A importância do Áudio nos Vídeos

07/04/2017 | Notícias

A importância do Áudio nos Vídeos

O áudio como protagonista do vídeo

Os vídeos são o formato de mídia mais consumido atualmente. Seja em redes sociais, em blogs ou portais, os vídeos são a preferência dos leitores, superando podcasts, artigos e fotos. Vídeos são uma excelente forma de contar uma história ou passar uma mensagem em poucos minutos. A união entre imagem e som é ideal para os mais diversos assuntos.

O fator mais importante em um vídeo é o áudio. Uma imagem com baixa qualidade ainda pode ser compreendida se o áudio for claro. No entanto, o contrário já não se mostra verdade. Uma imagem com qualidade com áudio incompreensível formarão um vídeo que não atrai o público pois não apresenta a ideia desejada de forma clara.

Sabendo disso, a maior preocupação ao fazer um vídeo deve sempre ser o áudio, seja uma narração, falas ou músicas. O áudio é parte fundamental da mensagem, podendo emocionar os telespectadores. Algumas dicas básicas podem auxiliar a produção. Confira:

Como gravar os melhores áudios para os seus vídeos

1 – Equipamento. O primeiro passo é a escolha do equipamento ideal. Algumas câmeras capturam ótimas imagens mas não são boas para registrar áudio. Dessa forma, é fundamental saber quais são os seus objetivos antes de investir em equipamento. Para isso, é preciso saber se os vídeos serão feitos em ambiente interno ou externo, com uma ou mais pessoas falando e demais detalhes que serão parte da maioria dos vídeos. Se possível, peça recomendação para conhecidos e faça testes antes de realizar a compra.

2 – Microfone externo. Se você já possui equipamento de filmagem mas acha que o áudio pode ser aprimorado, uma boa saída é investir em um microfone externo. A qualidade do som ficará melhor, no entanto, você terá um trabalho extra na pós produção para sincronizar imagem e áudio. Para facilitar esse processo, você pode fazer pausas de cerca de dois segundos antes de cada fala e bater palma para marcar pontos que vão auxiliar nos cortes da edição.

3 – Teste. Ao gravar em um novo ambiente ou com novos equipamentos, chegue alguns minutos mais cedo para fazer alguns testes. Além de testar a luz para fazer os ajustes necessários, tire alguns minutos para grava um vídeo curto e checar a qualidade do áudio. Dessa forma, você pode alterar a posição dos microfones ou mudar a distância entre narrador e equipamento.

4 – Projete a voz. Além da qualidade do equipamento, é importante falar de forma clara, projetando a voz em uma altura constante e audível. Para isso, aulas de canto ou teatro e acompanhamento fonoaudiólogo podem ajudar. Mas como o estudo de voz é algo a médio prazo, você pode aproveitar os momentos de teste para avaliar se a fala está clara e corrigir o que for preciso em seguida.

A dedicação do profissional é mais importante do que a qualidade dos equipamentos. A prova disso é que hoje em dia muitos blogueiros fazem sucesso e conquistam a internet com vídeos produzidos apenas com o celular. Utilize essas dicas e teste o que funciona melhor a cada caso.

Como os consumidores Empresariais usam o Vídeo Online

Você também vai gostar de ler

edicao-de-video-astronautas-produtora-de-filmes

04.09.2019 | Notícias

Edição de vídeo: dicas de especialistas

Ter vídeos criativos e bem produzidos da sua empresa pode impulsionar a sua estratégia de marketing.

Saiba Mais