Segredos para produzir um vídeo institucional que eternamente será lembrado
Defina seus objetivos
Qual é o propósito do seu vídeo? Você precisa apresentar um novo produto? Incentivar sua equipe de vendedores? Apresentar a história da empresa na abertura de uma convenção? Fortalecer uma marca diante de seu time? O vídeo institucional precisa ser direto e ter seus objetivos muito claros e bem delineados. Não adianta bombardear seu público com diversas informações dentro de poucos minutos. Escolha um foco e sua mensagem será assimilada de maneira muito mais efetiva!
Pense no público-alvo
Definir o público-alvo é o primeiro passo da construção do vídeo. Quem deverá receber sua mensagem? Vendedores internos? Vendedores externos? Investidores e apoiadores? Convidados de um grande evento? Estagiários? Tenha isso em mente.
Além do básico, é preciso pensar em alguns outros detalhes, como a média de idade e o contexto sociocultural do público-alvo que irá assistir ao vídeo. Tudo importa na hora de veicular conteúdo institucional, pois cada nicho de público pede uma linguagem própria, que funcionará melhor para ele.
Prepare um bom briefing
Fazer um briefing é colocar no papel todas as necessidades que precisam ser contempladas pelo seu vídeo, organizando as informações básicas e elencando prioridades. Assim, é mais fácil decidir qual estratégia adotar para alcançar os objetivos desejados.
Se você está trabalhando com uma agência de publicidade ou produtora de vídeo, ou mesmo com o próprio departamento de comunicação interna de sua empresa, possivelmente um profissional qualificado que trabalha por lá o ajudará com isso. Se você está cuidando disso por conta própria, pode encontrar alguns modelos de planilhas de briefing na internet para ter ideia do que se trata. Essa é uma etapa muito importante antes de dar o pontapé inicial em qualquer peça comunicacional.
Invista em um roteiro de qualidade
Sabe aquela coisa de “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”? Esqueça quando o tema for conteúdo publicitário e principalmente institucional. Um roteiro consistente, bem amarrado, fluído, organizado, motivador e persuasivo é fundamental para que um vídeo institucional funcione. É o primeiro passo para definir orçamento, locações, elenco, material de pesquisa e equipamento necessário. O roteirista responsável também calculará o tempo de cada cena, o que facilitará muito o processo de edição.
A trilha sonora é tudo!
Uma música, locução ou dublagem equivocada pode mudar completamente o tom do seu vídeo. A escolha da trilha sonora é uma etapa da produção que requer muito cuidado, porque as emoções transmitidas por ela ditarão uma parte significativa da narrativa do vídeo.
Outra preocupação deve ser com direitos autorais. Usar uma música sobre a qual você não tenha direitos pode te impedir de veicular o vídeo em redes sociais e sites como YouTube e Vimeo. Selecionar uma trilha livre que te agrade e transmita a mensagem correta também pode ser um desafio que consome um bom tempo, mas é um processo necessário.
Edição também é discurso
Planos longos ou cortes frenéticos? Cada um deles transmite uma mensagem diferente, e uma edição feita sem o devido capricho pode arruinar todo o trabalho que sua equipe teve com as etapas de produção anteriores. Dedique um cuidado especial à montagem de seu vídeo. Escolha softwares sobre os quais tenha domínio e que atendam às necessidades da filmagem. Se for iniciante, prefira programas de edição mais básicos e intuitivos, como o Windows Movie Maker ou Sony Vegas.
Fale com quem sabe
Produzir um vídeo é um caminho árduo, que exige tempo livre, equipamentos caros, estrutura adequada e conhecimento artístico e técnico em diversas áreas do audiovisual. Precisa de um vídeo institucional? Pode valer mais a pena contratar uma produtora especializada e terceirizar o processo. Escolha uma empresa que atenda seus objetivos e acrescente à história de sua empresa um vídeo institucional que será lembrado eternamente!