito tempo ouvindo algo que poderia se resumir em poucos minutos.

Tenha um “roteiro”

Para que a sua mensagem seja ainda mais clara e objetiva, você deve criar uma linha de raciocínio para a mensagem que pretende passar, incluindo começo, meio e fim.

Procure, antes de gravar, elencar em tópicos os assuntos que pretende expor durante o áudio, assim você saberá exatamente o que explorar de forma organizada e de modo que faça sentido na percepção do ouvinte.

Faça um aquecimento vocal antes da gravação

O aquecimento vocal é essencial para qualquer tipo de gravação de áudio, seja um áudio-book, post narrado, podcast, etc.

Talvez muitas pessoas não saibam disso, mas até mesmo a alimentação precisa ser alinhada para melhorar a qualidade vocal. Existem recomendações para não tomar leite antes de uma gravação, já que ele pode gerar rouquidão na voz. Por outro lado, recomenda-se comer maçã e beber sucos cítricos, pois são alimentos que conseguem limpar a garganta e garantem que a sonoridade da voz soe mais agradável.

Para garantir uma boa sonoridade vocal, pratique alguns exercícios antes da gravação:

  • Abra e feche a boca de maneira exagerada, movimentando os músculos faciais o máximo que conseguir;
  • Faça movimentos circulares com o pescoço, de maneira moderada, sem estalá-los ou forçá-los;
  • Fale os dias da semana e os meses do ano movimentando bem a boca e fazendo cada uma das letras de forma exagerada.

Utilize equipamentos de qualidade e conte com auxílio  profissional

Além de seguir as dicas anteriores, VOCÊ PRECISA UTILIZAR BONS EQUIPAMENTOS! Nós conhecemos inúmeros casos de perda total de um conteúdo audiovisual gerado por falhas em equipamentos.

Pois bem, para evitar problemas relacionados a essa questão, é essencial que você utilize equipamentos de qualidade para gravar e editar o seu conteúdo em áudio. Seja um gravador, um microfone, headset ou softwares de edição, tudo deve estar intacto.

Caso você não tenha conhecimento dos tipos de equipamentos necessários para gerar um bom conteúdo em áudio, conte com o auxílio de profissionais, com set de gravação, equipe, etc.

Aqui na Astronautas Filmes, nós temos ótimas soluções para quem quer fazer deseja esse tipo de conteúdo, seja para fazer podcasts, jingles, trilhas sonoras, locuções, produções musicais, etc.

Conheça um pouco mais dos nossos serviços >>>

Bom, esperamos que nossas dicas de como fazer um bom conteúdo em áudio tenham sido úteis para você. Em casos de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe e lhe auxiliaremos em todo processo!

decolamos

LEIA TAMBÉM:

 

Você também vai gostar de ler

edicao-de-video-astronautas-produtora-de-filmes

04.09.2019 | Notícias

Edição de vídeo: dicas de especialistas

Ter vídeos criativos e bem produzidos da sua empresa pode impulsionar a sua estratégia de marketing.

Saiba Mais