Storytelling: o que é e como pode ajudar seu negócio
A arte de contar histórias, mais do que isso, histórias que envolvem o espectador: essa é a essência do storytelling. A tendência ainda é relativamente nova no Brasil e muitas empresas a desconhecem completamente. No entanto, trabalhar com ela de forma estratégica é uma das melhores alternativas existentes atualmente para fortalecer a marca e melhorar o vínculo com o público. Saiba mais sobre o assunto agora.
O que é storytelling?
Dentro do marketing, especialmente do marketing de conteúdo, o storytelling consiste em elaborar e contar histórias vinculadas a um produto, serviço ou marca. Trata-se de aproveitar melhor o potencial de algo que o ser humano já faz desde que passou a viver em comunidade. As narrativas não são novidade, mas eram pouco exploradas.
Ao invés de apenas fazer um anúncio na mídia dizendo que a sua empresa lançou um novo produto, por que não ir além? Insira esse produto em uma história com início, meio e fim (não necessariamente seguindo essa ordem linear), com enredo, personagens, contexto.
Parece complexo, mas não é: essa narrativa pode ser curta (aliás, é preferível que seja), com poucos personagens (às vezes, um só já é suficiente) e sem muitos elementos. O importante é contar uma história criativa, que gere identificação com quem está do outro lado.
Para que o storytelling seja realmente eficiente, o ideal é que as palavras sejam combinadas com recursos audiovisuais, para tornar o resultado mais atraente e ampliar as possibilidades de engajamento. O que isso significa? Que uma história contada em vídeo é mais interessante e, assim, são maiores as chances de o público compartilhar em suas redes sociais, mesmo havendo associação com uma marca.
Por que funciona?
Afinal, por que o storytelling pode trazer resultados para uma empresa? A resposta está nos efeitos que ele tem sobre o cérebro, portanto, pode-se dizer que sua eficácia é científica.
Existe um processo chamado de acoplamento neuronal, por meio do qual, o cérebro transforma aquela história em ideias e experiências do próprio indivíduo, fazendo com que ela se torne parte dele. Por consequência, a pessoa se identifica com o enredo.
Além disso, o cérebro também tem mais facilidade para se recordar de algo que seja carregado de emoção. Criar uma história com apelo emocional, portanto, vai fazer com que aquele produto/serviço/marca seja lembrado por mais tempo. Quando a narrativa é bem elaborada, é preciso processar os fatos para que ela faça sentido e isso estimula várias áreas diferentes do cérebro. O resultado também é positivo em termos de fixação e memorização.
Há de se ter cuidado no planejamento e realização dessas histórias: elas não devem ser essencialmente publicitárias, mas nem ofuscar o produto ou serviço em questão. Precisam ter um apelo emocional, mas sem exageros. Precisam fazer sentido e, de preferência, apresentar um conflito que é resolvido no final, mas sem serem longas demais. Por isso, o melhor é procurar uma produtora de vídeo especializada que possa ajudar a sua empresa a compor essa narrativa de uma forma que funcione na prática, e nós da Astronautas Filmes estamos preparados para atender você!
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